Max Nagl e Tim Gajser comandam primeira prova europeia da temporada
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Ray Archer/ J. P. Acevedo / Divulgação
Campeonato segue ainda mais apertado na classe MXGP
A importantíssima largada do circuito de Arco di Trento. Quem saiu na frente, levou.
Max Nagl, três vitórias em quatro GPs
Nos últimos anos, com o início itinerante do Mundial de Motocross rodando o globo, dizem que o campeonato só começa para valer na Europa. É uma meia-verdade, os pontos conquistados no Catar valem tanto quanto os que vierem na final em Glen Helen, EUA. O fato é que na Europa os times finalmente recompõem suas estruturas completas e voltam a se sentir em casa. Voltam também a encontrar os circuitos mais tradicionais onde já têm um vasto histórico de acerto dos equipamentos. Seria a partir daí que pilotos e máquinas voltam a mostrar todo o seu potencial após a fase de "aquecimento". Mas o fato é que quem chegou ao quarto GP da temporada atrasado na disputa, terá dificuldade para recuperar terreno em relação ao trio líder na pontuação.
Corridas
Max Nagl
Após o sensacional GP da Patagônia na Argentina, o Mundial passou por mais um belíssimo circuito. A montanhosa região de Trentino, norte da Itália, compõe mais um cenário de fundo exuberante para as disputas. Tivemos embates espetaculares na MXGP e na MX2 o sloveno Tim Gajser mostrou que é possível bater Jeffrey Herlings, mesmo com o holandês na pista.
A primeira bateria da classe principal teve um embate excepcional pela vitória com Antonio Cairoli liderando um pelotão que tornou-se compacto após os dez minutos iniciais. Não é segredo para ninguém que a pista de Arco di Trento não está entre as preferidas do italiano. Ele não faz questão de esconder que que não gosta do circuito e nas últimas temporadas correu apenas burocraticamente para marcar pontos no campeonato. Não dessa vez. Cairoli se esforçou, tanto para (como disse) entregar uma vitória para a torcida em casa, como para dar uma resposta ao bom início de Clement Desalle, Max Nagl e Ryan Villopoto no campeonato.
Antonio Cairoli
Com o holeshot na primeira bateria, o atual campeão conseguiu controlar os adversários. Não foi nada fácil segurar Max Nagl. O alemão pressionou praticamente a corrida inteira e em certos momentos chegou a emparelhar com o italiano. Com sua 350cc, Cairoli optava quase sempre por um traçado defensivo, deixando as linhas mais embaladas para seus perseguidores munidos por 450cc.
Enquanto Nagl atacava Cairoli, Desalle - que salvou uma largada bem razoável apesar da 22ª escolha do gate - surpreendia Villopoto e assumia a terceira posição. Os quatro receberam a placa de última volta bem próximos e Cairoli tomou proveito de uma melhor negociação com os retardatários para ficar fora do alcance de Nagl, que recebeu a bandeirada espremido por Desalle. Villopoto chegou no pelotão, quatro segundos atrás de Cairoli.
Segunda bateria
Clement Desalle
Gautier Paulin
Na segunda bateria não teve para ninguém. Nagl fez o holeshot e em apenas duas voltas abriu cinco segundos em relação a Cairoli. Durante a bateria ele chegou a abrir 17 segundos, numa condição que a turma atrás também acelerava tudo pela segunda posição. Isso diz muito sobre o casamento de Nagl com a Husqvarna. Parece que ambos encontraram suas cara-metades.
Villopoto pressionou Cairoli por várias voltas até que precisou se preocupar com Desalle. O italiano teve então, finalmente, algum refresco para respirar. Quando Desalle armava o bote em cima do norte-americano, Villopoto sofreu uma das quedas mais inusitadas do campeonato: simplesmente virou para trás em plena reta do pit lane!
A razão da queda, que do lado de fora pode ser classificada como de iniciante, só a turma do lado de dentro é que sabe. Villopoto pode ter sido traído pela eletrônica de sua Kawasaki KRT, como pode simplesmente ter se desesperado pela iminência de sofrer mais uma ultrapassagem, algo que raramente aconteceu durante sua carreira nos EUA.
Ryan Villopoto
Depois da bela "rolada" o piloto terminou o acidente já de pé, mas sentiu a pancada. Nem mesmo esboçou voltar para a prova. Villopoto deixou a pista caminhando, mas demonstrando alguma dor. Apesar dos exames iniciais na pista não indicarem nenhuma fratura, o piloto passaria por mais exames nessa segunda-feira.
A queda deixou claro algo que está visível para o público apaixonado: a falta de intimidade entre Villopoto e sua nova Kawasaki. Apesar de ser a mesma marca que defendeu por toda a sua carreira nos Estados Unidos, as diferenças da KRT (Europa) para as KMC (EUA) não são poucas. No Mundial praticamente não há restrições mecânicas ou eletrônicas, as fábricas podem alinhar com máquinas 100% protótipos, sem um parafuso em comum com as motos de linha, enquanto nos EUA quadro, balança traseira e carcaças e medidas do motor devem ser exatamente as mesmas disponíveis ao público.
Naturalmente o estilo de Villopoto é mais agressivo que o de seus adversários na Europa, mas aparentemente ele está usando muito mais força que de costume na pilotagem. As empinadas em saídas de curva e até mesmo em retas - como a que resultou na queda - são frequentes, enquanto se observa uma maior fluidez e suavidade na tocada do trio Cairoli, Nagl, Desalle.
Bom, mas voltando à corrida, Desalle, na terceira posição, comprou terreno algumas curvas depois e perdeu o posto (e pontos preciosos) para o francês Romain Febvre, até agora o melhor novato na categoria.
Com o resultado a liderança de Desalle na pontuação caiu para apenas um pontinho. Nagl e Cairoli já estão fungando em seu cangote.
Romain Febvre
Nagl pressionando Cairoli na primeira bateria
Com vitórias em três de quatro GPs, Nagl solidifica sua posição de favorito: "A pista é difícil de ultrapassar, na primeira bateria era possível, mas teria de jogar sujo, algo que eu não quis. Na segunda corrida fiz uma boa largada e pude correr no meu ritmo. Foi um trabalho duro da equipe que melhorou muito o acerto de sábado para domingo."
Cairoli: "Lógico, queria dar essa vitória para os fãs, mas foi um resultado bem melhor que tive aqui em anos anteriores". Apesar do italiano não ter vencido nenhum GP até agora, em duas das vitórias de Nagl foram pelo critério de desempate (melhor resultado na segunda bateria). Quer dizer, em termos de pontos no campeonato as provas tiveram o mesmo significado para ambos.
Desalle: "Na segunda corrida, por algum motivo, minha bota abriu e uma grande pedra veio parar dentro. Estava em terceiro e cometi um erro sozinho, mas não foi um mau resultado considerando o acidente que tivemos no sábado."
Essa turma está se acostumando a comemorar
MX2 - Gajser conquista sua primeira vitória
Largada MX2
Largada MX2
E empatada também foi a pontuação entre os primeiros na MX2. Jeffrey Herlings comandou a primeira bateria como de costume. Não perdeu tempo para assumir a liderança já na segunda volta e disparar na frente.
Gajser saiu em sétimo na primeira corrida e alçou o segundo posto na exata metade da bateria após uma árdua batalha com o atual campeão Jordi Tixier, que voltou após uma prova de suspensão pelo incidente na Tailândia.
Na segunda bateria a situação se inverteu, Gajser começou na frente e Herlings no bolo, mas não muito atrás, cruzou a primeira volta na sexta posição. Herlings avançou como esperado. Perdeu algum tempo com o francês Benoit Pasturel e depois com Tixier. Quando assumiu a segunda posição na nona de 19 voltas a vantagem de Gajser era de 8 segundos.
Jeffrey Herlings
Tim Gajser
Em algumas voltas a diferença caia ao redor de meio segundo, em outras não caia... Gajser colocou um ritmo que poucos fariam no exigente e liso circuito de Trentino e dificultou as coisas para o favorito. Na última volta a diferença era de cerca de um segundo, Herlings ligou o "modo turbo" e partiu para cima, mas em umas das saídas de curva o controle de tração não foi suficiente para segurar a moto e Herlings foi ao chão. Manteve o segundo posto, enquanto o piloto da Honda correu para a galera. Uma torcida uniformizada aguardava o piloto da Honda após a bandeirada.
Gajser é o primeiro esloveno a vencer uma etapa do Campeonato Mundial. No próximo final de semana teremos o GP da Europa, no arenoso circuito de Valkenswaard, Holanda.
Vídeo Highlights
Resultados
1 |
12 |
Nagl, Maximilian |
GER |
HUS |
22 |
25 |
47 |
2 |
222 |
Cairoli, Antonio |
ITA |
KTM |
25 |
22 |
47 |
3 |
25 |
Desalle, Clement |
BEL |
SUZ |
20 |
18 |
38 |
4 |
461 |
Febvre, Romain |
FRA |
YAM |
14 |
20 |
34 |
5 |
21 |
Paulin, Gautier |
FRA |
HON |
16 |
16 |
32 |
6 |
777 |
Bobryshev, Evgeny |
RUS |
HON |
13 |
15 |
28 |
7 |
9 |
de Dycker, Ken |
BEL |
KTM |
12 |
14 |
26 |
8 |
39 |
Guarneri, Davide |
ITA |
TM |
10 |
12 |
22 |
9 |
19 |
Philippaerts, David |
ITA |
YAM |
8 |
13 |
21 |
10 |
24 |
Simpson, Shaun |
GBR |
KTM |
9 |
11 |
20 |
11 |
2 |
Villopoto, Ryan |
USA |
KAW |
18 |
0 |
18 |
12 |
47 |
Waters, Todd |
AUS |
HUS |
6 |
10 |
16 |
13 |
100 |
Searle, Tommy |
GBR |
KTM |
7 |
8 |
15 |
14 |
89 |
Van Horebeek, Jeremy |
BEL |
YAM |
15 |
0 |
15 |
15 |
259 |
Coldenhoff, Glenn |
NED |
SUZ |
11 |
3 |
14 |
16 |
999 |
Goncalves, Rui |
POR |
HUS |
1 |
9 |
10 |
17 |
11 |
Bengtsson, Filip |
SWE |
HON |
4 |
6 |
10 |
18 |
77 |
Lupino, Alessandro |
ITA |
HON |
0 |
7 |
7 |
19 |
111 |
Ferris, Dean |
AUS |
HUS |
3 |
4 |
7 |
20 |
20 |
Aranda, Gregory |
FRA |
KAW |
0 |
5 |
5 |
21 |
23 |
Charlier, Christophe |
FRA |
HON |
5 |
0 |
5 |
22 |
120 |
Soubeyras, Cedric |
FRA |
YAM |
2 |
2 |
4 |
23 |
40 |
Leok, Tanel |
EST |
KAW |
0 |
1 |
1 |
1 |
243 |
Gajser, Tim |
SLO |
HON |
22 |
25 |
47 |
2 |
84 |
Herlings, Jeffrey |
NED |
KTM |
25 |
22 |
47 |
3 |
1 |
Tixier, Jordi |
FRA |
KAW |
20 |
20 |
40 |
4 |
4 |
Ferrandis, Dylan |
FRA |
KAW |
16 |
18 |
34 |
5 |
99 |
Anstie, Max |
GBR |
KAW |
18 |
14 |
32 |
6 |
91 |
Seewer, Jeremy |
SUI |
SUZ |
14 |
15 |
29 |
7 |
92 |
Guillod, Valentin |
SUI |
YAM |
15 |
13 |
28 |
8 |
6 |
Paturel, Benoit |
FRA |
YAM |
9 |
16 |
25 |
9 |
172 |
Van doninck, Brent |
BEL |
YAM |
10 |
11 |
21 |
10 |
33 |
Lieber, Julien |
BEL |
YAM |
11 |
10 |
21 |
11 |
41 |
Jonass, Pauls |
LAT |
KTM |
12 |
9 |
21 |
12 |
189 |
Bogers, Brian |
NED |
KTM |
3 |
12 |
15 |
13 |
128 |
Monticelli, Ivo |
ITA |
KTM |
5 |
8 |
13 |
14 |
152 |
Petrov, Petar |
BUL |
KTM |
7 |
6 |
13 |
15 |
59 |
Tonkov, Aleksandr |
RUS |
HUS |
13 |
0 |
13 |
16 |
95 |
Justs, Roberts |
LAT |
KTM |
6 |
4 |
10 |
17 |
29 |
Jacobi, Henry |
GER |
KTM |
2 |
7 |
9 |
18 |
18 |
Brylyakov, Vsevolod |
RUS |
HON |
8 |
0 |
8 |
19 |
64 |
Covington, Thomas |
USA |
KAW |
0 |
5 |
5 |
20 |
919 |
Watson, Ben |
GBR |
KTM |
4 |
0 |
4 |
21 |
274 |
Lundgren, Anton |
SWE |
HUS |
0 |
3 |
3 |
22 |
211 |
Jaulin, Sullivan |
FRA |
HON |
1 |
2 |
3 |
23 |
556 |
Mallet, Simon |
FRA |
HON |
0 |
1 |
1 |
Classificação Geral
1 |
25 |
Desalle, C. |
BEL |
SUZ |
171 |
2 |
12 |
Nagl, M. |
GER |
HUS |
170 |
3 |
222 |
Cairoli, A. |
ITA |
KTM |
170 |
4 |
461 |
Febvre, Romain |
FRA |
YAM |
129 |
5 |
21 |
Paulin, G. |
FRA |
HON |
128 |
6 |
2 |
Villopoto, R. |
USA |
KAW |
124 |
7 |
777 |
Bobryshev, E. |
RUS |
HON |
100 |
8 |
47 |
Waters, Todd |
AUS |
HUS |
78 |
9 |
89 |
Van Horebeek, J. |
BEL |
YAM |
75 |
10 |
39 |
Guarneri, D. |
ITA |
TM |
70 |
11 |
24 |
Simpson, Shaun |
GBR |
KTM |
67 |
12 |
259 |
Coldenhoff, G. |
NED |
SUZ |
61 |
13 |
19 |
Philippaerts, D. |
ITA |
YAM |
59 |
14 |
22 |
Strijbos, K. |
BEL |
SUZ |
55 |
15 |
9 |
de Dycker, Ken |
BEL |
KTM |
53 |
16 |
28 |
Rattray, Tyla |
RSA |
KAW |
40 |
17 |
183 |
Frossard, S. |
FRA |
KTM |
32 |
18 |
17 |
Butron, Jose |
ESP |
KTM |
29 |
19 |
111 |
Ferris, Dean |
AUS |
HUS |
28 |
20 |
23 |
Charlier, C. |
FRA |
HON |
27 |
21 |
999 |
Goncalves, Rui |
POR |
HUS |
24 |
22 |
100 |
Searle, Tommy |
GBR |
KTM |
20 |
23 |
11 |
Bengtsson, F. |
SWE |
HON |
15 |
24 |
991 |
Watson, Nathan |
GBR |
HUS |
12 |
25 |
77 |
Lupino, A. |
ITA |
HON |
7 |
26 |
177 |
Coates, Paul |
GBR |
YAM |
7 |
27 |
20 |
Aranda, G. |
FRA |
KAW |
5 |
28 |
400 |
Yamamoto, Kei |
JPN |
HON |
5 |
29 |
120 |
Soubeyras, C. |
FRA |
YAM |
4 |
30 |
123 |
Hoshino, Y. |
JPN |
KTM |
2 |
31 |
40 |
Leok, Tanel |
EST |
KAW |
1 |
|
1 |
84 |
Herlings, J. |
NED |
KTM |
172 |
2 |
4 |
Ferrandis, D. |
FRA |
KAW |
159 |
3 |
41 |
Jonass, Pauls |
LAT |
KTM |
133 |
4 |
243 |
Gajser, Tim |
SLO |
HON |
126 |
5 |
33 |
Lieber, Julien |
BEL |
YAM |
101 |
6 |
92 |
Guillod, V. |
SUI |
YAM |
101 |
7 |
91 |
Seewer, Jeremy |
SUI |
SUZ |
99 |
8 |
59 |
Tonkov, A. |
RUS |
HUS |
95 |
9 |
64 |
Covington, T. |
USA |
KAW |
86 |
10 |
1 |
Tixier, Jordi |
FRA |
KAW |
75 |
11 |
152 |
Petrov, Petar |
BUL |
KTM |
70 |
12 |
99 |
Anstie, Max |
GBR |
KAW |
67 |
13 |
6 |
Paturel, B. |
FRA |
YAM |
60 |
14 |
189 |
Bogers, Brian |
NED |
KTM |
57 |
15 |
128 |
Monticelli, I. |
ITA |
KTM |
45 |
16 |
95 |
Justs, Roberts |
LAT |
KTM |
44 |
17 |
18 |
Brylyakov, V. |
RUS |
HON |
42 |
18 |
119 |
Pocock, Mel |
GBR |
KAW |
36 |
19 |
51 |
Getteman, Jens |
BEL |
HON |
36 |
20 |
172 |
Van doninck, B. |
BEL |
YAM |
33 |
21 |
274 |
Lundgren, A. |
SWE |
HUS |
26 |
22 |
811 |
Sterry, Adam |
GBR |
KTM |
20 |
23 |
919 |
Watson, Ben |
GBR |
KTM |
19 |
24 |
300 |
Golovkin, V. |
RUS |
KTM |
17 |
25 |
155 |
Otsuka, Gota |
JPN |
HON |
10 |
26 |
29 |
Jacobi, Henry |
GER |
KTM |
9 |
27 |
555 |
Guryev, Artem |
RUS |
KTM |
7 |
28 |
338 |
Herbreteau, D. |
FRA |
KAW |
6 |
29 |
93 |
Featherstone, G. |
GBR |
SUZ |
5 |
30 |
71 |
Valente, C. |
SUI |
HUS |
4 |
31 |
211 |
Jaulin, S. |
FRA |
HON |
3 |
32 |
7 |
Graulus, Damon |
BEL |
YAM |
2 |
33 |
171 |
Penjan, T. |
THA |
HON |
1 |
34 |
556 |
Mallet, Simon |
FRA |
HON |
1 |
35 |
117 |
Luzzardi, J. |
ARG |
HON |
1 |
|