Dungey conquista por antecipação o terceiro título no motocross 450. Classe 250 promete final eletrizante
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Garth Milan / Simon Cudby
Ryan Dungey
Ryan Dungey conquistou no último sábado, durante a 11ª etapa, seu terceiro título no Lucas Oil AMA Motocross. O piloto precisava apenas de um segundo lugar em qualquer uma das baterias realizadas no Miller Motorsports Park, mas não se contentou apenas com o título e saiu do circuito com uma dupla vitória em cima do campeão de 2014 - e antigo companheiro de equipe - Ken Roczen.
Absoluto na pista, mesmo sem precisar, Dungey confirmou com seu desempenho em Utah ser o melhor piloto do ano nos Estados Unidos, indiscutívelmente. Em abril ele já havia garantido seu segundo título no Supercross, quando ainda restavam três etapas para o final do campeonato.
No outdoor, Dungey enfrentou algumas dificuldades no início da temporada. Penou um pouco para conseguir o melhor acerto de sua KTM, enquanto Eli Tomac dominava solenemente as baterias. Entretanto o reinado do piloto da Geico Honda durou apenas cinco baterias, na sexta uma forte queda causou a lesão no ombro que o tirou de ação e da disputa pelo título.
Com Tomac fora, ninguém mais foi capaz de segurar Dungey, que ao longo do campeonato acertou-se definitivamente com a moto e tratou de garantir o título prova a prova.
Enquanto a questão sobre Tomac era apenas "quando" (não "se") iria cair e suas consequências, Dungey utilizou sua estratégia de permanecer sempre em pé e o mais próximo possível da vitória. Em 22 baterias cometeu apenas dois deslizes: um em Glen Helen, quando sua moto apresentou problemas elétricos e apagou, outro na lama em Budds Creek. Em todas as outras baterias o campeão chegou em primeiro ou no máximo em segundo. É difícil bater uma cara assim!
Equipe KTM comemora mais um título
Colabora com o histórico de Dungey sua técnica apuradíssima e a habilidade de se manter longe de confusões. Mesmo em situações limite tudo parece estar sob controle. Seu estilo de pilotagem, na minha opinião, é muito similar a outros dois ícones do esporte: Chad Reed e Jeremy McGrath.
Mais um fator que sou obrigado a comentar é a presença do treinador Aldon Baker ao seu lado. Baker é como uma fábrica de campeões, alguém que sabe trabalhar não apenas o programa de treinos de seus pilotos, mas também lapidar mentes de campeões. Obviamente um Roger DeCoster para supervisionar as coisas também não atrapalha. Foi tudo isso que Ken Roczen trocou quando saiu da KTM a favor da maior liberdade e um cheque inicial mais gordo (antes dos bônus por vitórias ou títulos) na Suzuki. Eu acredito que o alemão volte a conquistar títulos, mas além do físico voltar à melhor forma ele vai precisar de um tempinho extra para acertar tudo e retornar ao nível de performance de 2014.
Corridas em Utah
Ken Roczen
Sobre as corridas da 450, não há muito a dizer. Dungey manteve-se por perto de Roczen, que liderou boa parte das duas baterias, e no momento apropriado deu o bote. Justin Barcia, que vinha se destacando nas etapas recentes, não conseguiu manter o ritmo dos ponteiros e apesar das costumeiras boas largadas, completou as corridas em quinto e terceiro. Subiu ao pódio pelo critério de desempate sobre Blake Baggett (4-4), piloto em seu primeiro ano na classe principal que também subiu de produção na fase final do campeonato. Colocando a terceira Suzuki entre os cinco primeiros em Utah veio Broc Ticle (3-5).
Palavras de Dungey após o pódio: "A sensação nesse campeonato é maior que em outros, pois sinto que batalhamos mais pela vitória. Tinhamos uma moto nova e eu tinha um novo programa de treinamento e tudo funcionou da melhor maneira possível. Cheguei aqui com a intenção de vencer as duas baterias, qualquer que fosse o cenário. Podia ter administrado, claro, mas queria correr para vencer e deixar claro que levei o campeonato para casa hoje".
Pódio 450
250 - Drama previsto para a próxima etapa
Marvin Musquin
Dois são os nomes principais na classe 250 este ano e você já sabe: Jeremy Martin e Marvin Musquin. O atual campeão, que dominou em 2014, encontrou um osso mais duro de roer em 2015. A batalha entre os dois está interessantíssima e nesta fase final os nervos tendem a florescer enquanto a pressão cresce sobre os ombros de ambos. Foi a terceira etapa onde a diferença de apenas dois pontos entre os dois permaneceu inalterada.
Jeremy teve momentos em dois extremos da sorte em Utah. Na largada da primeira bateria se enroscou numa confusão durante a primeira volta e teve um longo caminho de recuperação após a primeira passagem em 24º. Enquanto Musquin liderava alcançou a quarta posição, mas ainda faturou o terceiro lugar de bandeja quando R.J. Hampshire caiu a poucos metros da chegada.
Jeremy Martin
Na segunda bateria tivemos um duelo direto entre os dois candidatos ao título e aí Martin levou a melhor sobre Musquin que lhe cedeu a segunda posição e ficou 10 segundos para trás durante a segunda metade da corrida. Martin ainda recebeu a primeira posição de mão beijada do companheiro de equipe Cooper Webb.
A final em Indiana promete uma disputa histórica. Musquin, se despedindo da classe 250, não terá outras oportunidades de conquistar esse desejado título. Martin quer manter o número um e a liderança que sustenta desde a terceira etapa. Na final a 250 corre depois da 450, o que significará pista em condições mais difíceis. Será uma batalha física, técnica e mental para ambos. Quem será o mais forte?
Os resultados ao vivo você poderá acompanhar na
cronometragem online do AMA Motocross aqui no MotoX.
Vídeo
Resultados
1 |
5 |
Ryan Dungey |
KTM 450 SX-F FE |
1 |
1 |
50 |
Red Bull | KTM |
2 |
1 |
Ken Roczen |
Suz RMZ 450 |
2 |
2 |
44 |
Soaring Eagle | Jimmy Johns |Suz Factory Racing |
3 |
51 |
Justin Barcia |
Yam YZ 450F |
5 |
3 |
36 |
AutoTrader | Toyota |Yam | JGRMX team |
4 |
4 |
Blake Baggett |
Suz RMZ 450 |
4 |
4 |
36 |
Team Yoshimura | Suz Factory Racing |
5 |
20 |
Broc Tickle |
Suz RMZ 450 |
3 |
7 |
34 |
Soaring Eagle | Jimmy Johns |Suz Factory Racing |
6 |
41 |
Trey Canard |
Hon CRF450R |
7 |
6 |
29 |
Team Hon HRC |
7 |
15 |
Dean Wilson |
KTM 450 SX-F FE |
10 |
5 |
27 |
None Listed |
8 |
33 |
Joshua Grant |
Kaw KX 450F |
8 |
8 |
26 |
Monster Energy Kaw |
9 |
377 |
Christophe Pourcel |
Hus FC450 |
9 |
9 |
24 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
10 |
46 |
Phillip Nicoletti |
Yam YZ 450F |
12 |
10 |
20 |
AutoTrader | Toyota |Yam | JGR team |
11 |
21 |
Jason Anderson |
Hus FC450 |
6 |
16 |
20 |
Rockstar Energy | Hus Factory Racing |
12 |
11 |
Kyle Chisholm |
Kaw KX 450F |
13 |
11 |
18 |
Team Chiz |
13 |
29 |
Andrew Short |
KTM 450 SX-F FE |
11 |
14 |
17 |
BTO Sports | KTM |WPS |
14 |
19 |
Justin Bogle |
Hon CRF450R |
14 |
12 |
16 |
GEICO Hon |
15 |
35 |
Kyle Cunningham |
Suz RMZ 450 |
15 |
13 |
14 |
TPJ/Suz/Fly Racing |
16 |
42 |
Ben LaMay |
Hus FC450 |
16 |
15 |
11 |
Munn Racing | Hus |
17 |
285 |
Tony Archer |
Kaw KX 450F |
17 |
18 |
7 |
Traders Racing Kaw |
18 |
131 |
Noah Mcconahy |
Hon CRF450R |
19 |
17 |
6 |
BWR | K1 Speed |
19 |
58 |
Kellian Rusk |
Yam YZ 450F |
18 |
19 |
5 |
CycleTrader.com | Rock River |Yam |
20 |
181 |
Dustin Pipes |
Suz RMZ 450 |
35 |
20 |
1 |
TPJ.com | Fly Racing |
21 |
388 |
Brandan Leith |
Kaw KX 450F |
20 |
21 |
1 |
None Listed |
1 |
1 |
Jeremy Martin |
Yam YZ 250F |
3 |
1 |
45 |
Star Racing | Yam |
2 |
25 |
Marvin Musquin |
KTM 250 SX-F |
1 |
3 |
45 |
Red Bull l KTM |
3 |
17 |
Cooper Webb |
Yam YZ 250F |
2 |
2 |
44 |
Yamalube Star Racing Yam |
4 |
157 |
Aaron Plessinger |
Yam YZ 250F |
4 |
4 |
36 |
Yamalube | Yam |Star Racing |
5 |
38 |
Matthew Bisceglia |
Hon CRF250R |
6 |
6 |
30 |
GEICO Hon |
6 |
16 |
Zachary Osborne |
Hus TC250 |
9 |
5 |
28 |
Rockstar Energy | Hus Factory Racing |
7 |
80 |
RJ Hampshire |
Hon CRF250R |
7 |
7 |
28 |
GEICO Hon |
8 |
31 |
Alex Martin |
Yam YZ 250F |
8 |
8 |
26 |
Cycletrader.com | Rock River |Yam |
9 |
37 |
Joseph Savatgy |
Kaw KX 250F |
5 |
11 |
26 |
Monster Energy | Pro Circuit |Kaw |
10 |
28 |
Jessy Nelson |
KTM 250 SX-F |
11 |
9 |
22 |
Troy Lee Designs | Lucas Oil | Red Bull |KTM |
11 |
40 |
Shane McElrath |
KTM 250 SX-F |
12 |
10 |
20 |
Troy Lee Designs | Lucas Oil |Red Bull | KTM |
12 |
718 |
Toshiki Tomita |
Hon CRF250R |
15 |
13 |
14 |
None Listed |
13 |
95 |
Nick Gaines |
Kaw KX 250F |
16 |
14 |
12 |
Traders Racing Kaw |
14 |
68 |
Christian Craig |
Hon CRF250R |
10 |
32 |
11 |
GEICO Hon |
15 |
47 |
Martin Davalos |
Hus TC250 |
25 |
12 |
9 |
Rockstar Energy | Hus Factory Racing |
16 |
963 |
Chase Marquier |
Hon CRF250R |
14 |
19 |
9 |
Motosport | GPI |Hon |
17 |
232 |
Marshal Weltin |
Yam YZ 250F |
13 |
35 |
8 |
None Listed |
18 |
450 |
Hayden Mellross |
Hon CRF250R |
21 |
15 |
6 |
TiLube/Storm Lake Hon/Buddy Brooks Racing |
19 |
77 |
Justin Starling |
Kaw KX 250F |
18 |
18 |
6 |
Traders Racing Kaw |
20 |
397 |
Brandon Scharer |
Suz RMZ 250 |
22 |
16 |
5 |
Team DirtCandy Yoshimura Suz |
21 |
74 |
Zack Williams |
Yam YZ 250F |
20 |
17 |
5 |
Tenkom Motorsports |
22 |
66 |
Christopher Alldredge |
Kaw KX 250F |
17 |
30 |
4 |
Monster Energy | Pro Circuit |Kaw |
23 |
128 |
Alex Frye |
KTM 250 SX-F |
19 |
20 |
3 |
KTM Orange Brigade Lites |
Classificação Geral
1 |
5 |
Ryan Dungey |
500 |
2 |
51 |
Justin Barcia |
407 |
3 |
1 |
Ken Roczen |
402 |
4 |
4 |
Blake Baggett |
333 |
5 |
377 |
Christophe Pourcel |
291 |
6 |
20 |
Broc Tickle |
287 |
7 |
21 |
Jason Anderson |
283 |
8 |
46 |
Phillip Nicoletti |
229 |
9 |
23 |
Weston Peick |
223 |
10 |
39 |
Fredrik Noren |
206 |
11 |
11 |
Kyle Chisholm |
154 |
12 |
10 |
Justin Brayton |
146 |
13 |
3 |
Eli Tomac |
125 |
14 |
33 |
Joshua Grant |
111 |
15 |
14 |
Cole Seely |
104 |
16 |
48 |
William Hahn |
99 |
17 |
35 |
Kyle Cunningham |
96 |
18 |
41 |
Trey Canard |
89 |
19 |
130 |
Thomas Hahn |
85 |
20 |
84 |
Jesse Wentland |
64 |
21 |
22 |
Chad Reed |
61 |
22 |
29 |
Andrew Short |
57 |
23 |
15 |
Dean Wilson |
48 |
24 |
42 |
Ben LaMay |
45 |
25 |
24 |
Brett Metcalfe |
36 |
26 |
285 |
Tony Archer |
36 |
27 |
54 |
Ryan Sipes |
36 |
28 |
43 |
Matthew Lemoine |
36 |
29 |
58 |
Kellian Rusk |
32 |
30 |
274 |
Shaun Simpson |
31 |
31 |
73 |
Gannon Audette |
30 |
32 |
348 |
Jason Brooks |
29 |
33 |
45 |
Vince Friese |
27 |
34 |
19 |
Justin Bogle |
27 |
35 |
253 |
John Short |
19 |
36 |
131 |
Noah Mcconahy |
12 |
37 |
224 |
Heath Harrison |
10 |
38 |
123 |
Kevin Rookstool |
8 |
39 |
298 |
Cody Gragg |
8 |
40 |
69 |
Ronnie Stewart |
7 |
41 |
301 |
Nick Ferrell |
6 |
42 |
76 |
Evgeny Mikhaylov |
5 |
43 |
548 |
Broc Schmelyun |
5 |
44 |
181 |
Dustin Pipes |
4 |
45 |
230 |
Travis Sewell |
3 |
46 |
331 |
Tommy Weeck |
3 |
47 |
309 |
Jeremy Smith |
2 |
48 |
800 |
Mike Alessi |
2 |
49 |
207 |
Sean Collier |
1 |
50 |
388 |
Brandan Leith |
1 |
|
1 |
1 |
Jeremy Martin |
461 |
2 |
25 |
Marvin Musquin |
459 |
3 |
37 |
Joseph Savatgy |
310 |
4 |
16 |
Zachary Osborne |
305 |
5 |
28 |
Jessy Nelson |
288 |
6 |
31 |
Alex Martin |
287 |
7 |
157 |
Aaron Plessinger |
264 |
8 |
40 |
Shane McElrath |
228 |
9 |
38 |
Matthew Bisceglia |
225 |
10 |
17 |
Cooper Webb |
221 |
11 |
80 |
RJ Hampshire |
217 |
12 |
68 |
Christian Craig |
194 |
13 |
50 |
Adam Cianciarulo |
178 |
14 |
126 |
Jordon Smith |
177 |
15 |
66 |
Christopher Alldredge |
174 |
16 |
52 |
Mitchell Oldenburg |
143 |
17 |
55 |
Kyle Peters |
122 |
18 |
32 |
Justin Hill |
107 |
19 |
343 |
Luke Renzland |
104 |
20 |
62 |
Anthony Rodriguez |
42 |
21 |
88 |
Dakota Alix |
39 |
22 |
450 |
Hayden Mellross |
34 |
23 |
95 |
Nick Gaines |
33 |
24 |
57 |
Jackson Richardson |
31 |
25 |
434 |
Daniel Baker |
29 |
26 |
718 |
Toshiki Tomita |
27 |
27 |
47 |
Martin Davalos |
26 |
28 |
200 |
Arnaud Tonus |
21 |
29 |
77 |
Justin Starling |
19 |
30 |
74 |
Zack Williams |
16 |
31 |
79 |
Jace Owen |
15 |
32 |
19 |
Justin Bogle |
13 |
33 |
273 |
Conner Elliott |
11 |
34 |
963 |
Chase Marquier |
9 |
35 |
232 |
Marshal Weltin |
8 |
36 |
397 |
Brandon Scharer |
6 |
37 |
44 |
Zachary Bell |
6 |
38 |
211 |
Tevin Tapia |
5 |
39 |
128 |
Alex Frye |
5 |
40 |
376 |
Chris Canning |
2 |
41 |
78 |
Preston Mull |
1 |
|