Prova será confronto entre os melhores pilotos do continente
Redação MotoX - Foto: Flávio Oliveira/Arquivo MotoX
 João Paulino Marronzinho já confirmou presença na prova |
A 7ª edição do Aberto de Motocross da Argentina promete agitar a cidade de Cosquin nesta sexta, sábado e domingo, dias 14, 15 e 16 de Abril. A corrida, considerada a mais importante da Argentina, acontece no circuito Toscanito Marimon no Estado de Cordoba.
Com a supervisão da Confereração Argentina de Motociclismo Esportivo (CAMOD) o evento congrega simultáneamente, Motocross Internacional, Enduro, Quadriciclos, Minicross e Show de Freestyle Motocross. Todos o eventos são realizados juntos e em único lugar.
O circuito natural de 1900 metros tem toda infraestructura necessária para realizar um evento internacional de grande magnitude e contará com pilotos profissionais da Europa, América Latina e América do Sul que medirão forças com os melhores pilotos argentinos.
Com um formato similar ao do Motocross das Nações, a mais importante prova do motocross mundial, o Aberto da Argentina terá no sábado a realização de suas eliminatórias que definirão os quarenta melhores pilotos que largarão na final de domingo com motos de 125cc, 250 cc 2 Tempos e Open 4 tempos. Paralelo a competição principal serão realizadas competições de motocross 85 cc, 125 cc Junior, Minicross e Máster.
Brasileiros
Três pilotos brasileiros foram oficialmente convidados para competição. São eles Jorge Balbi, Kristofer Florenzano e João Paulino Marronzinho (apenas este último já teve a presença confirmada pela assessoria de imprensa de sua equipe).
A grande ausência da edição deste ano será de outro piloto brasileiro, o paulista Roosevelt Assunção, atual campeão do evento que não poderá competir pois no momento recupera-se de uma lesão.
Outros estrangeiros também prometem lutar pelo título. O atual campeão Latino da classe 125 Oscar Medrano virá da Guatemala junto com seu compatriota José Fernandez.
Da Europa virão: Vincent Turpin, francês que é o atual campeão alemão na categoria MX1, e o espanhol Joan Barreda campeão nacional de motocross e supercross.
Os chilenos Jeremias Israel e Vicente Israel, assim como os campeões bolivianos Juan Carlos Salvatierra e Jonathan Herboso também já confirmaram presença.
Os principais pilotos argentinos brigarão com as estrelas estrangeiras para manter o troféu em casa. São eles: Sebastián Sánchez (atual campeão argentino), Nicolas Roda, Jeremias Fernández e Norberto Debernardi.