Modelo trail pode ser abastecido com gasolina, etanol ou com a mistura dos dois combustíveis
Redação MotoX.com.br - Fotos: Divulgação
Yamaha XTZ 250 Lander 2016
A Yamaha finalizou o mês de junho apresentando a nova Yamaha XTZ 250 Lander 2016. A motocicleta agora conta com a nova geração do sistema BlueFlex, que permite o abastecimento com gasolina, etanol ou com a mistura dos dois combustíveis.
Para completar, a Lander 250 recebeu novo painel, piscas cristal e grafismos com as novas opções branca e cinza, que se somam às corez azul e laranja, já disponíveis. Com estilo off road, o desenho do modelo trail foi mantido: para-lama alto, rodas raiadas e o garfo dianteiro com protetores de borracha.
Com preço sugerido de R$14.150,00 mais custos de frete, a Lander 250 estará disponível na rede de Concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de julho em versão única.
Motor bicombustível
A nova Lander 250 é equipada com motor monocilíndrico de 249,45 cm³ com comando simples no cabeçote (SOHC) e de arrefecimento misto, uma vez que conta com o auxílio de um radiador de óleo. O motor com pistão forjado e cilindro revestido de cerâmica dispersiva de calor é capaz de gerar até 20,7 cv quando alimentado com gasolina e 20,9 cv com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque máximo, por sua vez, é de 2,10 kgf.m com etanol e 2,09 kgf.m com gasolina, disponíveis a 6.500 giros.
A nova geração do sistema BlueFlex traz painel totalmente digital com iluminação em LED vermelho, além do indicador ECO, que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência, indicando uma pilotagem mais econômica.
O conjunto ainda traz informações como velocímetro e hodômetro com funções: total e duas parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e "Fuel Trip" (de reserva de combustível), relógio e tacômetro, além das luzes de indicadores (piscas, Blueflex, farol alto, neutro e alerta de motor).
Ciclística off-road
A Lander 250 é montada sobre um quadro tipo berço semi-duplo em aço e traz balança traseira Monocross com link com curso da roda de 220 mm. A suspensão dianteira é presa por um garfo telescópico, com 240 mm de curso. Já o sistema de freios é hidráulico com disco em ambas as rodas, sendo o dianteiro com diâmetro de 245 mm e o traseiro com 203 mm.
Confira mais detalhes na ficha técnica do modelo.
Motor |
SOHC 2 válvulas |
Refrigeração a Ar |
4 Tempos |
Cilindrada (cm³) |
249,45 |
Quantidade de cilindros |
1 |
Diâmetro X curso (mm) |
74 x 58 |
Taxa de compressão |
9,8:1 |
Torque máximo (kgf.m/rpm) |
2,1 / 6.500 Etanol 2,09 / 6.500 Gasolina |
Potência máxima (cv/rpm) |
20,7 / 8.000 Gasolina |
20,9 / 8.000 Etanol |
Sistema de partida |
Elétrica |
Sistema de lubrificação |
Cárter Úmido |
Capacidade de óleo do motor (L) |
1,55 |
Tipo de combustível |
Gasolina / Etanol |
Capacidade do tanque de combustível (L) (reserva) |
11 (4,3L) |
Alimentação |
Injeção Eletrônica |
Sistema de ignição |
TCI |
Bateria |
12V 6 Ah |
Transmissão primária |
Engrenagens |
Transmissão secundária |
Corrente |
Embreagem |
Multi-disco |
|
Úmida |
Câmbio |
5 velocidades |
Relação de marchas: |
|
1ª |
36/14 = 2.571 |
2ª |
32/19 = 1,684 |
3ª |
28/22 = 1,273 |
4ª |
26/25 = 1,040 |
5ª |
23/27 = 0,852 |
Ângulo de caster |
26º 30' |
Tipo de chassi |
Berço semi-duplo |
Trail (mm) |
103 |
Pneu dianteiro |
METZELER 80/90 - 21 M/C 48S |
Pneu traseiro |
METZELER 120/80 - 18 M/C 62S |
Ø do freio dianteiro (mm) |
245 |
Ø do freio traseiro (mm) |
203 |
Comprimento total (mm) |
2.125 |
Largura total (mm) |
830 |
Altura total (mm) |
1.180 |
Altura do assento (mm) |
875 |
Altura mínima do solo (mm) |
275 |
Peso líquido (motocicleta + fluidos e tanque cheio) (kg) |
143 |
PBT (peso líquido + 2 pessoas + capacidade de carga (kg) |
310 |
Raio mínimo de giro (mm) |
2.000 |
Distância entre eixos (mm) |
1.390 |
Suspensão dianteira |
Garfo telescópico |
Suspensão traseira |
Balança traseira tipo Monocross com link |
Curso da suspensão diant.(mm) |
240 (suspensão) / 240 (roda) |
Curso da suspensão tras. (mm) |
68 (suspensão) / 220 (roda) |