Tim Gajser vence quarto GP na temporada com prova de recuperação incrível
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Ray Archer / J. P. Acevedo / Pascal Haudiquert / Bavo
Largada MXGP
Oh, que corrida o GP da Letônia! Se alguém ainda tinha dúvidas que a nova geração - representada por Romain Febvre e Tim Gajser - veio para tomar conta da classe MXGP, elas não mais existem após o primeiro terço da temporada. Nos seis primeiros GPs (de 18) apenas Febvre (2) e Gajser (4) venceram. Antonio Cairoli por pouco não faturou a etapa de hoje, mas uma ultrapassagem no final da etapa virou o jogo a favor do esloveno.
Corridas
Tim Gajser
A pista de Kegums é considerada uma das melhores do campeonato. Arenosa em boa medida, sem exageros, com um belo traçado e bons saltos. Vai ficando bem mais desafiadora ao longo do final de semana, principalmente nesse que contou com três categorias do Europeu de Motocross. O único senão é a primeira curva à direita, propensa a causar enroscos na largada.
E na primeira bateria quem se enroscou logo no gate foi o belga Clement Desalle, destruindo qualquer chance de uma boa corrida. Antonio Cairoli saiu na frente com Tim Gajser em segundo e Max Nagl em terceiro.
Antonio Cairoli
Na terceira volta Gajser dá o bote em Cairoli para liderar até a bandeirada. No finalzinho sofreu pressão de Max Nagl, que superou o italiano a três voltas do fim, mas não conseguiu aproximação suficiente para tentar o ataque antes da bandeirada.
Romain Febvre chegou a ocupar a quarta posição no início da corrida, mas sofreu uma pequena queda na quarta volta e, apesar de voltar rapidamente ao quinto posto, não avançou mais durante a bateria, chegando atrás de seu companheiro de equipe Jeremy van Horebeek.
Segunda bateria
Max Nagl
A segunda bateria começou novamente com o trio Cairoli, Gajser e Nagl na frente, mas logo a corrida teria toques mais dramáticos. Ao final da primeira volta Gajser perdeu o controle no final da sequência de ondulações e o alemão que vinha logo atrás não teve como desviar.
Nagl levanta e retorna à disputa na 13ª posição. Paga o esloveno o saldo do acidente foi pior. Além de machucar a mão (atingida pela moto de Nagl) perde tempo para levantar e tem que recomeçar a batalha na 23ª colocação.
Romain Febvre
Com o acidente, Cairoli aproveita e tanta uma arrancada para se isolar na liderança. Chegou a abrir sete segundos de Romain Febvre, mas após algumas voltas o francês passa a recuperar terreno em relação ao italiano. A ultrapassagem pela liderança aconteceria na 11ª de 17 voltas.
Enquanto isso as recuperações de Nagl e Gajser tornam-se o foco das atenções. Ambos os pilotos imprimem um ritmo espetacular, mas volta a volta o esloveno da Gariboldi Honda vai encostando no alemão. Com Horebeek isolado na terceira posição, Cairoli tem a vitória provisória do GP nas mãos, desde que Nagl segure o quarto posto frente o ataque de Gajser, mas isso não acontece.
Kevin Strijbos e Ben Townley disputaram o mesmo espaço em mais de uma ocasião na Letônia
Pouco antes de abrirem a última volta Gajser passa Nagl que pouco faz para reagir. A vitória da etapa fica com Tim Gajser por apenas um ponto!
Fato interessante da corrida foi o choque na largada entre os pilotos oficiais da Suzuki Kevin Strijbos e Ben Townley. O neozenlandês levou a pior caindo para fora da pista, enquanto Strijbos ganhou um furo na tampa da embreagem. O belga avançou até a terceira posição quando, na 12ª volta, sua moto perde rendimento pela falta de óleo forçando o abandono.
Pódio geral da etapa: Gajser, Cairoli e Febre, na ordem. Pelo campeonato Febvre permanece na liderança com apenas um ponto a mais que Gajser.
Jeremy van Horebeek
Tim Gajser comemora a vitória com a família e membros da equipe
Ano passado tive a certeza que Romain Febvre estava pronto e determinado a conquistar o título durante a etapa de Maggiora, onde sofreu aquela assustadora e hoje famosa queda, mas retornou à prova com a moto toda torta para terminar em sexto. Naquela situação noventa por cento dos demais pilotos teria desistido ou apenas passeado até a bandeirada. Neste GP da Letônia tive a mesma certeza em relação a Tim Gajser. A recuperação na segunda bateria, com a mão machucada, foi obra de um raro campeão. Mesmo após a bandeirada, avisado por sua equipe que tinha faturado o GP, o piloto não se conformava em ter desperdiçado a chance de uma dupla vitória. Teremos uma disputa interessante pelo título nesse campeonato.
