Janaína Souza passa perto da vitória na classe feminina em Gouveia, Portugal
Redação MotoX.com.br - Foto: Divulgação
Janaína Souza em ação na prova portuguesa
Disputa neste fim de semana
em paralelo ao Mundial de Enduro, a terceira etapa do Campeonato Português da modalidade contou com a participação da brasileira Janaína Souza. A atleta patrocinada pela Celcru Motos, IMS e Motofield, esteve próxima da vitória na categoria feminina (Senhoras) em sua estreia internacional, mas o panorama mudou após a apresentação de um recurso que provocou a sua desclassificação.
Jana terminou o dia com o melhor tempo na soma total: 1h14min28seg. Vera Dias, a segunda mais rápida, levou cerca de nove minutos a mais para percorrer o percurso. Dona da terceira marca, Bruna Antunes completou o trajeto com mais 20 minutos de atraso em relação à atual campeã brasileira.
No entanto, um imprevisto em uma das especiais atrapalhou o resultado final. "No meio do Cross Teste tive problemas mecânicos, perdi muito tempo e acabei terminando a especial empurrando a moto. Fui com a moto até minha equipe, onde consegui ajuda e o problema foi solucionado, retornando assim a prova. Entraram com um recurso contra mim por ter recebido ajuda da minha equipe e isso não podia de acordo com regulamento. Acabei perdendo a etapa e não pontuando", contou Jana.
"Mesmo vencendo o prólogo fui a última da categoria a largar e já com o terreno bastante destruído. Os deslocamentos exigiam muita atenção, pois tinha muita lama, pedra e como muitas motos passaram ali as cavas estavam cada vez mais fundas". A chuva deixou a prova tão complicada que a organização optou pelo cancelamento do Campeonato Nacional no segundo dia, quando somente o Mundial prosseguiu.
A brasileira considerou a participação um grande aprendizado. Ela venceu o Enduro Teste, enquanto o Extreme Teste foi cancelado e no Cross Teste os problemas na moto apreceram. "Ganhei, perdi e aprendi. Enfim fiz o meu melhor e mostrei para todos o que vim fazer em Portugal. Agradeço demais a todos que tornaram esse sonho possível, aos amigos que ficaram na torcida e aos patrocinadores por acreditarem no meu trabalho", completou a piloto.