X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

1ª etapa - Campeonato Amador de Motocross Dirt Action - Atibaia - SP
Publicado em: 26/03/2010
Clique e saiba mais

Muita lama e pista pesada aumentaram ainda mais as emoções da abertura do campeonato
Redação MotoX.com.br - Texto e Fotos: Ronaldo Sampaio 


Largada Intermediária


Gabriel Montagner
O Campeonato Amador Dirt Action de Motocross teve início no último fim de semana, dias 20 e 21 de março, em Atibaia (SP). Depois de um sábado seco, o tempo fechou e a noite veio a chuva. No domingo pela manhã, as nuvens ainda estavam presentes e para piorar, uma forte chuva castigou a pista. 

Não havia certeza de que a prova aconteceria, mas com os boxes lotados, a organização manteve a programação, com apenas algumas pequenas mudanças na ordem de largada. Foi uma decisão acertada, o sol voltou a aparecer e sem intervalos, todas as onze baterias largaram. O ponto alto do dia foi a grande disputa entre Thiago Tsuji, Caio Fernandes e Thiago Piolli na MX2, os três, mais uma vez roubaram a cena na pista do Alemão.

A primeira prova do dia foi a Nacional, que encontrou uma pista encharcada e muito lisa, um desafio a mais para a perícia dos competidores. Gabriel Montagner assumiu a ponta quando o gate caiu e mesmo com uma lesão no tornozelo, imprimiu um forte ritmo escapando dos adversários e conquistando uma "fácil" vitória. 


Cristiano Lopes


Ricardo "Kaphê" Sebbe
Um de seus principais adversários, Valdemyr Ricardo, largou bem e assumiu a segunda colocação, mas com uma série de erros em função do estado da pista, conseguiu finalizar apenas na quinta colocação. Lefontene Oliveira ocupou a segunda posição a maior parte do tempo, no final da prova, chegou a se aproximar do líder, trazendo com ele Gentil dos Santos e Fabio Santos, que assumiu a terceira posição faltando duas voltas. Na volta final Fabinho não desistiu e a duas curvas da bandeirada garantiu a segunda colocação ao superar Lefontene.

Na MX30, Pedro Begarim ficou com o holeshot, mas a prova foi de Cristiano Lopes, o atual campeão brasileiro da categoria, assumiu a ponta na sequência e com uma tocada forte na lama conseguiu abrir grande vantagem do pelotão. Ariel Silva roubou a segunda posição de Begarim e Ney Marcolin se juntou a eles na disputa pelos primeiros degraus do pódio. Faltando pouco para o final da prova, Begarim não aguentou o ritmo e abandonou, Ney ocupa seu lugar, mas por pouco tempo, vítima da pista lisa, caiu e deu o posto para Márcio Joanita. 


Plínio Reche


Djalma Brito
Filemon Vareda encabeçou o pelotão que se formou na largada da MX40, atrás dele João Carlos Nunes, Ricardo "Kaphê"Sebbe e Marco Mugão forçavam o ritmo, enquanto Fernando Longuin largou mais atrás e depois de se recuperar, também passou a lutar por um lugar no pódio. 

Filemon controlou a prova até os instantes finais, quando um erro o tirou algumas posições. Kaphê assumiu a ponta e, mesmo pressionado por Mugão, não deixou a vitória escapar. Longuin ficou com a terceira posição, Filemon foi o quarto e João Carlos o quinto colocado.

Ainda com a pista bem difícil, largaram os pilotos da 230F e mais uma vez Gabriel Montagner se destacou dos demais competidores garantindo a segunda vitória do dia. Valdemyr tinha tudo para fazer uma ótima prova, mas sua moto apresentou problemas, deixando Valdemyr mais uma vez com a quinta colocação. Diego Dedel, Lefontene Oliveira e Leonardo Araújo fizeram uma prova segura e definiram o pódio com a segunda, terceira e quarta posições, respectivamente. 


Caio Fernandes


Alifer Rodrigues
Na hora das provas das categorias de base, a pista começou a secar mas, estava bastante esburacada e com várias cavas nas curvas, se tornando mais um desafio para os jovens pilotos. A primeira delas foi a 65cc, Renato Muguinho assumiu a ponta e em um primeiro momento abriu vantagem. Atrás dele estava Djalminha Brito, que acelerando sua “motinho” no limite, encostou no líder ainda na primeira metade da prova. Depois de alguma pressão, Djalminha conseguiu superar Muguinho e vencer a prova. Atrás deles chegaram Tiago Azevedo, Carlinhos Evangelista e Frederico Spagnol.

Na prova da 85cc, Patrick Abreu assumiu a liderança e, assim como na 65cc, primeiro e segundo colocados inverteram suas posições antes de completarem metade da prova. Plínio Reche vinha na segunda posição e encostando aos poucos, chegou em Patrick que não suportou a pressão, tendo que se contentar com o segundo posto. Outro destaque desta prova foi Wilgner Francisco, que largou em posições intermediárias e com um ritmo forte, veio galgando posições até assumir a terceira colocação ao superar Fabio Santos. 


Márcio Pinheiro


Wesley Leal
Muitas quedas aconteceram na prova dos caçulinhas da 50cc. Diogo Nascimento fez uma ótima largada mas, a poucos metros da marca de holeshot, sofreu uma queda deixando o troféu de largada para Mateuzinho Dedel, que também perdeu a liderança pouco depois, passando o posto para Rafael Ribeiro. A liderança trocou de mãos mais uma vez e o vencedor da bateria foi Alifer Rodrigues, com Victor Magalhães em segundo, Rafael Ribeiro em terceiro, Vinícius Ribeiro em quarto e João Pedro Assunção na quinta colocação.

Desde o início desta temporada, três pilotos vem se destacando nas principais categorias e na MX2, repetiram o espetáculo de outros eventos. Caio Fernandes, Thiago Piolli e Thiago Tsuji largaram juntos e sempre colados, foram abrindo dos demais competidores. Caio estava na frente, mas não sustentou a posição contra Piolli, que assumiu a ponta. Na metade da prova, o líder caiu e levou Caio com ele e, numa incrível coincidência, Tsuji que passaria então à liderança, também cai em outro ponto da pista. Caio voltou mais rápido reassumindo a ponta, enquanto Piolli retorna na segunda posição, mas com alguma distância do ponteiro. Tsuji perdeu duas posições com a queda, se recuperando até a bandeirada, retomando o terceiro posto. Thalles Cirillo e Cleiton Aleixo receberam a bandeirada quadriculada na sequência. 


Thiago Piolli


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 556 Fotos!
Wesley Leal largou atrás de Claudinei Juninho na categoria Motos 2 Tempos e desde a primeira volta, buscou a liderança. Ainda na primeira metade da bateria, deu o bote, Juninho tentou dar o troco, mas escorregou e caiu, perdendo também a segunda posição. 

Deste ponto em diante, as primeiras posições não sofreram mais alterações. Wesley venceu, Luis Begarim foi o segundo, Claudinei o terceiro, Neto Tostes o quarto e Jair Gano o quinto colocado.

Márcio Pinheiro dominou a prova da Intermediária, após conquistar o holeshot, foi superado por Rick Paes, mas logo deu o troco e a partir daí não teve adversários. Rick manteve a segunda posição por um bom tempo, mas foi perdendo rendimento, finalizando na quarta colocação. 

Diego Marcolin não largou bem e veio recuperando terreno volta a volta, na metade da bateria a vice-liderança já estava garantida, mas Diego queria mais e conseguiu chegar no líder porém, sem conseguir tirar-lhe a vitória, os dois receberam a bandeirada praticamente juntos, com pequena vantagem para Márcio. Nelson Cifarelli foi o terceiro colocado e Tiago Dedel o quinto. 


Um forte vendo soprou durante a prova da Intermediária e a chuva ameaçou cair forte novamente. Todos acreditavam que a última bateria do dia aconteceria debaixo de um dilúvio. Algumas gotas caíram, mas a tempestade passou batida pela pista, permitindo que os pilotos acelerassem forte mais uma vez. Sem a presença de Caio, os pilotos Piolli e Tsuji voltaram a disputar a vitória, desta vez pela MX Open. Tsuji largou melhor e assumiu a liderança, seguido de perto por Piolli enquanto mais atrás, brigavam pela terceira posição Deninho Alves e Murilo Bertate, ficou com o posto. Enquanto isto, o líder ainda segurava Piolli, que tinha pouco tempo para tentar alguma coisa. Se aproveitando de um vacilo de Tsuji, Piolli pulou na frente e não deu chances para um revide, faturando a vitória.

