"Tomachina" domina também a segunda etapa
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Simon Cudby / Garth Milan
Glen Helen é uma pista desafiadora e que aproveita como poucas as elevações naturais do terreno
O estupendo circuito de Glen Helen, em San Bernardino, Califórnia, foi o palco da segunda etapa do Lucas Oil AMA Motocross 2015. Esta é uma pista icônica, desafiadora e que aproveita como poucas as elevações naturais do terreno. Seu subidão mais encardido - usado apenas nas provas profissionais - é capaz de fazer até mesmo as potentes 450cc pedirem água quando chegam lá em cima. Além disso não economizaram no traçado, as voltas duraram quase dois minutos e meio. Fez falta ao campeonato quando ficou alguns anos de fora, por desacordo comercial entre os promotores e proprietários do circuito, mas agora acho que a pista não sai mais do calendário tão cedo. Por falar nisso, o circuito fechará também o Mundial de Motocross esse ano.
Veja também os vídeos com as corridas na íntegra: 450 Bateria 1 |
450 Bateria 2 |
250 Bateria 1 |
250 Bateria 2
O duelo entre Dungey e Tomac durou quatro voltas na primeira bateria
O clima ajudou e São Pedro mandou alguma água para molhar naturalmente o traçado, deixando o terreno um pouquinho mais pesado do que o usual. Nas corridas pudemos conferir Eli "Tomachina" destroçar a concorrência pela segunda prova consecutiva na categoria principal. Na 250 o francês Marvin Musquin assumiu o controle aproveitando-se de um sábado de pouca sorte de Jeremy Martin, com quem compartilhou resultados na abertura em Hangtown.
Quem poderá parar Eli "Tomachina"?
Eli "Tomachina", 100% de aproveitamento em quatro baterias
Aos poucos Ken Roczen vai recuperando a boa forma
Quem ainda tem esperanças de título deve estar preocupado, muito preocupado. Eli Tomac venceu as quatro baterias disputadas até agora. O problema é que não apenas venceu, mas venceu de forma devastadora.
Na primeira bateria tivemos um belo duelo entre ele e Ryan Dungey, que liderou por muitas voltas. Foi um duelo entre e técnica e finesse de um lado e a agressividade de quem desce o machado como um lenhador veterano. Dungey desenhava suas linhas clinicamente, Tomac abria caminho como um tanque de guerra.
Foi um duelo interessante que durou exatamente quatro voltas e foi encerrado misteriosamente quando a KTM de Dungey começou a sofrer com problemas eletrônicos apagando misteriosamente. A moto voltou à vida logo em seguida, mas longe da perfeição. Foi possível ver Dungey "bombando" o acelerador em certos momentos para evitar que o motor apagasse novamente. Mesmo assim morreu de novo nas duas voltas finais e o atual campeão do Supercross perdeu mais quatro posições.
Ryan Dungey
Depois de "comer muita terra" segundo suas próprias palavras, Tomac fez o holeshot na segunda bateria e, com pista livre, não houve quem o segurasse, mesmo com Dungey e Ken Roczen largando logo atrás, em segundo e terceiro, respectivamente. Tomac abriu 23 segundos sobre Dungey.
Quem poderá deter o piloto da Geico Honda? Bom, temos ainda 10 etapas e muita água para rolar, mas as quatro vitórias incontestáveis dão uma confiança que será difícil de abalar. No Supercross desse ano, o início da temporada de Tomac foi exatamente o oposto. Duas quedas e um 20º lugar na abertura em Anaheim o fizeram correr atrás do prejuízo - e cometer muitos erros - no restante do campeonato. Agora com a situação invertida e 19 pontos à frente de seu principal concorrente, seu maior adversário será ele mesmo. Se souber administrar os dias ruins, que certamente virão, e não jogar tudo fora como fez diversas vezes no Supercross...
Demais destaques
Justin Barcia largou na frente na primeira bateria
Bom ver Ken Roczen já bem recuperado e rápido. O alemão postou a volta mais rápida nos treinos. Na primeira bateria se enroscou na primeira volta com Jason Anderson e, saindo lá de trás, ainda salvou um oitavo lugar. Na segunda bateria assumiu o terceiro posto na primeira volta onde ficou até a bandeirada. Não atacou Dungey, muito menos Tomac, mas deve ficar mais forte com o passar das semanas conforme se aproxime da plena forma.
JGR Yamaha - O time de Joe Gibbs colocou seus três pilotos entre os cinco primeiros na primeira bateria. Justin Barcia e Phill Nicoletti chegaram a liderar as primeiras voltas e finalizaram em segundo e terceiro. Weston Peick foi um dos mais fortes na fase final da prova (atacando Chad Reed) e completou em quinto. Na segunda prova, Barcia foi quarto desde o início e Peick marcou uma sexta posição após largar (bem) fora dos 10 primeiros. Nicoletti ficou fora dos pontos após uma queda na segunda volta que o mandou para a última posição. Recebeu a bandeirada em 21º, uma volta atrás do líder.
Pódio 450
250 - Musquin assume o comando
Marvin Musquin
Justin Hill e Joseph Savatgy
A defesa de título de Jeremy Martin sofreu golpes pesados na segunda etapa. Para começar, sua moto não funcionou na primeira largada. Na correria e desespero sua equipe colocou a Yamaha para funcionar novamente, mas todos os outros pilotos já tinham passado pela famosa curva inclinada Taladega. Todos menos Adam Cianciarulo que caiu poucos metros após o gate.
Martin passou nada menos que 15 pilotos ainda na primeira volta para completar a corrida num respeitável quinto lugar. Após uma boa batalha com Jessy Nelson, Marvin Musquin assumiu a liderança na sétima volta para não perder mais. Justin Hill foi o segundo, Joseph Savatgy o terceiro e Nelson o quarto.
Na segunda bateria foi o outro Martin, Alex, quem mais deu trabalho para Musquin. Mesmo assim, apenas por uma volta e meia, depois o francês assumiu a ponta e administrou até a bandeirada. Alex ficou em segundo, Shane McElrath em terceiro e Nelson foi novamente o quarto. Hill foi o quinto colocado e na soma do dia a KTM colocou suas duas máquinas oficiais no pódio com a satélite da Troy Lee Designs em terceiro.
Jessy Nelson - repare na torcida do público pela briga que vem atrás
E Jeremy Martin? Novamente a sorte não lhe sorriu. Tomou uma "estampada" de Jessy Nelson na primeira volta quando brigava entre os cinco primeiros. Recomeçando praticamente de último pela segunda vez no dia, ele salvou um sexto lugar na bandeirada.
Com três vitórias em quatro baterias Musquin abre 19 pontos sobre Jeremy Martin - curiosamente a mesma vantagem de Tomac sobre Dungey. O "brother" Alex é o terceiro colocado a 32 pontos do líder.
O campeonato segue agora para a altitude do circuito de Thunder Valley, Lakewood, Colorado.
O pódio "kateêmico" da classe 250
Vídeo Highlights
Corrídas na íntegra
Resultados
1 |
3 |
Eli Tomac |
Hon CRF450R |
1 |
1 |
50 |
GEICO Hon |
2 |
51 |
Justin Barcia |
Yam YZ 450F |
2 |
4 |
40 |
AutoTrader | Toyota |Yam | JGRMX team |
3 |
5 |
Ryan Dungey |
KTM 450 SX-F FE |
6 |
2 |
37 |
Red Bull | KTM |
4 |
1 |
Ken Roczen |
Suz RMZ 450 |
8 |
3 |
33 |
Soaring Eagle | Jimmy Johns |Suz Factory Racing |
5 |
23 |
Weston Peick |
Yam YZ 450F |
5 |
6 |
31 |
AutoTrader | Toyota |Yam | JGRMX Team |
6 |
22 |
Chad Reed |
Kaw KX 450F |
4 |
8 |
31 |
Discount Tire | TwoTwo Motorsports |
7 |
4 |
Blake Baggett |
Suz RMZ 450 |
7 |
7 |
28 |
Team Yoshimura | Suz Factory Racing |
8 |
377 |
Christophe Pourcel |
Hus FC450 |
9 |
10 |
23 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
9 |
46 |
Phillip Nicoletti |
Yam YZ 450F |
3 |
21 |
20 |
AutoTrader | Toyota |Yam | JGR team |
10 |
14 |
Cole Seely |
Hon CRF450R |
14 |
9 |
19 |
Team Hon | HRC |
11 |
21 |
Jason Anderson |
Hus FC450 |
38 |
5 |
16 |
Rockstar Energy | Hus Factory Racing |
12 |
39 |
Fredrik Noren |
Hon CRF450R |
13 |
13 |
16 |
Motosports.com | GPI |Hon |
13 |
20 |
Broc Tickle |
Suz RMZ 450 |
12 |
15 |
15 |
Soaring Eagle | Jimmy Johns |Suz Factory Racing |
14 |
130 |
Thomas Hahn |
Hon CRF450R |
15 |
14 |
13 |
Motosports.com | GPI |Hon |
15 |
48 |
William Hahn |
Kaw KX 450F |
11 |
18 |
13 |
Monster Energy Kaw |
16 |
10 |
Justin Brayton |
KTM 450 SX-F FE |
10 |
22 |
11 |
BTO Sports | KTM |
17 |
24 |
Brett Metcalfe |
Kaw KX 450F |
40 |
11 |
10 |
Metty 24 | WMS |Kaw |
18 |
33 |
Joshua Grant |
Kaw KX 450F |
27 |
12 |
9 |
Discount Tire | TwoTwo Motorsports |
19 |
35 |
Kyle Cunningham |
Kaw KX 450F |
16 |
17 |
9 |
AG Motorsports |Gurrnaid Energy |
20 |
11 |
Kyle Chisholm |
Kaw KX 450F |
19 |
16 |
7 |
Team Chiz |
21 |
45 |
Vince Friese |
Hon CRF450R |
18 |
19 |
5 |
MotoConcepts |
22 |
43 |
Matthew Lemoine |
Kaw KX 450F |
17 |
34 |
4 |
JAB Motorsports |
23 |
84 |
Jesse Wentland |
Hon CRF450R |
22 |
20 |
1 |
RSR | Starr Cycle Hon |
24 |
285 |
Tony Archer |
Kaw KX 450F |
20 |
36 |
1 |
Traders Racing |
1 |
25 |
Marvin Musquin |
KTM 250 SX-F |
1 |
1 |
50 |
Red Bull l KTM |
2 |
32 |
Justin Hill |
KTM 250 SX-F |
2 |
5 |
38 |
Red Bull | KTM |
3 |
28 |
Jessy Nelson |
KTM 250 SX-F |
4 |
4 |
36 |
Troy Lee Designs | Lucas Oil | Red Bull |KTM |
4 |
37 |
Joseph Savatgy |
Kaw KX 250F |
3 |
7 |
34 |
Monster Energy | Pro Circuit |Kaw |
5 |
31 |
Alex Martin |
Yam YZ 250F |
11 |
2 |
32 |
Cycletrader.com | Rock River |Yam |
6 |
40 |
Shane McElrath |
KTM 250 SX-F |
9 |
3 |
32 |
Troy Lee Designs | Lucas Oil |Red Bull | KTM |
7 |
1 |
Jeremy Martin |
Yam YZ 250F |
5 |
6 |
31 |
Star Racing | Yam |
8 |
38 |
Matthew Bisceglia |
Hon CRF250R |
6 |
11 |
25 |
GEICO Hon |
9 |
55 |
Kyle Peters |
Hon CRF250R |
7 |
12 |
23 |
Motosport.com | GPI |Hon |
10 |
50 |
Adam Cianciarulo |
Kaw KX 250F |
12 |
10 |
20 |
Monster Energy | Pro Circuit |Kaw |
11 |
80 |
RJ Hampshire |
Hon CRF250R |
16 |
9 |
17 |
GEICO Hon |
12 |
52 |
Mitchell Oldenburg |
KTM 250 SX-F |
10 |
15 |
17 |
Troy Lee Designs | Lucas Oil |Red Bull | KTM |
13 |
126 |
Jordon Smith |
Hon CRF250R |
14 |
14 |
14 |
GEICO Hon |
14 |
66 |
Christopher Alldredge |
Kaw KX 250F |
21 |
8 |
13 |
Monster Energy | Pro Circuit |Kaw |
15 |
157 |
Aaron Plessinger |
Yam YZ 250F |
8 |
23 |
13 |
yamalube | yamaha |star racing |
16 |
343 |
Luke Renzland |
Yam YZ 250F |
17 |
13 |
12 |
CycleTrader.com | Rock River Yam |
17 |
16 |
Zachary Osborne |
Hus TC250 |
13 |
33 |
8 |
Rockstar Energy | Hus Factory Racing |
18 |
450 |
Hayden Mellross |
Hon CRF250R |
19 |
16 |
7 |
Ti Lube, Storm Lake Hon, Oak Hill Marina, Dedicate |
19 |
434 |
Daniel Baker |
KTM 250 SX-F |
15 |
25 |
6 |
KTM Orange Brigade LItes |
20 |
211 |
Tevin Tapia |
Yam YZ 250F |
26 |
17 |
4 |
TnTracing |
21 |
88 |
Dakota Alix |
KTM 250 SX-F |
20 |
18 |
4 |
KTM Orange Brigade Lites |
22 |
57 |
Jackson Richardson |
Hon CRF250R |
18 |
24 |
3 |
XPR Motorsports |
23 |
376 |
Chris Canning |
KTM 250 SX-F |
25 |
19 |
2 |
Manchester Hon KTM |
24 |
273 |
Conner Elliott |
Yam YZ 250F |
22 |
20 |
1 |
Elliott Racing |
1 |
3 |
Eli Tomac |
100 |
2 |
5 |
Ryan Dungey |
81 |
3 |
23 |
Weston Peick |
64 |
4 |
4 |
Blake Baggett |
61 |
5 |
51 |
Justin Barcia |
58 |
6 |
1 |
Ken Roczen |
51 |
7 |
21 |
Jason Anderson |
50 |
8 |
377 |
Christophe Pourcel |
48 |
9 |
22 |
Chad Reed |
46 |
10 |
20 |
Broc Tickle |
43 |
11 |
46 |
Phillip Nicoletti |
39 |
12 |
39 |
Fredrik Noren |
38 |
13 |
24 |
Brett Metcalfe |
36 |
14 |
10 |
Justin Brayton |
28 |
15 |
130 |
Thomas Hahn |
26 |
16 |
11 |
Kyle Chisholm |
25 |
17 |
14 |
Cole Seely |
19 |
18 |
48 |
William Hahn |
17 |
19 |
35 |
Kyle Cunningham |
15 |
20 |
43 |
Matthew Lemoine |
12 |
21 |
33 |
Joshua Grant |
9 |
22 |
285 |
Tony Archer |
8 |
23 |
45 |
Vince Friese |
5 |
24 |
548 |
Broc Schmelyun |
2 |
25 |
207 |
Sean Collier |
1 |
26 |
84 |
Jesse Wentland |
1 |
27 |
76 |
Evgeny Mikhaylov |
1 |
|
1 |
25 |
Marvin Musquin |
97 |
2 |
1 |
Jeremy Martin |
78 |
3 |
31 |
Alex Martin |
65 |
4 |
37 |
Joseph Savatgy |
58 |
5 |
32 |
Justin Hill |
52 |
6 |
66 |
Christopher Alldredge |
49 |
7 |
28 |
Jessy Nelson |
46 |
8 |
38 |
Matthew Bisceglia |
45 |
9 |
40 |
Shane McElrath |
44 |
10 |
50 |
Adam Cianciarulo |
42 |
11 |
157 |
Aaron Plessinger |
37 |
12 |
80 |
RJ Hampshire |
36 |
13 |
62 |
Anthony Rodriguez |
29 |
14 |
55 |
Kyle Peters |
29 |
15 |
16 |
Zachary Osborne |
25 |
16 |
52 |
Mitchell Oldenburg |
25 |
17 |
126 |
Jordon Smith |
24 |
18 |
343 |
Luke Renzland |
24 |
19 |
17 |
Cooper Webb |
20 |
20 |
434 |
Daniel Baker |
14 |
21 |
19 |
Justin Bogle |
13 |
22 |
450 |
Hayden Mellross |
7 |
23 |
57 |
Jackson Richardson |
7 |
24 |
44 |
Zachary Bell |
6 |
25 |
211 |
Tevin Tapia |
5 |
26 |
88 |
Dakota Alix |
4 |
27 |
376 |
Chris Canning |
2 |
28 |
273 |
Conner Elliott |
1 |
|