Everts 1 x Tortelli 1 Texto: Lucídio Arruda
E o Mundial de Motocross começou neste final de semana na tradicional pista de Zolder, Bélgica. 
|  Largada MX2 - foto: Massimo Zanzani
 | 
Stefan Everts, provavelmente em sua última temporada (como anunciado pelo próprio piloto), busca o 10º título mundial de sua carreira. A Yamaha mantém praticamente as mesmas cores do Ano passado mas trocou o patrocinador principal da tabaqueira LM para a agência espanhola de turismo Intur Sports. Seu companheiro de equipe é o também belga Cédric Melotte. 
|  Stefan Everts
 | 
Para tentar barrar o caminho de Everts as demais fábricas trabalharam duro durante a pré temporada. Talvez a maior oposição aos desejos do belga venha da austríaca KTM. A fábrica apostou forte na dupla francesa formada por Sebastien Tortelli e Mickael Pichon. Tortelli, como já é de conhecimento de todos, é um piloto extremamente veloz, mas também um dos mais azarados e com a carreira marcada por inúmeras fraturas. Ele foi o único a acompanhar o ritmo de Everts em provas da pré temporada e mostrou em Zolder que tem condições de vencer. Vamos torcer para que ele permaneça inteiro durante todo o ano o que deve garantir uma temporada agitada. 
Pichon é outro piloto capaz de fazer frente quando inspirado. O problema é que o francês "é de Lua". Quando não está 100% satisfeito com algo seu desempenho cai assustadoramente. Em Zolder Pichon sofreu de uma gripe ainda não totalmente recuperada e ficou fora dos pontos. 
|  Sebastien Tortelli - foto: Ray Archer
 | 
A Suzuki apresenta o jovem Kevin Strijbos e o já não tão jovem Steve Ramon. Ambos são pilotos talentosos e com vontade de provar seu valor na categoria principal. Strijbos estreou no Mundial na antiga categoria 250 e sua melhor posição no campeonato foi um 5º lugar em 2004. Já Ramon vem de três vice-campeonatos na 125 (2000 a 2002) e dois 4º lugares na MX1. 
A Honda apostava forte suas fichas em Josh Coppins e a poucas semanas do campeonato o piloto da Nova Zelândia parecia um sério candidato ao título. O problema é que Coppins machucou o ombro treinando. Ele até que tentou andar em Zolder, mas desistiu ainda nos treinos de sábado. Provavelmente precisará de uma cirurgia que a esta altura do campeonato, praticamente enterra sua temporada. 
O outro piloto oficial da Honda é o dinamarquês Brian Jorgensen, cujo o mecânico (não custa repetir, né Marcinho?) é o brasileiro Marquinhus Freitas. Jorgensen compete pelo Team Martin baseado na Itália e também é um piloto muito rápido, mas inconstante. Começou o campeonato numa frustrante 17ª posição depois de abandonar a primeira bateria. 
|  Tyla Rattray - foto: Ray Archer
 | 
A Kawasaki praticamente esteve ausente da MX1 nas temporadas recentes, mas com o lançamento da KX450F voltou a atacar na categoria. As verdonas começaram bem o campeonato com o estoniano Tanel Leok na terceira posição. A Kawasaki com também com o britânico Stephen Sword promovido esse ano à categoria principal. Sword foi o oitavo colocado em Zolder. 
Na abertura do campeonato vale a pena destacar mais dois pilotos: O local Ken de Dycker fez o segundo tempo nos treinos cronometrados e conquistou a 6ª posição no GP. 
O espanhol Jonathan Barragan da KTM foi o sétimo colocado no GP e pode ser uma das surpresas da temporada. 
MX2 A categoria continua recheada de talentos e... equilíbrio! Uma das baterias teve nada menos que seis líderes. A principal aposta nos bastidores é o sul-africano Tyla Rattray. O piloto da KTM vem de uma pré-temporada com ótimos resultados a após sua vitória em Zolder escreve definitivamente seu nome na lista de candidatos ao título 2006. Rattray teve uma temporada 2005 atrapalhada por contusões que o deixaram fora de muitas etapas. Ele vem cheio de vontade! 
|  Kenneth Gundersen
 | 
Lógicamente o campeão da temporada passada também é um forte candidato. O italiano Antônio Cairoli apareceu com o número 1 em Zolder, algo ultimamente esquecido por muitos campeões ao redor do mundo. O piloto da Yamaha vai fazer de tudo para manter o "number plate", mas já começou a temporada em desvantagem graças a quedas na primeira bateria. 
Mais alguns nomes para prestar atenção nesta temporada: Marc de Rever, Holandês da KTM 2º no GP; Kenneth Gundersen, Noruega, agora pilotando pela Yamaha, 3º colocado no GP; David Philippaerts, Italiano da KTM, venceu a primeira bateria de Zolder. Os franceses Cristophe e Sebastien Porceu, pilotando Kawasaki foram 5º e 6º; Antoine Meo, francês da Honda, 8º colocado. O português Rui Gonçalves que liderou 4 voltas da segunda bateria e foi 9º no GP. 
O próximo GP acontece na Espanha, dias 15 e 16 de Abril, onde os pilotos devem encontrar um terreno bem mais duro que no úmido GP da Bélgica. 
Confira abaixo os resultados e a classificação do GP de Zolder.
|  Pódio MX1
 | 
Resultados
| 1 | 72 | Everts, Stefan | BEL | Yam | 22 | 25 | 47 | 
| 2 | 103 | Tortelli, Sébastien | FRA | KTM | 25 | 22 | 47 | 
| 3 | 12 | Leok, Tanel | EST | Kaw | 20 | 18 | 38 | 
| 4 | 11 | Ramon, Steve | BEL | Suz | 18 | 16 | 34 | 
| 5 | 24 | Strijbos, Kevin | BEL | Suz | 13 | 20 | 33 | 
| 6 | 9 | de Dycker, Ken | BEL | Hon | 16 | 14 | 30 | 
| 7 | 7 | Barragan, Jonathan | SPA | KTM | 15 | 12 | 27 | 
| 8 | 74 | Sword, Stephen | GBR | Kaw | 11 | 15 | 26 | 
| 9 | 4 | Melotte, Cedric | BEL | Yam | 12 | 13 | 25 | 
| 10 | 6 | Leuret, Pascal | FRA | Hon | 14 | 11 | 25 | 
| 11 | 10 | Noble, James | GBR | Hon | 4 | 10 | 14 | 
| 12 | 15 | Pyrhonen, Antti | FIN | TM | 8 | 6 | 14 | 
| 13 | 78 | Verhoeven, Bas | NED | Kaw | 9 | 5 | 14 | 
| 14 | 75 | van Daele, Marvin | BEL | Hon | 5 | 7 | 12 | 
| 15 | 27 | Garcia Vico, Francisco | SPA | Hon | 10 | 0 | 10 | 
| 16 | 36 | Priem, Manuel | BEL | Yam | 0 | 9 | 9 | 
| 17 | 8 | Jorgensen, Brian | DEN | Hon | 0 | 8 | 8 | 
| 18 | 16 | Avis, Wyatt | RSA | KTM | 7 | 0 | 7 | 
| 19 | 14 | Theybers, Danny | BEL | Suz | 6 | 0 | 6 | 
| 20 | 22 | Hucklebridge, Mark | GBR | Kaw | 3 | 2 | 5 | 
| 1 | 16 | Rattray, Tyla | RSA | KTM | 20 | 25 | 45 | 
| 2 | 14 | de Reuver, Marc | NED | KTM | 18 | 20 | 38 | 
| 3 | 12 | Gundersen, Kenneth | NOR | Yam | 22 | 15 | 37 | 
| 4 | 19 | Philippaerts, David | ITA | KTM | 25 | 8 | 33 | 
| 5 | 377 | Pourcel, Christophe | FRA | Kaw | 14 | 18 | 32 | 
| 6 | 90 | Pourcel, Sebastien | FRA | Kaw | 16 | 13 | 29 | 
| 7 | 1 | Cairoli, Antonio | ITA | Yam | 6 | 22 | 28 | 
| 8 | 73 | Meo, Antoine | FRA | Hon | 11 | 14 | 25 | 
| 9 | 10 | Goncalves, Rui | POR | KTM | 8 | 16 | 24 | 
| 10 | 8 | Nunn, Carl | GBR | KTM | 13 | 11 | 24 | 
| 11 | 101 | Searle, Tommy | GBR | Kaw | 12 | 10 | 22 | 
| 12 | 250 | Guarneri, Davide | ITA | Yam | 10 | 9 | 19 | 
| 13 | 5 | Chiodi, Alessio | ITA | Yam | 15 | 0 | 15 | 
| 14 | 17 | Leok, Aigar | EST | Yam | 7 | 6 | 13 | 
| 15 | 211 | Mackenzie, Billy | GBR | Yam | 0 | 12 | 12 | 
| 16 | 4 | Caps, Patrick | BEL | Hon | 9 | 3 | 12 | 
| 17 | 7 | Seguy, Luigi | FRA | Yam | 1 | 7 | 8 | 
| 18 | 24 | Renet, Pierre A. | FRA | Hon | 2 | 5 | 7 | 
| 19 | 15 | Nagl, Maximilian | GER | KTM | 4 | 2 | 6 | 
| 20 | 21 | Swanepoel, Garreth | RSA | Kaw | 5 | 0 | 5 |