"Não posso acreditar que vencemos hoje! Na queda foi feia e sinto muitas dores. Assim que peguei a moto de volta não tinha ideia da posição que ocupava - apenas queria atacar novamente. Eu tinha um bom traçado e estava forçando bastante na seção de ondulações, onde fiz a maioria das ultrapassagens. Não tinha ideia da posição que ocupava na geral, apenas vi "Nagl" no meu pit board. Não sabia o que significava, apenas dei tudo para ultrapassá-lo. Foi, definitivamente, minha maior vitória na MXGP, sem dúvida".
Pódio MXGP
MX2 - A categoria do Herlings
Largada MX2
O que dizer da MX2: Apenas que Herlings continua vencendo e vencendo. Ganhou tudo até agora esse ano. Todas as classificatórias e todas as baterias. O holandês faturou a primeira bateria com "apenas" 32 segundos de vantagem sobre o segundo colocado.
Na segunda corrida voltou a ser aquele antigo Herlings de anos atrás onde não bastava vencer, mas tinha que espancar a concorrência. Abriu mais de um minuto com a melhor volta mais rápida que o principal oponente em nada menos que 3 segundos! Na verdade Herlings virou em ambas as baterias pelo menos um segundo mais rápido que os pilotos da MXGP. Inclusive fez 18 voltas na segunda bateria, colocando volta até no sétimo colocado. A segunda bateria na MXGP teve apenas 17 voltas.
Esse é o ângulo que os adversário enxergam Jeffrey Herlings, quando ele está al alcance da vista...
Max Anstie finalmente completou duas baterias esse ano.
Tudo isso nos faz pensar porquê Herlings ainda não subiu para a classe principal. O holandês está trás de recordes, essa, aparentemente é sua motivação. Os dois últimos anos marcados por lesões adiaram sua "promoção". Ele quer o terceiro título na categoria, e se conseguir um campeonato perfeito, vencendo todas as baterias, consegue um fato histórico inédito.
Falando nos demais pilotos.... Foi bom ver Max Anstie completar as duas baterias de um GP. Até aqui o retrospecto do britânico no campeonato era de uma bateria completada e outra abandona com problemas mecânicos por GP neste ano. Anstie foi segundo colocado nas duas baterias, resultado consistente com sua capacidade. No campeonato, entretanto, é apenas nono colocado em virtude dos problemas nos cinco primeiros GPs.
Jeremy Seewer conquistou o quinto pódio na temporada
O terceiro degrau no pódio ficou com o suíço Jeremy Seewer via 4-3 nas baterias. Pauls Jonass, terceiro colocado na primeira corrida, caiu na segunda largada e depois caiu novamente para completar a corrida apenas em 14º.
O próximo GP já é semana que vem com mudança de solo. Do piso macio de Kegums para o chão duro (e esburacado) de Teutschenthal, Alemanha.
Pódio MX2
Vídeo
Resultados
1 |
243 |
Gajser, Tim |
SLO |
HON |
25 |
18 |
43 |
2 |
222 |
Cairoli, Antonio |
ITA |
KTM |
20 |
22 |
42 |
3 |
461 |
Febvre, Romain |
FRA |
YAM |
16 |
25 |
41 |
4 |
89 |
Van Horebeek, Jeremy |
BEL |
YAM |
18 |
20 |
38 |
5 |
12 |
Nagl, Maximilian |
GER |
HUS |
22 |
16 |
38 |
6 |
777 |
Bobryshev, Evgeny |
RUS |
HON |
12 |
15 |
27 |
7 |
23 |
Charlier, Christophe |
FRA |
HUS |
13 |
13 |
26 |
8 |
8 |
Townley, Ben |
NZL |
SUZ |
14 |
8 |
22 |
9 |
24 |
Simpson, Shaun |
GBR |
KTM |
7 |
14 |
21 |
10 |
32 |
Potisek, Milko |
FRA |
YAM |
10 |
10 |
20 |
11 |
92 |
Guillod, Valentin |
SUI |
YAM |
8 |
11 |
19 |
12 |
7 |
Leok, Tanel |
EST |
KTM |
9 |
9 |
18 |
13 |
259 |
Coldenhoff, Glenn |
NED |
KTM |
11 |
6 |
17 |
14 |
22 |
Strijbos, Kevin |
BEL |
SUZ |
15 |
0 |
15 |
15 |
100 |
Searle, Tommy |
GBR |
KAW |
0 |
12 |
12 |
16 |
45 |
Nicholls, Jake |
GBR |
HUS |
5 |
5 |
10 |
17 |
685 |
Lenoir, Steven |
FRA |
HON |
1 |
7 |
8 |
18 |
17 |
Butron, Jose |
ESP |
KTM |
4 |
4 |
8 |
19 |
151 |
Kullas, Harri |
EST |
KTM |
6 |
0 |
6 |
20 |
999 |
Goncalves, Rui |
POR |
HUS |
0 |
3 |
3 |
21 |
177 |
Jasikonis, Arminas |
LTU |
KAW |
2 |
1 |
3 |
22 |
25 |
Desalle, Clement |
BEL |
KAW |
3 |
0 |
3 |
23 |
156 |
Heidecke, Angus |
GER |
KTM |
0 |
2 |
2 |
1 |
84 |
Herlings, Jeffrey |
NED |
KTM |
25 |
25 |
50 |
2 |
99 |
Anstie, Max |
GBR |
HUS |
22 |
22 |
44 |
3 |
91 |
Seewer, Jeremy |
SUI |
SUZ |
18 |
20 |
38 |
4 |
152 |
Petrov, Petar |
BUL |
KAW |
15 |
18 |
33 |
5 |
4 |
Ferrandis, Dylan |
FRA |
KAW |
16 |
15 |
31 |
6 |
6 |
Paturel, Benoit |
FRA |
YAM |
12 |
16 |
28 |
7 |
41 |
Jonass, Pauls |
LAT |
KTM |
20 |
7 |
27 |
8 |
189 |
Bogers, Brian |
NED |
KTM |
11 |
14 |
25 |
9 |
172 |
Van doninck, Brent |
BEL |
YAM |
14 |
10 |
24 |
10 |
10 |
Vlaanderen, Calvin |
NED |
KTM |
13 |
9 |
22 |
11 |
161 |
Östlund, Alvin |
SWE |
YAM |
9 |
12 |
21 |
12 |
95 |
Justs, Roberts |
LAT |
KTM |
6 |
13 |
19 |
13 |
321 |
Bernardini, Samuele |
ITA |
TM |
10 |
6 |
16 |
14 |
338 |
Herbreteau, David |
FRA |
HON |
7 |
8 |
15 |
15 |
18 |
Brylyakov, Vsevolod |
RUS |
KAW |
0 |
11 |
11 |
16 |
747 |
Cervellin, Michele |
ITA |
HON |
8 |
0 |
8 |
17 |
223 |
Tropepe, Giuseppe |
ITA |
HUS |
2 |
4 |
6 |
18 |
71 |
Graulus, Damon |
BEL |
HON |
4 |
2 |
6 |
19 |
29 |
Jacobi, Henry |
GER |
HON |
0 |
5 |
5 |
20 |
132 |
Kutsar, Karel |
EST |
KTM |
5 |
0 |
5 |
21 |
66 |
Larranaga Olano, Iker |
ESP |
KTM |
3 |
1 |
4 |
22 |
40 |
Zecchina, Simone |
ITA |
YAM |
0 |
3 |
3 |
23 |
426 |
Mewse, Conrad |
GBR |
HUS |
1 |
0 |
1 |
Classificação Geral
1 |
461 |
Febvre, Romain |
FRA |
YAM |
260 |
2 |
243 |
Gajser, Tim |
SLO |
HON |
259 |
3 |
222 |
Cairoli, A. |
ITA |
KTM |
213 |
4 |
12 |
Nagl, M. |
GER |
HUS |
203 |
5 |
89 |
Van Horebeek, J. |
BEL |
YAM |
200 |
6 |
777 |
Bobryshev, E. |
RUS |
HON |
197 |
7 |
24 |
Simpson, Shaun |
GBR |
KTM |
143 |
8 |
22 |
Strijbos, K. |
BEL |
SUZ |
142 |
9 |
259 |
Coldenhoff, G. |
NED |
KTM |
121 |
10 |
92 |
Guillod, V. |
SUI |
YAM |
116 |
11 |
100 |
Searle, Tommy |
GBR |
KAW |
110 |
12 |
23 |
Charlier, C. |
FRA |
HUS |
98 |
13 |
25 |
Desalle, C. |
BEL |
KAW |
82 |
14 |
32 |
Potisek, Milko |
FRA |
YAM |
79 |
15 |
8 |
Townley, Ben |
NZL |
SUZ |
71 |
16 |
17 |
Butron, Jose |
ESP |
KTM |
69 |
17 |
7 |
Leok, Tanel |
EST |
KTM |
58 |
18 |
77 |
Lupino, A. |
ITA |
HON |
46 |
19 |
21 |
Paulin, G. |
FRA |
HON |
37 |
20 |
685 |
Lenoir, Steven |
FRA |
HON |
37 |
21 |
400 |
Yamamoto, Kei |
JPN |
HON |
24 |
22 |
151 |
Kullas, Harri |
EST |
KTM |
20 |
23 |
45 |
Nicholls, Jake |
GBR |
HUS |
13 |
24 |
37 |
Krestinov, G. |
EST |
HON |
8 |
25 |
19 |
Philippaerts, D. |
ITA |
YAM |
7 |
26 |
225 |
Andrade, E. |
MEX |
YAM |
7 |
27 |
212 |
Dewulf, J. |
BEL |
KTM |
6 |
28 |
177 |
Jasikonis, A. |
LTU |
KAW |
5 |
29 |
444 |
Fanello, E. |
ARG |
YAM |
4 |
30 |
112 |
Trossero, M. |
ARG |
YAM |
3 |
31 |
999 |
Goncalves, Rui |
POR |
HUS |
3 |
32 |
31 |
Snow, Alex |
GBR |
YAM |
3 |
33 |
156 |
Heidecke, A. |
GER |
KTM |
3 |
34 |
58 |
Carranza, N. |
ARG |
HON |
1 |
35 |
702 |
Schmit, Marco |
ARG |
YAM |
1 |
36 |
171 |
Penjan, T. |
THA |
HON |
1 |
|
1 |
84 |
Herlings, J. |
NED |
KTM |
300 |
2 |
91 |
Seewer, Jeremy |
SUI |
SUZ |
230 |
3 |
41 |
Jonass, Pauls |
LAT |
KTM |
193 |
4 |
152 |
Petrov, Petar |
BUL |
KAW |
165 |
5 |
59 |
Tonkov, A. |
RUS |
YAM |
163 |
6 |
6 |
Paturel, B. |
FRA |
YAM |
154 |
7 |
321 |
Bernardini, S. |
ITA |
TM |
133 |
8 |
18 |
Brylyakov, V. |
RUS |
KAW |
132 |
9 |
99 |
Anstie, Max |
GBR |
HUS |
126 |
10 |
161 |
Östlund, Alvin |
SWE |
YAM |
110 |
11 |
172 |
Van doninck, B. |
BEL |
YAM |
102 |
12 |
95 |
Justs, Roberts |
LAT |
KTM |
84 |
13 |
10 |
Vlaanderen, C. |
NED |
KTM |
82 |
14 |
101 |
Zaragoza, J. |
ESP |
HON |
78 |
15 |
4 |
Ferrandis, D. |
FRA |
KAW |
75 |
16 |
64 |
Covington, T. |
USA |
HUS |
70 |
17 |
189 |
Bogers, Brian |
NED |
KTM |
50 |
18 |
46 |
Pootjes, Davy |
NED |
KTM |
48 |
19 |
71 |
Graulus, Damon |
BEL |
HON |
43 |
20 |
29 |
Jacobi, Henry |
GER |
HON |
42 |
21 |
919 |
Watson, Ben |
GBR |
HUS |
39 |
22 |
251 |
Getteman, Jens |
BEL |
KTM |
32 |
23 |
338 |
Herbreteau, D. |
FRA |
HON |
30 |
24 |
747 |
Cervellin, M. |
ITA |
HON |
29 |
25 |
132 |
Kutsar, Karel |
EST |
KTM |
24 |
26 |
88 |
van der Vlist, F. |
NED |
KAW |
23 |
27 |
14 |
Valente, C. |
SUI |
KTM |
20 |
28 |
97 |
Ivanov, M. |
BUL |
KTM |
11 |
29 |
175 |
Garrido, V. |
ARG |
YAM |
8 |
30 |
129 |
Gomez , C. |
MEX |
YAM |
8 |
31 |
66 |
Larranaga Olano, I. |
ESP |
KTM |
8 |
32 |
223 |
Tropepe, G. |
ITA |
HUS |
6 |
33 |
40 |
Zecchina, S. |
ITA |
YAM |
6 |
34 |
194 |
Vasquez, J. |
CHL |
HON |
5 |
35 |
510 |
Sanchez, O. |
MEX |
KAW |
5 |
36 |
500 |
Yasuhara, N. |
JPN |
YAM |
5 |
37 |
107 |
van Berkel, L. |
NED |
HUS |
3 |
38 |
197 |
Toya, Igniacio |
ARG |
HON |
2 |
39 |
611 |
Kriger, Nahuel |
ARG |
SUZ |
2 |
40 |
86 |
Danke, Felipe |
CHL |
KAW |
1 |
41 |
52 |
Ueda, Shota |
JPN |
KAW |
1 |
42 |
28 |
Hallgren, Ben |
THA |
YAM |
1 |
43 |
426 |
Mewse, Conrad |
GBR |
HUS |
1 |
44 |
75 |
Roosiorg, H. |
EST |
KTM |
1 |
|