O Campeonato Amador de Motocross Dirt Action tem o patrocínio da Pro Tork, co-patrocínio de IMS, Pro Taper, Polisport, O’neal, Vertex, EVS e Hot Rods. Apoio MX Direct, Answer, MSR, ASW, General Motos, América Sports, Dablio Alta Performance, MRP Racing, MXR Gráficos, Dash Industries, A.F. Frigeri, Alemão Pneus, Betão Preparações, Steel Joint, RM Racing, Cross Racing e MotoX.

Resultados

50 CC
1 67 Alifer S. Rodrigues Pro Kids/ Romaq Angular Construções
2 12 Victor Colla de Magalhães Didi Tomateiro
3 14 Rafael Ribeiro de Araújo
4 123 Vinicius Ribeiro Espelhos Moema
5 97 João Pedro Assunção MX Kids
6 27 Henrique Colla de Magalhães Didi Tomateiro
7 127 Thiago Martins de Lima Alphinestars/CNA Valinhos/RRC Petrobras/
8 8 Mateuzinho Dedel Dedel Motos
9 7 Diogo Moreira Nascimento Betão Prep. /JB Balanças/Bras Munck
10 38 Rodolfo Bicalho RC Racing/Genuína
65 CC
1 18 Djalma Brito Brasil Racing/Bud racing/TransBritto
2 101 Renato Paz (Muguinho) MG Plast
3 76 Tiago Azevedo Leca Motos/Steel Joint/Vortex/Oxxy
4 39 Carlinhos Tavares Evangelista PJ1/RX Graphics/Dirt Action
5 61 Frederico M. Spagnol Longa Racing
6 99 Marcio H. Chagas da Silva LEM Motor
7 199 Pedro Moreira A. Nogueira LEM Motor/UMBRA/Sport Adventure
8 172 Lucas Angelo Assunção Equipe MX Kids
9 27 Alifer S. Rodrigues Pro Kids/ Romaq Angular Construções
10 72 Mateus Domingues Mendonça KTM/IMS/General Motos/Camargo Veículos/Dom Midia
Holeshot 101 Renato Paz (Muguinho) MG Plast
85CC
1 74 Plinio Reche JR RX Graphics/Dablio/Juninho Motos
2 170 Patrik Abreu Longa Racing / Orbi Quimica
3 72 Wilgner Francisco (Guigão) MCX Kids/Oxxy/Pum Dum /Steel Joint/SHT/RX Graficx
4 87 Fabio Santos Box 18/Adubo Brasil
5 15 Victor Martins Almeida
6 10 Gustavo Marcolin (Azia) Nadiggi Veículos/All Sign Grafics
7 113 Kauê Fernandes Guima Motos
8 13 Julio Cheovan
9 18 Djalma Brito Brasil Racing/Bud racing/TransBritto
10 111 Fernando Longuim Neto Longa Racing
230F
1 48 Gabriel Montagner Silva Betão Preparações/ dablio/Steel Joint
2 33 Diego Dedel Dedel Motos/Casa do Pneu/Alves Mag./Betão Preparações
3 74 Lefontene M. de Oliveira Rancho da Picanha
4 2 Leonardo Araújo Marcial Araújo
5 360 Valdenyr Ricardo da Silva Dablio Alta Performance/Alex Preparações
6 829 Raphael Castro Stok Motos
7 98 Carlos Prereira (Rebede) Pró Mano/Veibras Veículos
8 4 Paulo F. Cardoso Nereu Racing/Estalagem Monteville
9 23 Robson Dias Santana (Xim) Tibely Motos
10 21 Gentil P. dos Santos Jr(Juninho) Juninho Presentes
Nacional
1 48 Gabriel Montagner Silva Betão Preparações/ dablio/Steel Joint
2 87 Fabio Santos Box 18/Adubo Brasil
3 74 Lefontene M. de Oliveira Rancho da Picanha
4 21 Gentil P. dos Santos Jr(Juninho) Juninho Presentes
5 29 Valdenyr Ricardo da Silva Dablio Alta Performance/Alex Preparações
6 28 ElvisGarcia Pires
7 97 Raniere Carmo Pereira Pro Manos/Veibras
8 18 Orivelton M.M. Silva Engebras
9 89 Rafael Expedito do Prado Hotel e Restaurante Chapada Paulista/Casa do PneuDedel Motos/Global MX School/SP Diesel/Ivan Motos
10 800 Leonardo Nicolete Sucatas Car
2 Tempos
1 41 Wesley Jonathan Leal (Nuno)
2 46 Luis Gustavo Beagim
3 965 Claudinei Roma Jr (Juninho) Claus Hotel / Nety Racing
4 293 Neto Tostes Coof Express
5 709 Jair Gano Manazil/RX Graf/Art Solda
6 321 Ivan Sanches Slin Grafx
7 26 Lucas Sanches Slin Grafx
8 194 Fabio R. Sabino Dedel Motos/Droga Rio/Borracharia Estilo
9 70 Felipe Frare
10 11 Leonardo Silva dos Santos Léo Mecânica
Intermediaria
1 157 Marcio Luis Pinheiro SS Preparações / Usibike/Pista calango Cego/Neyfa Parts/Msom
2 641 Diego Marcolin Nadiggi Veículos
3 356 Nelson Francisco Sifarelli
4 841 Ricardo Paes All Sign
5 571 Tiago Dedel Dedel Motos
6 644 Danilo de Souza Castro
7 892 Lucca Jardini Stocco Adrenamotos/IMS
8 765 Bruno Varela Grupo GP
9 156 Lucas Fiorim
10 18 Marcos Vieira da Cunha
MX 30
1 26 Cristiano Lopes IMS/BM Motos/Hon
2 151 Ariel Silva
3 610 Marcio Joanita Jet Fio / Estopa Joanita/IMS/M3/Duboy
4 450 Renato Hanser Hanser serviçoes/ Auto Mogogas/Kalango Cego
5 612 Toninho Guzzo Prime Chevrolet / BRC
6 26 Fabiano Rodrigues Angular Construções
7 338 Emerson L. Toledo Andrea's Colchões/Toyomatic
8 25 Tiago Benevides Bertato Benevides
9 276 Duzão Juliano H. Cruz Ligue Ligue Pizzaria
10 3 Thiago Bazzo Bio Clean/Flopy Racing
MX 40
1 25 Ricardo Sebbe "KAPHÊ" Kaw-American Cross / Temper Campos/Speed Up/Thor/Circuit/Mitas/Dash
2 160 Marco Paz "Mugão" MG Plast
3 16 Fernando Longuim Longa Racing
4 47 Filé Vareda ASW/Booster/Rochinha/Água Pôa/Alpinestars
5 5 João Carlos Nunes (Pezão) Moto Speed
6 61 Rinaldo José Spagnol Longa Racing
7 118 Fabio Aleixo dos Santos Direct Link
8 600 José Carlos G. Guimarães Prime Chevrolet
9 8 Edvaldo Antonio Rosa Toyo Matic
10 3 Claudio Teixeira Texpel Express/ 1040
MX - 2
1 934 Caio Lopes Fernandes
2 920 Thiago Piolli M. Negretti/Expresso Itatiba/ Brasil Racing/ Fly/Dragon/Cross Racing
3 74 Thiago Tsuji Tsuji Motos / Açaí Banana
4 305 Thallis Cirilo Pereira Barba Preparações/3P Transportes/Brasil Racing
5 37 Cleiton Aleixo Trans. Rod Aleixo/Lilinha/ RBS
6 51 Plinio Roche JR
7 303 Gabriel Montagner Silva Betão Preparações/ dablio/Steel Joint
8 282 Murilo Bertate Moto Port/Luiz Racing
9 34 Gustavo L. Pagliacci (Tchuck) GPS Garmin/Sirizeira Racing Team
10 177 Bruno Spagnol Dgvitec Caldeiraria/Longa Racing
MX-Open
1 920 Thiago Piolli M. Negretti/Expresso Itatiba/ Brasil Racing/ Fly/Dragon/Cross Racing
2 74 Thiago Tsuji Tsuji Motos / Açaí Banana
3 282 Murilo Bertate Moto Port/Luiz Racing
4 188 Denner Daniel Alves (Deninho) PHO/Vortx/Marcato/Net Racing/Cross Racing
5 303 Gabriel Montagner Silva Betão Preparações/ dablio/Steel Joint
6 15 Rafael de Oliveira (Oreia) Stok Motos
7 14 Valdinei Marcolin (Nei) Nadiggi Veículos/All Sign Grafics
8 515 Felipe Augusto F. Simoes Leite Faz. Bela Vista/Barba Prepar./Unimed Guachupé/Postos RVM/Dash Ind.
9 215 Nelson Moraes
10 27 Andre Stocovich Stocovich Design






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet