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>Competição > Enduro

11ª e 12ª et Brasileiro de Enduro FIM - Rio do Sul - SC
Publicado em: 09/08/2007
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Pilotos retornaram a Santa Catarina em prova de muito frio 
Redação MotoX - Fotos: Divulgação e Júnior - Imocx Racing


O gelo no banco da moto do campeão brasileiro Felipe Zanol mostra o quanto frio fez na prova catarinense


Felipe Zanol
Depois de Minas Gerais o Campeonato Brasileiro de Enduro FIM retornou ao Estado de Santa Catarina, que sediou sua segunda prova na temporada. Desta vez os pilotos estiveram na cidade de Rio do Sul, que recebeu 11ª e 12ª etapas da competição no último final de semana de julho.

Os dois dias de prova reservaram muitas dificuldades aos pilotos principalmente pela insistente chuva que caiu sem parar na semana que antecedeu a competição. Assim os quase 43 quilômetros demarcados para a prova se transformaram em boa parte num mar de lama.

Não bastasse as dificuldades do percurso o frio marcou presença com temperaturas próximas de zero grau, que chegavam a criar gelo no banco das motos pela manhã. Foi uma dificuldade a mais na prova organizada pelo Trail Clube de Rio do Sul com 3 Enduro Tests e 2 Cross Tests. "O queixo travava de tanto frio. Eu não conseguia nem apertar a embreagem", conta Nielsen Bueno, piloto da categoria B.


A chuva intensa da semana que antecedeu a prova causou estragos no percurso


Nielsen Bueno
Saindo da base, percorria-se uma distância de 3km até o CT1, percorrendo um terreno muito irregular. Terminando, tinha 4km de estradão até o ET1, que era formado por uma parte de grama muito lisa, bampeada em um morro, com pedaços descompensados, o que exigia muito do piloto. Depois disto entrava-se para a parte do mato que tinha muita súbida estreita onde formaram-se cavas fundas devido ao grande número de pilotos. 

Depois disto pegava-se parte de um estradão, muito rápido seguido de uma comprida descida de aproximadamente 4 minutos de trilha fechada que no final tinha muita pedra. Este trecho acabou cancelado no domingo. Até o CH2 haviam mais 3km de estradão, e logo após a largada do ET2, o mais veloz da prova, que era praticamente formado por estrada e tinha uns 4 minutos. 

No CH3 o percurso seguiu parecido até o começo do ET3, o mais comprido e, segundo os pilotos, o mais perigoso devido a grande velocidade alcançada em alguns pontos. O trecho tinha muitos banhados e atoladores dentro de uma plantação de Pinus. Depois mais estradão até o CT2 que terminava junto à base. Formado por praticamente um bampeado em uma plantação de arroz, o CT2 após a segunda volta teve uma parte cancelada devido a grande dificuldade que algumas motos tiveram para completá-lo.



Gregório Caselani
Foram aproximadamente seiscentas passagens de motos pelo trajeto nos dois dias, imagine então o estrago provocado no terreno que há dias estava encharcado pela chuva. Assim as dificuldades foram amplificadas, o que agradou parte dos pilotos como o destaque da prova Felipe Zanol, líder absoluto da temporada na classificação geral e vencedor dos dois dias na categoria A. "A prova foi uma das mais difíceis desta temporada. Gostei", afirmou o piloto Imocx Racing / Husqvarna.

"Estava difícil de andar, com muitas pedras, raízes de árvores, muitas subidas e descidas. Tinha dificuldades iguais às de provas do Mundial de Enduro", disse Nielsen Bueno, da equipe Suzuki / Petrobras e terceiro colocado da categoria. O catarinense Ike Klaumann enfrentou diversos problemas durante o final de semana, mas garantiu o segundo lugar na soma dos dois dias de prova.

Mas não houve unanimidade. Gregório Caselani, piloto gaúcho que está na briga pelo título da categoria A, por exemplo, não gostou da etapa: "A prova foi uma das piores do campeonato, com trechos que podiam ser alterados e alguns cancelados, como o ET3 que tinha muitos pontos que podiam ser atalhados e por ser muito perigoso, o CT2 onde acho que não havia necessidade de passar dentro de uma plantação de arroz, o que fez um grande estrago nas motos", afirmou o piloto que saiu de Rio do Sul como vice-líder da categoria e defende a equipe Bells Calculadoras/M3 Racing/ JR Motos.



Campeonato volta a Minas Gerais na próxima prova, programada para setembro
Nos dois dias Humberto Cadori dominou a classe A, retomando a liderança do campeonato. Na categoria C quem venceu foi Andrey Silveira, na D Fernando Valandro e na E foi Luzenir Cardoso. Confira abaixo os primeiros colocados em todas as categorias. A próxima prova do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM está programada para os dias 29 e 30 de setembro em cidade a ser definida no Estado de Minas Gerais.

Resultados 

Categoria : A
01 Humberto Cadori Filho - Cadori Pecas e Servicos
02 Gregório Caselani - Bells Calculadoras/M3 Racing/ JR Motos
03 Guilherme Gaspar Cascaes - Cascaes Refrigeracao/Nelson Motos/Jp Rac
04 Raphael Bonet Mozena - Mm Fomento Factoring
05 Jorge Schlickmann Jr  - Nelson Motos / Motosuper
Categoria : B
01 Felipe Augusto Miranda Zanol - Imocx/Husq/Inga/Mr Pro/Acerbis/Motul
02 Sérgio Henrique Klaumann  -  Seka / M3 / Asw
03 Nielsen Paraiso Bueno - Suzuki/Petrobras/Acerbis/Sigvisual/Trans
04 Jackson Feubak - Furious Pneus/Luplast
05 Sérgio Augusto Klaumann - Seka / M3 / Acerbis
Categoria : C
01 Andrey Alexandre da Silveira - Supermercado Chico/Gatorade/Agua Sta Cat
02 Yuri Boeing - Boeing Auto Pecas 
03 Laurindo Zatorski Filho - Ajl Arcondicionado
04 Jean Pierre Buttazzi Junior - Rex Racing/Rinaldi/Dunlop/Prenda/Artoch
05 Joao Jacob De Andrade  - Mercocentro 
Categoria : D
01 Fernando Valandro - Mani Bebidas/Kaiser /Nosso Posto
02 Felipe Legarrea - Posto Mar Azul/Shoppingshow/Ax Motos
03 Clecio Albino - Sup. Sertanejo / Tecnoracing
04 Elio Cani - Cani Motos
Categoria : E
01 Luzenir Jose Cardoso - Cabanas Cores do Rosa
02 Marcio Fabriani do Nascimento - Posto Nestor/Agropet/Vidroma/Walmorzinho
03 Vitor Pinheiro Siqueira - J. Piaget Dust Off Road Vortex
04 Jose Carlos Vitorio - Kallu Mat Cons/Casa Da Instalacao/Soroca






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