X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

5ª e 6ª etapas - Brasileiro de Enduro FIM - Belo Horizonte - MG
Publicado em: 20/07/2010
Clique e saiba mais

Felipe Zanol vence prova que homenageou seu pai, Jacy Zanol
Redação MotoX.com.br - Fotos: Divulgação


Prova passou por trilhas tradicionais de Minas Gerais
Foto: Divulgação MormaiiMX

Considerada o berço do Enduro no Brasil, a região de Macacos, na Grande Belo Horizonte (MG), recebeu no último final de semana a 5ª e 6ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro. Passando por tradicionais pontos de encontro de trilheiros e pilotos da região a prova foi batizada de Enduro do Véio Jacy, homenagem ao pai de Felipe Zanol, que acompanha o filho campeão nacional desde o início da carreira e até hoje é um grande incentivador do esporte em Minas Gerais.


Felipe Zanol segue invicto no campeonato
Foto: Edmilson Teixeira
Montada nas trilhas mais tradicionais de Belo Horizonte, a prova contou com especiais bem técnicas e travadas, com muitas pedras, dificultando a vida dos pilotos que percorreram três voltas por dia. O circuito incorporou as trilhas da Matinha, Inflação, Tapete Branco, 50 Metros Rasos, "Playstation", entre outras, todas muito famosas entre os praticantes da modalidade.

Felipe Zanol, que já havia vencido as duas primeiras rodadas do campeonato,  ganhou também a etapa mineira, e ficou mais próximo de seu sexto título nacional. Mas o fim de semana não foi fácil para o piloto que, mesmo sem a presença de Nielsen Bueno, seu principal adversário que estava competindo no Brasileiro de Motocross na mesma data, tinha a pressão de correr em casa. 

No primeiro dia a vitória na geral foi de Gian Coscarelli. Zanol finalizou no segundo lugar ainda com a vitória na classe E1. "Acabei me descuidando e não consegui imprimir um bom ritmo. O fato do meu principal adversário não ter participado da corrida me deixou mais tranquilo na luta pelo título e com isso relaxei e me descuidei, deixando a vitória escapar", declarou o piloto da Gas Gas.

Já no dia seguinte, mais concentrado, Zanol imprimiu um bom ritmo, conseguindo uma larga vitória na geral e na E1, isolando-se ainda mais na liderança do campeonato. "No domingo, desde o inicio me senti melhor e venci com tranquilidade. A corrida foi bem legal, ainda mais com uma homenagem para meu pai", comentou o piloto mineiro, que já está recuperado da lesão no pulso, ocorrida durante uma etapa do Mundial de Enduro. "Eu vinha me recuperando de um machucado no pulso, felizmente agora já estou 100%, completamente recuperado. Foi uma corrida muito disputada, visto que as especiais aconteceram em trilhas tradicionais da capital mineira", completou. 


Enduro do Véio Jacy: nome da competição foi homenagem ao pai de Felipe Zanol, veterano trilheiro que esteve presente acompanhando mais uma vitória do filho
Foto: Rodrigo Caleghini

Líder do campeonato na E2, Gregório Caselani, não teve uma boa etapa e assistiu a vitória do mineiro Rigor Rico na soma dos dois dias.  "O resultado não foi dos melhores, tive que andar com muito cuidado, preservando o dedo principalmente e a moto, mas mesmo assim acabei batendo a mão na última curva da última especial do sábado", contou o gaúcho, que correu com o ligamento do dedo rompido, andando com cuidado para não agravar a lesão.

"Larguei no domingo para colocar um ritmo um pouco mais forte, mas novamente bati os dedos em uma árvore e pensei em abandonar, pois estava doendo muito. Saí na última volta apenas para terminar a prova e marcar alguns pontos. Foi um resultado bom para o campeonato, já que consegui abrir vantagem na categoria e subir de classificação na geral", disse Caselani ao final da etapa.

As demais categorias foram vencidas por Halisson "Cascata" Santos (E3A), Cassius Nunes (E3B), Fábio Nascimento (E4) e Eduardo Starling (E5).

O Enduro Véio Jacy, válido pela 5ª e 6ª etapas do Brasileiro de Enduro FIM e 1ª e 2ª etapas do Campeonato Mineiro, teve o patrocínio de Motostreet, Terra Motos, Motozart, Morato Motos, ASW, Luchese Motos e Água Mineral Ingá. A organização ficou por conta do Trail Clube de Minas Gerais (TCMG) e Moto Clube Cerrado, com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Resultados - Soma dos dois dias

E1
1º - Felipe Zanol - Gas Gas - 50 pontos
2º - Márcio Stancioli - KTM - 42 pontos
3º - Gabriel Badaró - Kawasaki - 40 pontos
4º - André Barbosa - Gas Gas - 35 pontos
5º - Robison Fortes - Honda - 32 pontos

E2
1º - Rigor Rico - Kawasaki - 45 pontos 
2º - Gian Coscarelli - TM - 43 pontos
3º - Ripi Galileu - Kawasaki - 42 pontos
4º - Rômulo Bottrel - Yamaha - 38 pontos
5º - Gregório Caselani - Gas Gas - 33 pontos

E3A
1º - Halisson Santos (Cascata) - Honda - 47 pontos
2º - Francisco Marino - Suzuki - 45 pontos
3º - Roberto Lamego - 42 pontos
4º - Renato Martins - Yamaha - 34 pontos
5º - Marcos Bettoni - KTM - 33 pontos

E3B
1º - Cassius Nunes - BMW - 50 pontos
3º - Hugo Morato - 42 pontos
2º - Cléber Sacramento - Yamaha - 42 pontos
4º - Benito Godoi - 36 pontos
5º - Sérgio Coelho - Honda - 31 pontos

E4
1º - Fábio Nascimento - Honda - 47 pontos
2º - Ronald Santi - Honda - 47 pontos
3º - Deividy de Zorzi - Honda - 40 pontos
4º - Cristiano de Matos - 36 pontos
5º - Vitor Pontes - 32 pontos

E5
1º - Eduardo Starling - Honda - 50 pontos
2º - Henrique Becker - 42 pontos
3º - Rafael Borges - Yamaha - 36 pontos
4º - Vinícius Batista - Kawasaki - 32 pontos
5º - Alesson Correia - Honda - 29 pontos






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet