X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

6ª etapa - Copa São Paulo de Motocross - Laranjal Paulista - SP
Publicado em: 21/10/2010
Clique e saiba mais

Penúltima etapa define três campeões da temporada
Redação MotoX.com.br - Texto e Fotos: Ronaldo Sampaio 


Largada MX30


Assista a perseguição de Valmir Polaco à Ismael da Costa durante a primeira volta da 230F
A sexta etapa da Copa São Paulo de Motocross, realizada nos dias 16 e 17 de outubro em Laranjal Paulista, revelou os primeiros campeões da temporada 2010. Foram três títulos definidos por antecipação, com Cristiano Lopes faturando a MX30, Marcos Mugão a MX40 e Dante Lupo Parra a MX2 Intermediária.

O clima quente trouxe algumas dificuldades para o grande número de participantes e também para a organização, pois foi difícil conter a poeira, e isso acabou atrasando algumas baterias, o que não chegou a ser um grande problema, já que era o primeiro dia do horário de verão. 

A estrutura disponível na Copa São Paulo continua como destaque do evento e está ainda maior. Uma grande arquibancada de onde se pôde ver toda a pista acomodou o público que compareceu para desfrutar das emoções da modalidade. 


Djalminha Brito


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 575 Fotos!
Djalminha Brito terminou a prova da 65cc com uma mão na taça. Depois de largar em primeiro, o pilotinho acelerou forte e conseguiu manter uma distância segura de seu principal rival na categoria, Renato Muguinho, que fez a sua parte terminando a prova na segunda posição, resultado que leva a definição para a última etapa, a ser realizada em Indaiatuba. 

Carlinhos Evangelista não foi incomodado e terminou a prova na terceira posição, isolado de Matheus Freitas e Rafael Tesch. Djalminha tem nada menos do que 24 pontos de vantagem sobre Muguinho e parece pouco provável que o título escape de suas mãos este ano, mas como resta ainda uma etapa, tudo pode acontecer e certamente emoção não vai faltar na rodada decisiva entre a garotada. 



Gabriel Zenni


Wilgner "Guigão" Francisco
Na 85cc, a situação do líder do campeonato deu uma complicada depois de um dia desastroso. Gustavo Pessoa largou com uma vantagem confortável, onze pontos na tabela sobre o segundo colocado, mas as coisas começaram a dar errado logo nos primeiros instantes da prova. Depois de assumir a liderança na primeira curva, ele caiu e foi para a última posição, enquanto Kaio Miranda assumia a ponta e tentava abrir dos demais, mas um piloto tinha interesse especial na vitória, Wilgner Guigão, e ele partiu pra cima do ponteiro. 

A perseguição durou toda a primeira metade da prova, quando Guigão forçou a ultrapassagem deixando Kaio para trás. A situação se inverteu e Kaio passou a perseguir o novo líder, sem conseguir dar o troco. Gustavo fez excelente recuperação, mas caiu mais uma vez no finalzinho da prova, quando ocupava a terceira posição, dando o lugar para Fabinho Santos. Patrick Abreu e Stefany Serrão continuam se encontrando nas provas, sempre disputando um lugar no pódio e mais uma vez a garota fez bonito, tirando a quarta posição de Patrick na última volta. Com o resultado, Guigão diminuiu dez pontos sobre o líder e vai para Indaiatuba em pé de igualdade na briga pelo título, que promete muita emoção. 


Cristiano Lopes


Marcos Mugão
Rafael Zenni dominou a MX4 Tempos e abriu uma tranquila vantagem, mas mesmo assim não ficou com a vitória. Depois da largada, um pelotão se formou atrás do líder para definir o restante do pódio. Cristiano Lopes estava a frente de Gabriel Marques, Netynho Araújo e Gabriel Zenni. Na metade da bateria eles chegaram a se distanciar um pouco, mas as coisas começariam a mudar nos cinco minutos finais, com alterações entre eles. 

Cristiano errou e foi para o fim da fila, Gabriel Zenni se aproveitou da disputa entre Netynho e Gabriel Marques e assumiu a segunda posição, para na última volta garantir a vitória em cima do irmão Rafael, que terminou com a segunda colocação. Na categoria, três pilotos brigarão pelo título na prova final, Cristiano Lopes com 105 pontos, Netynho Araújo com 102 e Gabriel Zenni, que com esta vitória, encostou somando 101 pontos.

Cristiano Lopes voltou ao gate para disputar a MX30, repetindo o domínio que vem mostrando durante toda a temporada. Depois de uma largada perfeita, ele manteve a liderança sem dificuldades, vencendo a prova e sendo o primeiro campeão da Copa São Paulo 2010. Nesta prova, as primeiras colocações se definiram já nas primeiras curvas, com exceção de Rafael Arruda, que não largou muito bem, mas veio se recuperando até a quinta colocação, alcançada na ultrapassagem sobre Alessandro Patelli na metade da bateria. Em segundo chegou Heriko Gonçalves, em terceiro Leopoldo Querobin e em quarto Fernando Rodrigues. 


Ismael da Costa


Vinícius Rangel
Na MX40, Edvaldo Rosa fez uma excelente largada e liderou o início da prova com um ritmo forte. Mesmo ultrapassado por Marco Mugão, Edvaldo ainda manteve a tocada, tentando se manter à frente do pelotão. Mais atrás, Fabio Aleixo e Ricardo Kaphê amargavam uma largada ruim e tentavam se livrar do tráfego. O traçado era rápido e as ultrapassagens não eram fáceis, quando finalmente alcançaram a segunda e terceira posições respectivamente, Kaphê passou a pressionar Aleixo e a disputa seguiu até a bandeirada, com pequena vantagem para Kaphê na segunda posição. 

Eduardo Tanimoto foi o quarto colocado e Edvaldo Rosa ainda segurou a quinta colocação, mesmo demonstrando cansaço. O resultado coroou Mugão como campeão da temporada na MX40, até esta rodada ele venceu todas as provas que disputou, não pontuando apenas na etapa passada, por ter se ausentado do evento.

Na 230F, Valmir Polaco não venceu, mas ampliou a vantagem na classificação geral e com dezesseis pontos de vantagem sobre o segundo colocado, vai para Indaiatuba como favorito ao título. Quando o gate caiu Ismael da Costa e Polaco percorreram a reta de largada lado a lado, mas na primeira curva a preferência era de Ismael, que assumiu a liderança e com um ritmo forte não permitiu que Polaco tentasse um revide. Da mesma forma, Polaco consolidou sua segunda posição se isolando no decorrer da bateria. Nos minutos finais Marco Godoy e Tiago Pires duelavam ao mesmo tempo que encostaram em Marcelo Souza, terceiro colocado, Tiago não conseguiu superar os adversários, mas Marco conseguiu dar o bote e garantir a terceira colocação. 


Roosevelt Assunção


Fabiano Sanches
E foi nesta etapa que se deu fim ao suspense de quem seriam os cinco felizardos sorteados da categoria 230F, para participar da clínica com o piloto do Team Honda, Swian Zanoni. Promovida pela Equipe Honda e com o apoio da Extreme Racing Competições, a iniciativa premiou os seguintes pilotos: Rafael Oliveira (São Roque), Rafael Prado (Atibaia), Tales Calazans (Itapetininga), Ismael da Costa Rojas (Assis) e Matheus Grandino (Sorocaba). "É uma excelente oportunidade", comemorou Rafael Prado, de 21 anos, há pouco menos de dois no motocross. "Vai ser uma grande chance de aprender, porque a gente sabe pouco perto do que o Swian entende. É um excelente incentivo ao esporte", concluiu.

Depois que o gate baixou para a prova da MX2 Intermediária, Tiago Risso e Daniel Caputo chegaram juntos à primeira curva e Daniel saiu mais forte, assumindo a ponta. Logo atrás, Vinícius Rangel buscava espaço para superar os dois e não demorou para assumir a primeira posição. Tiago continuou perseguindo Daniel, que errou e acabou entregando o posto para o adversário, desistindo da disputa e terminando a prova na quinta colocação. Dante não largou bem e ainda cometeu um erro durante a bateria, mas mesmo assim conseguiu terminar na terceira colocação, condição que lhe deu o título da categoria. O quarto colocado foi Élvis Miranda. 


Rafael Zenni


Hector Assunção
Na MX2, Éder Gonçalves surpreendeu os adversários e contornou a primeira curva na frente de feras como Roosevelt Assunção e Deninho Alves. Na sequência Roosevelt assumiu a ponta e Éder manteve a segunda posição por algumas voltas, andando muito forte até sofrer uma queda e abandonar a prova, enquanto à esta altura, Hector já estava entre os primeiros e rapidamente superou Deninho. 

Depois de sete minutos de prova. Roosevelt e Hector haviam consolidado as duas primeiras posições, com uma grande vantagem sobre os demais. Além de Éder, mais uma surpresa nessa bateria, Wilgner Guigão pilotando uma KTM 150cc imprimiu um ritmo forte e foi chegando nas primeiras posições. William Pirapora era o terceiro colocado e o próximo alvo de Guigão, que completou a ultrapassagem na mesa de chegada a apenas uma volta da bandeirada. Os irmãos Hector e Roosevelt Assunção lideram a classificação geral com 142 e 136 pontos, respectivamente.

A primeira volta da 2 Tempos contou com três líderes diferentes, o primeiro foi Wagner Kubiac, que ficou também com o holeshot, na segunda curva Claudiney Roma assumiu depois de um choque entre Kubiac e Paulo Bittencourt. Mais uma queda e quem assume, desta vez de forma definitiva, é Fabiano Sanches. Reginaldo Bortolim ocupou a vice-liderança boa parte da prova, mas foi superado por Alexandre Griebeller e Jair Gano nos minutos finais da bateria e ainda a duas voltas do final, para Paulo que conseguiu se recuperar até a quarta colocação depois de ter caído no início da prova. A última etapa promete uma disputa acirrada pelo título entre Alexandre Griebeler, Jair Gano e Bruno Gomes, pois apenas quatro pontos separam o primeiro do terceiro colocado na tabela. 


Pódio MX Open


Felipe Bazzo
Muita adrenalina e disputa na prova de encerramento, a MX Open, com a participação das grandes estrelas do campeonato. Rafael Zenni largou na ponta, com Roosevelt embutido em sua roda e Hector na mesma balada um pouco atrás. Roosevelt atacou desde a primeira curva e na segunda volta superou Zenni, que não deixou barato e com as posições invertidas, a perseguição continuava intensa. Zenni forçou a ultrapassagem deixando Roosevelt no chão e na mesma volta, Hector também sofreu uma queda, esta cinematográfica, que o fez abandonar a prova, mas felizmente apenas com alguns arranhões. 

Roosevelt volta com força total, porém escorrega em uma curva e perde mais tempo, decidindo passar a administrar a segunda posição. Gabriel Zenni, Murilo Tomazelli e Deninho Alves completaram o pódio. Com a vitória, Rafael Zenni diminuiu para 10 pontos a diferença para o líder Roosevelt.

No sábado ainda aconteceu uma prova extra, o Troféu Laranjal Paulista de Motocross, destinada exclusivamente a pilotos da região. As primeiras posições ficaram com os irmãos Felipe e Thiago Bazzo respectivamente, Rafael Scatena foi o terceiro, Maurício Bertola o quarto e Caio Bataglini o quinto colocado.

A 6ª etapa da Copa São Paulo de Motocross teve o apoio da Prefeitura Municipal de Laranjal Paulista, patrocínio da Honda, co-patrocínio do Banco Pan Americano e Mobil. Apoio de IMS, Red Dragon, General Motos, ASW, A.F. Frigeri, Alemão Pneus, Dablio, América Sports, MRP Racing, Stocovich Design, Paty Tendas, FX Pro, MotoX e Cross Racing.

