X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

1ª e 2ª etapas - Brasileiro de Enduro FIM - Farroupilha - RS
Publicado em: 12/03/2010
Clique e saiba mais

Enduro da Curva Reta abriu temporada 2010 da competição 
Redação MotoX.com.br - com informações de Renato Dalzochio - Fotos: Nicolas Dalzochio 


Felipe Zanol venceu os dois dias da E1 saindo na frente na disputa pelo título da categoria principal

Nos dias 6 e 7 de março aconteceu na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, o Enduro da Curva Reta, prova que foi válida como 1ª e 2ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM e 2ª etapa do campeonato Gaúcho da modalidade. Localizada na região da serra gaúcha e conhecida como berço da imigração italiana no estado, Farroupilha é considerada pela grande maioria dos pilotos como a cidade que possui as trilhas mais técnicas e difíceis do país, com muita lama, mata fechada e pedras lisas e escorregadias.

Nos dois dias de prova o clima colaborou, com sol e temperaturas amenas. Entre os destaques da prova, estavam o mineiro Felipe Zanol, pentacampeão brasileiro e bicampeão português de enduro, o também mineiro Nielsen Bueno, atual bicampeão brasileiro na principal categoria do campeonato, a Enduro 1, e o gaúcho Gregório Caselani, atual tricampeão brasileiro da Enduro 2.

No sábado pela manhã, após o briefing, os pilotos retiraram suas motos do parque fechado e partiram para a primeira volta, de reconhecimento. O circuito não fugiu a fama citada pelos pilotos, três Enduro Testes, um Cross Teste e um Extreme Teste, todos com alto grau de dificuldade, exigindo muita concentração dos pilotos. Neste primeiro dia os pilotos encararam três voltas no circuito e mais dura no domingo.


Gregório Caselani, tricampeão da E2, teve problemas e não completou o segundo dia de prova
No Cross Teste, os pilotos andavam em uma parte da pista de motocross e logo em seguida, entravam em um trecho mais travado, onde o público podia conferir de perto o desempenho dos pilotos, passando por pneus, troncos de árvore, e até uma gangorra.

O primeiro desafio encontrado pelos pilotos ao se deslocarem para as trilhas era o Extreme Teste. Uma descida muito íngreme e travada no meio do mato, com muita lama, poças d’água e pedras. Depois disto os pilotos seguiam para o primeiro Enduro Teste, o chamado "tobogã", onde as pedras lisas também exigiam muita perícia dos pilotos para não escorregar. O terceiro e último Enduro Teste era uma trilha mais aberta, onde os pilotos conseguiam acelerar um pouco mais.

Na categoria Enduro 1, vitória de Felipe Zanol, nos dois dias de competição. O gaúcho Gustavo Pellin foi o vice-campeão na geral, ao finalizar em segundo também nos dois dias. O catarinense Humberto Cadori Filho, foi o terceiro, com o paulista Márcio "Joanita" Nascimento, em quarto e outro gaúcho, Michel Cechet em quinto.

"Achei a prova muito legal, aqui em Farroupilha e em Caxias (do Sul) as trilhas são bastante lisas, escorregam muito, e a prova de hoje não fugiu a regra, os enduro testes estavam muito técnicos. No geral foi uma prova muito boa e bem divertida. Estou há pouco tempo em cima da moto, tentando me adaptar ainda, mas tem tudo pra ser um bom campeonato pra mim”, declarou Zanol.

O atual campeão brasileiro, Nielsen Bueno, enfrentou problemas com a partida elétrica de sua moto nos dois dias de prova, finalizando em sexto no sábado e em sétimo no domingo, ficando também com a sétima posição da categoria. "Achei a prova bem organizada, com um Cross Teste bem montado em frente ao público, em um local muito bacana. Não tive uma boa prova, infelizmente tive problemas com a partida elétrica da minha moto durante todo o fim de semana, e meu resultado acabou ficando abaixo das minhas expectativas", comentou Nielsen após o fim da competição. 


Diego Colett lidera a competição na E2

Pela categoria Enduro 2, Diego Colett, venceu a disputa com Gregório Caselani, que mesmo com problemas de pane elétrica em sua moto finalizou o sábado em segundo. No domingo, a moto se recusou a funcionar e o tricampeão brasileiro não pode alinhar para a disputa. Mesmo assim, Gregório se manteve em segundo, já que o catarinense Nilson Tecilla, terceiro no sábado, com problemas no joelho, também não largou no domingo.

"Infelizmente não tive um bom final de semana. No sábado minha moto teve problemas de pane elétrica no final da última volta, e isso acabou me custando a vitória no brasileiro, mas venci no gaúcho. Não consegui resolver o problema e tive que colocar ela no parque fechado para não estourar o limite de tempo do "pré-finish" e complicar ainda mais minha situação. Infelizmente também não consegui solucionar o problema no domingo e acabei ficando de fora da segunda etapa do brasileiro", lamentou Caselani que espera uma melhor estreia em sua nova equipe. 

Na categoria Enduro 3, o paulista de Jundiaí, Francisco José Marino, o Kiko, foi o vencedor. Atrás dele, domínio dos gaúchos, com Sandro de Oliveira em segundo, Alcindo Bortoncello em terceiro, Flávio Demoliner em quarto e Ricardo Dos Santos em quinto.

Pela Enduro 3B, o gaúcho Sérgio Colett venceu, com os catarinenses Sérgio Coelho em segundo e Francisco de Lima em terceiro. Na categoria Enduro 4, o farroupilhense Márcio Debastiani ficou com a vitória, seguido dos catarinenses Marcos de Souza, Fábio do Nascimento e Marcelo Luckmann. A quinta colocação ficou com mais um farroupilhense, Tiago Farias.

Domínio dos pilotos gaúchos na Enduro 5, com William Luza faturando a vitória. Cassiano Tebaldi, foi o segundo, Luciano Provin o terceiro e Rafael Borges o quarto, seguido pelo catarinense Alesson Chapiewsky, na quinta posição.

Resultado final 1ª e 2ª Etapa Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2010
Categoria Enduro 1
1. Felipe Zanol - 50 pontos
2. Gustavo Pellin - 44
3. Humberto Cadori Filho - 36
4. Márcio Rogério do Nascimento - 36
5. Michel Cechet - 36
Categoria Enduro 2
1. Diego Colett - 50 pontos
2. Gregório Caselani - 22
3. Nilson Tecilla - 20
Categoria Enduro 3
1. Francisco José Marino - 50 pontos
2. Sandro De Oliveira - 42
3. Alcindo Bortoncello - 42
4. Flávio Demoliner - 31
5. Ricardo Dos Santos - 31
Categoria Enduro 3B
1.Sérgio Colett - 50 pontos
2.Sérgio Coelho - 44
3.Francisco De Lima - 20
Categoria Enduro 4
1. Márcio Debastiani - 47 pontos
2. Marcos De Souza - 45
3. Fabio Do Nascimento - 38
4. Marcelo Luckmann - 34
5. Tiago Farias - 22
Categoria Enduro 5
1. William Luza - 47 pontos
2. Cassiano Tebaldi - 47
3. Luciano Provin - 40
4. Rafael Borges - 36
5. Alesson Chapiewsky - 32






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet