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Yamaha Lander 2016 ganha nova geração do sistema BlueFlex
Publicado em: 01/07/2015

Modelo trail pode ser abastecido com gasolina, etanol ou com a mistura dos dois combustíveis
Redação MotoX.com.br - Fotos: Divulgação


Yamaha XTZ 250 Lander 2016

A Yamaha finalizou o mês de junho apresentando a nova Yamaha XTZ 250 Lander 2016. A motocicleta agora conta com a nova geração do sistema BlueFlex, que permite o abastecimento com gasolina, etanol ou com a mistura dos dois combustíveis.

Para completar, a Lander 250 recebeu novo painel, piscas cristal e grafismos com as novas opções branca e cinza, que se somam às corez azul e laranja, já disponíveis. Com estilo off road, o desenho do modelo trail foi mantido: para-lama alto, rodas raiadas e o garfo dianteiro com protetores de borracha.

Com preço sugerido de R$14.150,00 mais custos de frete, a Lander 250 estará disponível na rede de Concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de julho em versão única.

Motor bicombustível


A nova Lander 250 é equipada com motor monocilíndrico de 249,45 cm³ com comando simples no cabeçote (SOHC) e de arrefecimento misto, uma vez que conta com o auxílio de um radiador de óleo. O motor com pistão forjado e cilindro revestido de cerâmica dispersiva de calor é capaz de gerar até 20,7 cv quando alimentado com gasolina e 20,9 cv com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque máximo, por sua vez, é de 2,10 kgf.m com etanol e 2,09 kgf.m com gasolina, disponíveis a 6.500 giros.


A nova geração do sistema BlueFlex traz painel totalmente digital com iluminação em LED vermelho, além do indicador ECO, que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência, indicando uma pilotagem mais econômica.
O conjunto ainda traz informações como velocímetro e hodômetro com funções: total e duas parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip” (de reserva de combustível), relógio e tacômetro, além das luzes de indicadores (piscas, Blueflex, farol alto, neutro e alerta de motor).

Ciclística off-road


A Lander 250 é montada sobre um quadro tipo berço semi-duplo em aço e traz balança traseira Monocross com link com curso da roda de 220 mm. A suspensão dianteira é presa por um garfo telescópico, com 240 mm de curso. Já o sistema de freios é hidráulico com disco em ambas as rodas, sendo o dianteiro com diâmetro de 245 mm e o traseiro com 203 mm.

Confira mais detalhes na ficha técnica do modelo.

FICHA TÉCNICA YAMAHA XTZ250 LANDER 2016
Motor SOHC 2 válvulas
Refrigeração a Ar
4 Tempos
Cilindrada (cm³) 249,45
Quantidade de cilindros 1
Diâmetro X curso (mm) 74 x 58
Taxa de compressão 9,8:1
Torque máximo (kgf.m/rpm) 2,1 / 6.500 Etanol 2,09 / 6.500 Gasolina
Potência máxima (cv/rpm) 20,7 / 8.000 Gasolina
20,9 / 8.000 Etanol
Sistema de partida Elétrica
Sistema de lubrificação Cárter Úmido
Capacidade de óleo do motor (L) 1,55
Tipo de combustível Gasolina / Etanol
Capacidade do tanque de combustível (L) (reserva) 11 (4,3L)
Alimentação Injeção Eletrônica
Sistema de ignição TCI
Bateria 12V 6 Ah
Transmissão primária Engrenagens
Transmissão secundária Corrente
Embreagem Multi-disco
  Úmida
Câmbio 5 velocidades
Relação de marchas:  
36/14 = 2.571
32/19 = 1,684
28/22 = 1,273
26/25 = 1,040
23/27 = 0,852
Ângulo de caster 26º 30'
Tipo de chassi Berço semi-duplo
Trail (mm) 103
Pneu dianteiro METZELER 80/90 – 21 M/C 48S
Pneu traseiro METZELER 120/80 – 18 M/C 62S
Ø do freio dianteiro (mm) 245
Ø do freio traseiro (mm) 203
Comprimento total (mm) 2.125
Largura total (mm) 830
Altura total (mm) 1.180
Altura do assento (mm) 875
Altura mínima do solo (mm) 275
Peso líquido (motocicleta + fluidos e tanque cheio) (kg) 143
PBT (peso líquido + 2 pessoas + capacidade de carga (kg) 310
Raio mínimo de giro (mm) 2.000
Distância entre eixos (mm) 1.390
Suspensão dianteira Garfo telescópico
Suspensão traseira Balança traseira tipo Monocross com link
Curso da suspensão diant.(mm) 240 (suspensão) / 240 (roda)
Curso da suspensão tras. (mm) 68 (suspensão) / 220 (roda)








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