X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Final Brasileiro de Enduro FIM - S Tomé das Letras – MG
Publicado em: 09/10/2007
Clique e saiba mais

Felipe Zanol é pentacampeão brasileiro de enduro
Texto: Equipe MotoX/André Alcantara - Fotos: André Alcantara/Divulgação


 A equipe de Felipe Zanol festejou o penta-campeonato brasileiro do piloto mineiro


Felipe Zanol
O Enduro das Pedras, realizado nos dias 29 e 30 de setembro em São Tomé das Letras, MG, definiu a classificação final do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM. A cidade, que é a quarta mais alta do Brasil, com 1440 metros de altitude, está situada em cima de uma montanha de quartzo no sul de Minas Gerais e faz parte da famosa ER (Estrada Real).  

A final do brasileiro foi em um cenário cheio de montanhas e pedras, a prova foi composta por duas especiais de enduro, um cross test e um extreme teste, considerado por muitos o mais difícil do campeonato e todo natural. Os pilotos tinham que dar a volta em uma montanha com muitos degraus, alguns momentos lembravam uma prova de Trial. As especiais estavam muito técnicas e perigosas, com degraus e muitas erosões.

O mineiro Felipe Augusto Zanol conquistou o pentacampeonato brasileiro de Enduro FIM. Ele fechou a temporada com o primeiro lugar na categoria B e também no geral entre todas as categorias. Das 14 etapas da competição disputadas ao longo do ano, Zanol venceu 13 e fez um terceiro lugar. "A temporada foi mais fácil que as anteriores porque eu me preparei melhor e também porque contei com uma excelente estrutura de equipe", contou o pentacampeão. "Agora vou me preparar para o Rally dos Amigos, que faz parte do Brasileiro de Rally Cross Country, e também para o Six Days, que será disputado no Chile de 12 à 19 de novembro", planeja. 


Gregório Caselani comemorou seu primeiro título brasileiro


As pedras, como já diz o nome do enduro, são a grande dificuldade das trilhas de São Tomé das Letras
Na categoria A o esperado duelo entre Humberto Cadori, de Santa Catarina e Gregório Caselani, do Rio Grande do Sul, acabou não ocorrendo. O catarinense enfrentou problemas logo no primeiro dia e abandonou, fato que repetiu-se no segundo dia facilitando a vida do gaúcho que assim só administrou a conquista de seu primeiro título de campeão brasileiro.

Caselani também enfrentou problemas: "No Cross test, acabei quebrando a pinça do disco dianteiro, perdi alguns segundos, depois fui para o Extreme test, sem freio dianteiro, o que dificultou um pouco na descida. Mas chegando no parque de trabalho minha equipe já tinha desmontado a outra moto e só estava me esperando para consertar o estrago, tínhamos uns 20 minutos. Com 15 minutos a minha moto estava pronta para a segunda volta, graças a um belo trabalho da equipe", afirmou o campeão da categoria A.

O caxiense fez uma longa lista de agradecimentos após a conquista. "Quero agradecer toda a minha equipe (Índio, Antônio, Fabiano, Volnei), a minha namorada, Letícia, aos meus pais, Sidnei e Salette, a todo o pessoal da IMOCX (Celsinho, Júnior, Felipe, Danilo), o Felipe Zanol (Pentacampeão Brasileiro de Enduro) que me ensinou muita coisa, os meus patrocinadores, a todo mundo que sempre acreditou em mim me dando força para mais esta conquista, e a Deus que esteve comigo durante todo o campeonato fazendo com que eu não me machucasse em nenhum momento".


Prova encerrou a temporada do Brasileiro de Enduro
A prova de São Tomé das Letras definiu também os campeões das demais categorias.  Na C, o vencedor foi Andrey Alexandre Silveira. Fernando Valandro levou o título da D e Vitor Pinheiro Siqueira conquistou o troféu da E. 

2008

Mal terminou a temporada 2007 e a CBM já começa a estruturar a próxima, que deverá contar com 16 etapas e a maior novidade poderá ser o Enduro de Natal, no Rio Grande do Norte.

O cronograma de provas já está sendo fechado. "Estamos montando o calendário 2008 e os organizadores e federações que tiverem interesse de ter suas provas incluídas no Brasileiro devem entrar em contato o mais rápido possível", afirma o vice-Presidente da CBM e Presidente da Comissão de Enduro Assis Aquino, que veio do Rio Grande do Norte para prestigiar a prova.

Informações sobre a próxima temporada podem ser obtidas pelo fone (0xx84) 3206-4601 ou pelo e-mail assisaquino@cbm.esp.br.

Resultados

Categoria : A
01 Silvio Pelegrini -
02 Gregório Caselani - Bells Calculadoras/M3 Racing/ JR Motos
03 Flavio Castro Diniz -
Categoria : B
01 Felipe Augusto Miranda Zanol - Imocx/Husq/Inga/Mr Pro/Acerbis/Motul
02 Nielsen Paraiso Bueno - Suzuki/Petrobras/Acerbis/Sigvisual/Trans
03 Jackson Feubak
Categoria : C
01 Paulo Pelegrini
02 Jean Pierre Buttazzi Júnior
03 Andrey Alexandre da Silveira - Supermercado Chico/Gatorade/Agua Sta Cat
Categoria : D
01 Thiago Veloso
02 Fernando Valandro - Mani Bebidas/Kaiser /Nosso Posto
03 Sergio Lopes Mendonça
Categoria : E
01 Vitor Pinheiro Siqueira - J. Piaget Dust Off Road Vortex
02 João Paulo Belli -
03 Daywson José de Souza

Classificação Final do Campeonato

Categoria : A
01 Gregorio Caselani 288 pontos
02 Humberto Cadori Filho 260
03 Luciano Luiz Farias 150
04 Dimitris Antonio Rusezyk Junior 88
05 Silvio Pedro de Oliveira Pelegrini 83
Categoria : B
01 Felipe Augusto Zanol 341 pontos
02 Nielsen Bueno 260
03 Sergio Henrique Klaumann 235
04 Sergio Augusto Klaumann 153
05 Jackson Feubak 135
Categoria : C
01 Andrey Alexandre Silveira 289 pontos
02 Jean Pierre Buttazzi Junior 166
03 Genaro Russo Santos 96
04 Clodoaldo Shoji Uemura 89
05 Luigi Colella 87
Categoria : D
01 Fernando Valandro 247 pontos
02 Thiago Mendonca Veloso 231
03 Francisco Dios Carril 139
04 Marcio Tazzinazzo 85
05 Felipe Legarrea 73
Categoria : E
01 Vitor Pinheiro Siqueira 251 pontos
02 Joao Paulo Ribeiro Belli 146
03 Wagner Felipe Roncon 79
04 Richardson Camargo 74
05 Jose Carlos Vitório Paulo Lopes 68






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet