X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Mundial - 7ª e 8ª etapas - Torres Vedras - Portugal
Publicado em: 21/05/2013
Clique e saiba mais

Nambotin vence a geral no domingo e amplia vantagem na disputa pelo título da E3
Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda - Fotos: Jonty Edmunds

Na E1, Antoine Meo obtém 100% de aproveitamento no sábado e domingo


Alex Salvini monopolizou o primeiro lugar do pódio da E2 durante o final de semana


Assista na MotoX TV
O Mundial de Enduro deixou o calor espanhol para dar boas-vindas a Torres Vedras, em Portugal, neste final de semana - nos dias 17, 18 e 19 - na sétima etapa do campeonato. Após uma rodada sofrida com a poeira de Puerto Lumbreras, a rodada portuguesa aconteceu sob um céu cinzento com ameaça de chuva forte para a surpresa dos competidores.

Assista 2 vídeos na MotoX TV:
- Melhores momentos do primeiro dia
- Melhores momentos do segundo dia
 
O clima nublado deixou aberto o caminho para especulações sobre as disputas. Para Matti Seistola, que quebrou o jejum de vitórias na E1 na Espanha, a chuva deixaria tudo mais intrigante. "A corrida será interessante. O tempo está mudando a cada segundo. Um minuto está sol, no outro já está chovendo", comentou. "Tanto o cross teste quanto o enduro teste têm o chão muito duro, se chover, vai ficar extremamente escorregadio", encerrou Seistola.
  

Antoine Meo

Para Nambotin, líder da E3, as ameaças do céu também trariam mais competitividade, especialmente na E2. "Os franceses são sempre bons na lama, então Pela Renet e Johnny Aubert estarão bem fortes. Mas Ivan Cervantes está confiante, ele não tem medo de chuva também", analisou Nambotin. Enquanto na E3, seria o momento de ampliar a liderança: "Gosto dessas condições de prova, então espero aumentar minha vantagem".

SuperTeste
   
Disputado na sexta-feira à noite, o Super Teste consagrou novos pilotos no topo do pódio. O italiano Alex Salvini foi o mais rápido e saiu na frente, deixando Johnny Aubert e Ivan Cervantes para trás. Um dos favoritos, Pela Renet teve problemas e ficou com um déficit de mais de 12 segundos do primeiro colocado da E2.

Na E3, o francês Mathias Bellino dominou sem dificuldades. Seguindo em um ritmo confortável, superou Nambotin em quase quatro segundos. Aigar Leok, primo de Tanel Leok, piloto que esteve no Brasil disputando a sétima etapa do Mundial de Motocross, completou o três primeiros da noite.

Na E1, a briga pelo primeiro lugar ficou restrita à Juha Salminen e Antoine Meo. Salminen terminou na frente do rival da KTM e Seistola chegou perto da dupla, ficando com a terceira colocação.

Primeiro dia - Alex Salvini supera o principal corrente Ivan Cervantes na geral


Ivan Cervantes
 

Nem o capacete esconde a felicidade de Alex Salvini

Com um sol tímido, as trilhas secaram e ficaram em perfeitas condições. Um cross teste rápido, acompanhado de um enduro teste técnico e um extreme teste desafiador foram os elementos que definiram uma etapa competitiva e acirrada.

Na E1, Juha Salminen saiu novamente na frente, enquanto Antoine Meo, mais atrás, vinha ganhando confiança e diminuindo a diferença do líder até ultrapassá-lo. No final das contas, Meo venceu oito das nove especiais.

"Errei em alguns pontos, o que permitiu Salminem ganhar algum tempo", explicou Meo. "Tive que me esforçar bastante para diminuir a diferença. Foi uma batalha difícil", encerrou.

Trinta segundos acima do tempo de Salminem, Eero Remes completou o pódio. Matti Seistola conseguiu defender com segurança a quarta colocação de Jeremy Tarroux, que fechou o grupo dos cinco mais rápidos.

Salvini novamente ditou o ritmo das disputas da E2. O mais rápido no SuperTeste, foi também o mais rápido na classe, levando sua quarta vitória da temporada. 
 

Johnny Aubert

"Realmente curti essa corrida. Os testes estava divertidos e me senti bem durante todo o dia", declarou um satisfeito Salvini."Estava rápido durante a manhã e fui capaz de manter a distância, apesar de uma briga contra Cervantes na última parte. É muito bom ganhar de novo", completou.

Por conta de uma queda, Cervantes perdeu terreno para Salvini durante o começo do dia e deu duro a fim de no final da prova diminuir a diferença para apenas sete segundos do líder. Pelo terceiro lugar do pódio, os franceses Johnny Aubert e Pela Renet travaram uma briga acirrada até o último instante. Aubert manteve o sangue frio e conseguiu segurar o insistente Renet, terminando com a terceira colocação com apenas 3 segundos de vantagem. Victor Guerrero ficou com a quinta posição.


Manuel Monni
Cristophe Nambotin sofreu para se manter no topo da E3. Ele caiu logo na primeira curva da trilha e teve que se esforçar mais que o normal para conquistar a liderança. Na metade da prova, o francês alcançou um ritmo forte e constante, vencendo os cinco últimos testes do sábado e levou a vitória da categoria.

"Tive uma manhã estranha", assumiu Nambotin. "Cai no começo do primeiro enduro teste e perdi um pouco de confiança. Demorou para eu me recuperar do tombo e tive que lutar bastante para vencer".

Depois de um bom começo, Aigar Leok não foi capaz de defender a liderança de um desafiador Nambotin e encerrou o dia com a vice-liderança. Correndo em casa, Luis Correia levou seu segundo pódio da temporada com a terceira posição.

Manuel Monni foi o quarto colocado seguido de Mathias Bellino completando o top 5.

Segundo dia - Christophe Nambotin dita o ritmo de domingo e vence a geral
  

Christophe Nambotin, o mais veloz durante o domingo

Em uma prova determinada, Antoine Meo teve um desempenho consistente e forte durante todo o domingo. Vencendo duas especiais, o piloto da KTM assegurou a liderança tranquilamente e levou para casa sua sétima vitória da temporada. 
 

Antony Boissiere

"Comecei forte e apenas tentei firmar a liderança. Hoje começou a segunda metade da temporada, era importante vencer. Ganhei pontos importantes no campeonato e espero melhorar mais ainda na Romênia", afirmou Meo.

Atrás de Meo, acontecia a briga entre Antony Boissiere e Seistola pelo segundo lugar. A disputa teve fim com o tombo de Seistola no penúltimo cross teste. Assim Boissiere, piloto da Sherco, conseguiu administrar uma considerável diferença de tempo para terminar o dia com vice-liderança.

Seistola completou o pódio da E1, seguido de Thomas Oldrati (apenas dois segundos atrás) e Eero Remes na quinta colocação.

Com a confiança das vitórias de sexta e sábado, o domingo não foi diferente para Salvini na disputa da E2. Em uma performance rápida e sem erros, o piloto da Honda venceu com nada mais nada menos do que 38 segundos de vantagem para o segundo colocado, além de ter o melhor tempo em sete das doze especiais.

"Foi um final de semana perfeito para mim", adiantou o vencedor. "Realmente curti essas especiais e me senti muito confortável na moto. Vencer em Portugal foi importante para provar que eu poderia ganhar aqui e me candidatar para o título do campeonato na E2," completou.
  

Não faltou criatividade aos organizadores do percurso em Portugal

Ivan Cervantes não acompanhou o ritmo de Salvini, ficou apagado durante a etapa, mas avançou para um segundo lugar, um resultado bem melhor que a quarta colocação de sábado. O francês Pela Renet foi terceiro, oito segundos à frente do conterrâneo Johnny Aubert. O queinto colocado foi novamente Victor Guerrero.

Christophe Nambotin cumpriu a meta do final de semana: ampliar a vantagem na E3. O francês manteve uma velocidade difícil de ser acompanhada pelos concorrentes: fez o tempo mais rápido de todas as doze especiais, vencendo com mais de 57 segundos de vantagem.

As palavras do competidor sobre o final de semana foram animadas: "Foi um dia incrível para mim. Depois dos problemas do começo do ano, agora me sinto como de costume. É fantástico ganhar a E3, assim como vencer a geral. Agora estou ansioso para a próxima rodada na Romênia!"


Aigar Leok
   
Mathias Bellino cruzou a linha de chegada na vice-liderança conquistando o primeiro pódio da temporada. Ao lado dele, o português Luis Correia presenteou os fãs com o terceiro lugar. Na disputa pelo quarto lugar, Manuel Monni levou a melhor em cima de Aigar Leok. O estoniano caiu no terceiro enduro teste e não conseguiu recuperar o tempo, encerrando com a quinta colocação. Entretanto, este foi um final de semana com saldo bastante positivo para o atleta, que antes da etapa espanhola passou duas semanas de repouso com o quadril fraturado e mesmo assim conquistou dois pódios em Portugal. "O Enduro é como um jogo de computador. Você quer passar para o próximo nível, mas antes precisa cair algumas vezes", disse um inspirado Leok.

O Mundial de Enduro agora tem algumas semanas de pausa até a próxima etapa na Romênia nos dias 15 e 16 de junho.

Resultados

E1 Primeiro Dia
1 - Antoine Meo - Fra - KTM
2 - Juha Salminen - Fin - HVA
3 - Eero Remes - Fin - TM
4 - Matti Seistola - Fin - HVA
5 - Jeremy Tarroux - Fra - Sherco

E1 Segundo Dia
1 - Antoine Meo - France - KTM
2 - Anthony Boissiere - France - Sherco
3 - Matti Seistola - Finland - Husqvarna
4 - Thomas Oldrati - Italy - Husaberg
5 - Eero Remes - Finland - TM

E1 Classificação Geral
1 - Antoine Meo - 151
2 - Matti Seistola - 117
3 - Juha Salminen - 116
4 - Eero Remes - 105
5 - Thomas Oldrati - 85

E2 Primeiro Dia
1 - Alex Salvini - Ita - HM HONDA
2 - Ivan Cervantes - Esp - KTM
3 - Johnny Aubert - Fra - KTM
4 - Pierre Alexandre Renet - Fra - Husaberg
5 - Victor Guerrero - Esp - KTM

E2 Segundo Dia
1 - Alex Salvini - Italy - HM-Honda
2 - Ivan Cervantes - Spain - KTM
3 - Pierre-Alexandre Renet - France - Husaberg
4 - Johnny Aubert - France - KTM
5 - Victor Guerrero - Spain - KTM

E2 Classificação Geral 
1 - Alex Salvini - 149
2 - Ivan Cervantes - 134
3 - Pierre-Alexandre Renet - 121
4 - Johnny Aubert - 116
5 - Victor Guerrero - 80

E3 Primeiro Dia
1 - Christophe Nambotin - Fra - KTM
2 - Aigar Leok - Est - TM
3 - Luis Correia - Prt - BETA
4 - Manuel Monni- Ita - KTM
5 - Mathias Bellino - Fra - Husaberg

E3 Segundo Dia
1 - Christophe Nambotin - France - KTM
2 - Mathias Bellino - France - Husaberg
3 - Luis Correia - Portugal - Beta
4 - Manuel Monni - Italy - KTM
5 - Aigar Leok - Estonia - TM

E3 Classificação Geral
1 - Christophe Nambotin - 150
2 - Joakim Ljunggren - 116
3 - Aigar Leok - 115
4 - Luis Correia - 102
5 - Manuel Monni - 97

EJ Primeiro Dia
1 - Matthew Phillips - Aus - HVA
2 - Luis Oliveira - Prt - Yamaha
3 - Mario Roman - Esp - Husaberg
4 - Loïc Larrieu - Fra - Husaberg
5 - Giacomo Redondi - Ita - KTM

EJ Segundo Dia
1 - Matth Philips - Australia - Husqvarna
2 - Giacomo Redondi - Italy - KTM
3 - Loic Larrier - France - Husaberg
4 - Luis Oliveira - Yamaha - Portugal
5 - Mario Roman - Spain - Husaberg

EJ Classificação Geral
1 - Matth Philips - 143
2 - Giacomo Redondi - 126
3 - Daniel McCanney - 102
4 - Mario Roman - 91
5 - Luis Oliveira - 89

Youth Cup 125cc Primeiro Dia
1 - Jamie Mccaney - Gbr - Husaberg
2 - Albin Elowson- Swe - Husaberg
3 - Oliver Nelson - Swe - KTM
4 - Davide Soreca - Ita - Yamaha
5 - Dawid Ciucci- Ita - Husaberg

Youth Cup Segundo Dia
1 - Jamie McCanney - Great Britain - Husaberg
2 - Albin Elowson - Sweden - Husaberg
3 - Dawid Ciucci - Italy - KTM 

Youth Cup Classificação Geral 
1 - Jamie McCanney - 154
2 - Albin Elowson - 110
3 - Benjamin Herrera - 102
4 - Dawid Ciucci - 84
5 - Matteo Bresolin - 82

Feminina Primeiro Dia
1 - Audrey Rossat - Fra - KTM
2 - Jane Daniels - Gbr - Husaberg
3 - Juliette Berrez - Fra - Yamaha
4 - Jessica Gardiner - Aus - Sherco
5 - Géraldine Fournel - Fra - Husaberg

Feminina Segundo Dia
1 - Laia Sanz - Spain - KTM
2 - Jessica Gardiner - Australia - Sherco
3 - Geraldine Fournel - France - Husaberg
4 - Jane Daniels - Great Britain - Husaberg
5 - Audrey Rossat - France - KTM

Feminina Classificação Geral
1 - Jessica Gardiner - 67
2 - Jane Daniels - 60
3 - Laia Sanz - 60
4 - Juliette Berrez - 48
5 - Jemma Wilson - 43







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet