Pela primeira vez houve um piloto na categoria Infantil
Fotos: Renato Debarry
 Valter Fernandes foi o vencedor da categoria principal, Master |
 Segundo dia de competição foi com obstáculos naturais |
O Campeonato Brasileiro de Trial teve início neste final de semana em Barão de Cocais, Minas Gerais, com um fato histórico. Pela primeira vez um piloto da categoria Infantil (para competidores de até 17 anos) disputou provas válidas pelo circuito nacional. João Pedro Martini, de apenas nove anos, abriu as portas para a nova geração da modalidade e provou que basta vontade para dominar a moto sobre obstáculos naturais e artificiais. Já na categoria Master, Valter Fernandes fez dobradinha campeã no Indoor e no Natural.
A prova indoor foi disputada na noite de sábado, no ginásio poliesportivo do município. Cinco pilotos estiveram na briga pelo título da etapa: Henrique da Matta, Thiago Vermelho, Ken Yonezawa e Sérgio Almeida, além de Fernandes e do francês Henri Figueres, que participa apenas como convidado. O público vibrou com as manobras técnicas dos competidores e, no final, com uma demonstração de monotrial (trial em monociclos), feita por quatro pilotos de Belo Horizonte.
No dia seguinte, foi a vez do Trial Natural, realizado no alto da Serra do Garimpo. O palco da disputa foi um terreno acidentado e de rochas aderentes, com oito seções no total. O jovem João Martini roubou a cena em sua moto 50 cilindradas, não desanimando ao sofrer uma queda durante a terceira seção e ganhando aplausos do público.
Em seguida, foi a vez dos mais experientes. Na categoria Master, estiveram no páreo por valiosos pontos no circuito nacional os mesmo pilotos da prova indoor. Já na Sênior, Henrique da Matta, Paulo Martini, Juventino Barros, Rilson Freitas e Cláudio Hermanny travaram briga acirrada. Confira os resultados finais:
 João Pedro Martini |
Infantil 1º - João Pedro Martini
Sênior 1º - Henrique da Matta
2º - Paulo Martini
3º - Juventino Barros
4º - Cláudio Hermanny
Master 1º - Valter Fernandes
2º - Thiago Vermelho
3º - Sérgio Almeida
4º - Ken Yonezawa
5º - Herni Figueres
A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Trial teve o patrocínio da Prefeitura Municipal de Barão de Cocais e Secretaria Municipal de Cultura, a supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo e Federação Mineira de Motociclismo, a realização da Shummy Sports e da All Produções e o apoio da Honda Maxmoto, SJ Construções, Bc Pneus, Padaria e Confeitaria Katuta, Hotel Caraça, STAR Produções, Serralheria Alves Santos, Posto Rede Campestre, Colégio Educare, Unimed, Essencial Calçados e SD Tintas.