Resultados

P. Open Equipe
1 931 Rafael Zenni Hon, Zenni Preparações, Nova Car Ford, CT Rafael Zenni
2 4 Roosevelt de Freitas Assunção JR Hon,  Mobil, Pirelli, DICI, Fox
3 916 Gabriel Zenni Zenni Preparações, Nova Car Ford, CT Rafael Zenni
4 917 Murilo Tomazelli IMS, Polisport, Protaper, EVS, Natto
5 188 Denner Daniel Alves (Deninho) MX Park, Marcato Artes, Barros, Colégio Tobias, Vort-x , Cross Racing, Nety Racing, Gráficos RBS, PHO, Roda Center,  Red Dragon
6 26 Mauricio Gerlach S.B.O.Racing, Discos Master, Água Viva Piscinas
7 480 Edvaldo Antonio Rosa Toyomatic
8 12 Herminio Marcelino ( Maninho) Maninho Couros, Peti Motos,  Auto Liga
9 31 Luis Henrique Torres Center Peças, Persiman, Toyomatic
10 2 Herico C. Gonçalves Petit Motos Preparações, GS Motos, Sernec Peças
P. MX2 Equipe
1 4 Roosevelt de Freitas Assunção JR Hon,  Mobil, Pirelli, DICI, Fox
2 30 Hector Freitas Assunção Hon,  Mobil, Pirelli, DICI
3 121 Wilgner Francisco (Guigão) MX Kids, Brasil Racing
4 726 William Freitas (Pirapora)
5 934 Caio Lopes Fernades SKF do Brasil
6 211 Netynho Araújo RR Motos
7 917 Murilo Tomazelli IMS, Polisport, Protaper, EVS, Natto
8 939 Gabriel Marques BMCD, Plasfer, Icasa, Novo Car Ford
9 188 Denner Daniel Alves (Deninho) MX Park, Marcato Artes, Barros, Colégio Tobias, Vort-x , Cross Racing, Nety Racing, Gráficos RBS, PHO, Roda Center,  Red Dragon
10 13 Rafael Batista Arruda
P. MX2 Intermediária Equipe
1 225 Vinícius Rangel Kim Motors
2 49 Tiago Risso (Rissinho) MXR Graficos, Neyfa, THS, NFS, Indio racing, Scott, Auto Presidente, Explosão, Brilhocar, Marcoabel, Jaquetto, Kalango Cego, Brutus Design
3 3 Dante Lupo Parra Ford Weels, Albatroz Hon, Guincho Sanches,  Prefeitura de Votuporanga, Giobel Móveis
4 7 Elvis Tesodo de Miranda Moto Speed Racing, Cachorro do Mato, Master, Versatronic
5 19 Daniel Caputo Peti Motos, MXR Graficos, Recanto dos Pneus
6 513 Kaique Tesch BRC Ingredientes Ltda, Longa Racing, Bananas Tesch
7 57 Florindo Zati (Furel) Salto Vacuo, Zatiti, Neyfa Parts, NSF Racing, Moto Única, GB Transp.
8 89 Mauricio Bertola Supermercado Bertola, Super Helião, Via Maimone, Lon Line
9 157 Marcio Luis Pinheiro M Som, Usi Bike, Pista Kalango Cego, SS Preparações, Neyfa Parts
10 765 Bruno Varela Grupo GP
P. MX 40 Equipe
1 90 Marcos Mugão MR Pró,  MG Plast
2 25 Ricardo Sebbe (Kaphê) Kaw, Speed-Up, Temper Campos, Thor, Circuit, Dash, Crossracing
3 118 Fabio Aleixo dos Santos Direct Link, Carlão Racing
4 22 Eduardo Tanimoto (Canguru) Concession, Monte Leone, Hon
5 480 Edvaldo Antonio Rosa Toyomatic
6 54 Dalmir Zenni (Veinho) Zenni Preparações, CT Rafael Zenni
7 5 João Carlos Nunes (Pezão) Moto Speed
8 397 José Algusto Castro
9 62 Alessandri P. Dias MRP Racing, ASW, Slin
10 81 Edmar Guerreiro Trasumet
P. MX30 Equipe
1 1 Cristiano Lopes Cruz IMS Racing, Mike Racing, Hon, Pirelli, Protaper, Mobil
2 2 Herico C. Gonçalves Petit Motos Preparações, GS Motos, Sernec Peças
3 285 Leopoldo Querobin Ciclo Mania Bikes
4 217 Fernando Rodrigues Fast Money Factoring,  Nova Car Ford
5 13 Rafael Batista Arruda
6 255 Alessandro Patelli Iron Max Academia, Aloha Surf Shop
7 610 Marcio Joanita Jet Fio,  Estopa Joanita, IMS, Zelão, M3,  Duboy
8 26 Mauricio Gerlach S.B.O.Racing, Discos Master, Água Viva Piscinas
9 210 Alexandre Terlizzi Barba Preparações
10 7 Felipe M. Bazzo Super Toys
P. MX 4 Tempos Equipe
1 916 Gabriel Zenni Zenni Preparações, Nova Car Ford, CT Rafael Zenni
2 931 Rafael Zenni Hon, Zenni Preparações, Nova Car Ford, CT Rafael Zenni
3 211 Netynho Araújo RR Motos
4 1 Cristiano Lopes Cruz IMS Racing, Mike Racing, Hon, Pirelli, Protaper, Mobil
5 939 Gabriel Marques BMCD, Plasfer, Icasa, Novo Car Ford
6 726 William Freitas (Pirapora)
7 81 Edmar Guerreiro Trasumet
8 47 Jan Poletto Terwak Fun Day Racing
9 12 Herminio Marcelino ( Maninho) Maninho Couros, Peti Motos,  Auto Liga
10 504 Rene Oliveira Dental Rene
P. MX 2 Tempos Equipe
1 399 Fabiano S. Sanches (Colombia) CMX Grafics, Regi Preparações, Centeraço Taquaral
2 109 Alexandre Griebeller JPS Racing, Sig Visual
3 709 Jair Gano Marazil, Art Solda, RX Grafics
4 18 Paulo T. Bitencourt Neto Box 18 Racing Service
5 86 Reginaldo R. Bortolim MR Motos
6 743 Benedito M. Delanhesi
7 89 Thiago Bazzo Super Toys
8 36 Lucas Ferras Sanches Slin Grafics, Arsenal Works
9 151 Bruno Gomes Santos SM Racing, Extreme Racing
10 321 Ivan Sanches Slin Grafics, Arsenal Works
P. 230F Equipe
1 127 Ismael da Costa Rojas Conti Bier, Grupo TCM, Freire Motos, Aero Motos Assis, Nutralim
2 4 Valmir Polaco Polaco Motos, Circuit, Motox, Neyfa, Levorim Pneus, ASW, RX Graphics
3 311 Marco A. de Godoy Kife Agencia de Publicidade
4 194 Marcelo Souza
5 304 Tiago Henrique Pires JR Rolamentos, MXR, Marcão Gym, Adrenalina Motos, Marrckrosa, Casa do Oleo, Kalango Cego,  academia Acqua Marine
6 169 Bruno Ribeiro Rota Baús, Cartório de Canas
7 87 Fabio Aparecido do Santos Box 18, Adubo Brasil, Posto Zacani
8 43 Jhonata Marins dos Reis Téco
9 123 Matheus Santos Almeida Ciero Motos Assis SP
10 891 Rafael E. Prado (Rafa Prado) Restaurante Chapada paulista, Dedel Motos, Global MX Scholl, Negreti Preparações
P. 85cc Equipe
1 72 Wilgner Francisco (Guigão) MX Kids, Brasil Racing
2 5 Kaio Miranda Hon, Oakley, MX Personal, Alpinestars
3 87 Fabio Aparecido do Santos Box 18, Adubo Brasil, Posto Zacani
4 26 Stefany G. Serrão Hon, General Motos, IMS, Polysport, FK Racing
5 170 Patrick Abreu Bio Clean Energy, Flopy Racing
6 17 Gustavo Pessoa de Souza Itamaraca Rodas, Hon, MR Pro, Rodas Vaska, Fox, Pirelli, Mobil, MR Pró
7 102 Djalminha Brito Brasil Racing, Bud Suspensões, Tranisetto
8 153 Felipe Zambrini Santos Direct Link, Carlão Racing
9 151 Lucas Gomes Santos SM Racing, Extreme Racing
10 13 Nivaldo P. Ferreira Casa do Adubo, JC
P. 65 Equipe
1 18 Djalminha Brito Brasil Racing, Bud Suspensões, Tranisetto
2 101 Renato Muguinho MR Pró,  MG Plast
3 49 Carlos Tavares Evangelista Brasil Racing, MR Pró ,  RX Graphics, Dirt Action
4 213 Mateus Rooselvt Freitas
5 913 Rafael Tesch BRC Ingredientes Ltda, Longa Racing
P. Regional Equipe
1 7 Felipe M. Bazzo Super Toys
2 62 Thiago Bazzo Super Toys
3 4 Rafael Scatena Baggio Via Maimone
4 89 Mauricio Bertola Supermercado Bertola, Super Helião, Via Maimone, Lon Line
5 8 Caio Bataglini Golden OIL
6 11 Ana Lucia C. Vizioni Dabreu Moto Bike, MXR Graficos
7 123 Luiz Fernando Garpelli Vale Verde Palace Hotel, Ackaso Eventos
8 100 Jessé B. Ramos Barba Preparações
9 72 Helio (Super Helião
10 43 João Afonso Hernandes Bode Carretos






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet