X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Enduro do Corisco - Teresina - PI
Publicado em: 18/02/2009
Clique e saiba mais

Sandro Hoffman sai na frente no Brasileiro de Regularidade
MotoX.com.br - Texto e fotos: Roberta Rocha / FMP


Helândio Onofre Jales ganhou o primeiro dia da prova, mas foi superado por Sandro Hoffman na segunda etapa

Dois dias de muita adrenalina marcaram a abertura oficial do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade 2009 que aconteceu neste fim de semana com o Enduro do Corisco, em Teresina-PI. O Campeonato é organizado pela Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM em parceria com as Federações de Motociclismo e conta com 10 provas de 20 etapas ao longo de todo o ano, em várias partes do país.


Sandro Hoffman saiu na frente na disputa pelo título brasileiro de 2009
Pela segunda vez o Piauí teve o privilegio de receber o Campeonato, mas este ano com um grande diferencial. Ao mesmo tempo em que acontecia abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade estava sendo dado o pontapé inicial para a abertura do I Campeonato Brasileiro de Quadriciclos e as primeiras etapas do Brasil Nordeste de Regularidade sendo que este dois eventos acontecerão também nos estados do Maranhão, Ceará e Alagoas. Além disso, a Federação de Motociclismo do Piauí – FMP realizou a prova que também valeu como abertura do Campeonato Piauiense de Enduro.

Na categoria Máster, considerada a elite do Brasileiro, o piloto do Espírito Santo, Sandro Hoffman, se consagrou bicampeão do Enduro do Corisco. O grande vencedor desta etapa segue, em março, para o Rio Grande do Sul. Feliz com o resultado, o campeão revela que “a prova estava puxada com um grau de dificuldades e médias bem elevadas, assim foi possível selecionar os melhores pilotos, mas não vejo a hora de chegar em casa, estou no nordeste e longe da família há mais de 20 dias”, declarou Hoffmann.

Já o capixaba Jomar Grecco ficou em segundo lugar, seguido do mineiro Dário Júlio Lopes que se machucou durante a prova e Helandio Onofre que apesar de ter conseguido um bom resultado no primeiro dia de prova, se prejudicou ao torceu o joelho. Enquanto que os pilotos do Sul, Guilherme Cascaes (SC), Genoir Bruning (SC) e Marcelo Fabro (RS) não garantiram uma boa colocação.


Prova percorreu aproximadamente 330 quilômetros de trilhas
Os experientes pilotos da categoria Over deram um show de habilidade. O piloto do Rio Grande do Norte, Sergio Vieira, foi o grande destaque da prova piauiense, seguido do experiente Amilar Rodrigues, de Minas Gerais e em terceiro, o catarinense Eder Rato Marcondes, que é membro da Comissão de Enduro da Federação de Santa Catarina. Eder Rato tem experiência de 20 anos no esporte off-road e pela primeira vez veio ao Piauí acompanhado de mais dois pilotos da categoria máster e formando a equipe SC Race. “Sempre ouvi falar bem do Enduro do Corisco como uma prova tradicional. Valeu a pena atravessar mais de 03 mil quilômetros para participar da abertura do campeonato, sendo que nossas motos saíram 10 dias antes da prova. A nossa intenção é participar de todas as etapas do campeonato com mais dois pilotos na nossa equipe”.

Entre os novatos a disputa ficou entre os maranhenses e piauienses que dividiram o pódio, Daniel Dino, do Maranhão garantiu a primeira posição, partindo para as próximas etapas liderando o campeonato. Já os piauienses Adriano Moura de Carvalho e Eudes Barbosa conquistaram a 2ª e 3ª posição respectivamente, enquanto que Sergio Henrique e Silvio Moreira ficaram, respectivamente, com a 4ª e 5ª colocação. Na categoria Júnior não foi diferente, o Maranhão e o Piauí brigou por seu lugar no pódio, mas que fiou no topo foi o piauiense Wesley Antunes, seguindo do maranhense Miguel Mussalem.


Nos quadriciclos as vitórias foram de Nilo Campelo (A) e Cristian Bonfim (B)
O Enduro do Corisco, que contou com a participação de cerca de 100 competidores de motos e quadriciclos de 12 Estados, sendo 05 do Nordeste. Os pilotos de quadriciclos, este ano, participaram dos dois dias de prova que exigiram muita navegação e habilidade nas duas categorias que participaram da prova que percorreu lugares lisos como a serra dos Tucuns, além de muitas veredas, travessia de riachos e muita trilha. Os piauienses fizeram bonito na prova, não deixaram a desejar e deixando para trás pilotos experientes do Rio de Janeiro e Ceará. Destaque para os pilotos piauienses Nilo Campelo, campeão da Categoria A, destinada a pilotos mais experientes e na Categoria B, o piloto Cristian Bonfim que competiu numa categoria para iniciantes.

Os dois dias de prova tiveram as mesmas características: planilhas diferentes e técnicas para cada categoria, com muita trilha, médias altas e muito roteiro. No sábado (14), foram percorridos cerca de 150 km de trilhas de todos os tipos e graus de dificuldades, sempre com médias justas e PC’s (pontos de controle) bem posicionados, o que resultou em uma prova de grande esforço físico e pontos perdidos nas subidas e descidas de serras cheias de pedras e erosão. De acordo com o diretor de prova, Albert Miúra, o piloto teria que ficar atento ao roteiro e as categorias foram divididas pelas quantidades de serra.

O domingo (15) foi marcado por mais de 180 km de muita trilha. As médias continuaram justas e o roteiro exigiu muita atenção do começo ao fim com belas paisagens de veredas, matas fechadas de trechos íngremes com lama e muitas pedras. Destaques para as regiões da subida do Macaco, Salgado e o Anajá onde exigiu muita habilidade e perícia dos competidores.

A premiação do Enduro do Corisco aconteceu na noite de domingo no estacionamento do restaurante Gramado com clima de confraternização e muita satisfação dos pilotos que tiveram uma verdadeira prova de Enduro.

O Corisco 2009 teve realização da Federação de Motociclismo Piauiense e apoio da Ônix, Supriforms, Plástico Amazônia, bateria Heliar, Tem Motos e Yamaha.

Resultados

Pos. No. Master Equipe Pts
2 Sandro Hoffmann Hondapirelliace 47 pts
4 Helandio Onofre Jales TormecTotemC 43 pts
3 Jomar Grecco Totem Corona 42 pts
1 Dario Julio Honda 35 pts
5 Genoir Bruning CopobrasTotem 33 pts
Pos. No. Senior Equipe Pts
39 Leandro Pereira - 44 pts
34 Paolo Mussalen - 41 pts
110 Luiz Lobão Filho - 40 pts
56 Rodrigo Rivello motoraidexito 38 pts
22 Daniel Rocha Rodrigues - 31 pts
Pos. No. Junior Equipe Pts
37 Wesley Antunes de Macedo compassoil mot 47 pts
35 Miguel Mussalem Os Firenzes 40 pts
36 Paulo Humberto F.da Silva - 40 pts
67 Alancardex Machado de O. Marmogran Palh 35 pts
50 Edmar Canito Brasil Alberflex escritor 34 pts
Pos. No. Over 40 Equipe Pts
21 Sergio Vieira - 47 pts
25 Amilar Jose Rodrigues Mavimoto Gold 45 pts
44 Eder Silveira Marcondes Retrans ouareg 42 pts
42 Alfredo Carneiro de Miranda - 33 pts
46 Alvaro Sanguesa Weine Unimed Fortalez 32 pts
Pos. No. Novato Equipe Pts
24 Daniel Dino Tavares - 45 pts
27 Adriano Moura de Carvalho Compassmotore 40 pts
121 Eudes Barbosa dos Santos Jr CJFlash e Porta 37 pts
81 Sergio Henrique Mota - 36 pts
26 Silvio Moreira - 36 pts
Pos. No. Estreante Equipe Pts
62 Ruddson Costa Souza - 50 pts
69 Carlos Augusto de Assunção R. Mafrense maqui 40 pts
98 Emerson Roberto M. Bastos - 36 pts
48 Allan Gomes de Sousa - 33 pts
54 Mabel Azevedo - 33 pts
Pos. No. Quadriciclo A Equipe Pts
199 Nilo Campelo de M. Neto Therezinha Bate 45 pts
156 Claudio Roberto C. Parente Smart engenhar 41 pts
161 Thiago Parente Colegio Inec 40 pts
200 Marcio Alysson T. de Lima Unibral 40 pts
180 Jose Demontier Moura Moveis Moura 36 pts
Pos. No. Quadriciclo B Equipe Pts
170 Cristian Bonfim A. Campelo Posto Santa Cruz 47 pts
160 William Palha D. Neto - 45 pts
169 Jose Hilo B. Campelo Filho São cristovão 42 pts
182 Lukano Araujo C. dos Reis Sá - 34 pts
177 Valter Alencar Neto - 32 pts






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet