Belo Horizonte (MG) recebeu a primeira de três etapas programadas para o campeonato
Redação MotoX.com.br - Fotos: Fred Mancini / Y.Sports
Valter Fernandes faturou principal troféu em disputa na competição
Campeonato Brasileiro de Trial renasce em 2015
Valter Fernandes
O Campeonato Brasileiro de Trial teve início no último domingo tendo como palco o belo cenário do Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). O retorno da competição nacional contou com um circuito indoor, com obstáculos montados, como manilhas, madeira e rampas, feitos com materiais reciclados. A Super, principal categoria da competição, teve a vitória de Valter Fernandes, piloto da casa. A vice-liderança ficou com Thiago Vermelho e Ken Yonozawa foi o terceiro.
"O Trial vive uma nova fase no Brasil e por isso essa vitoria é muito importante. O desafio foi grande, o concorrentes estão afiados e o campeonato promete", comentou Valter.
Além da disputa pelo pódio, o público pôde conferir também a performance do piloto catalão Jordi Pascuet, que fez uma exibição especial nos intervalos das baterias. Pascuet é campeão europeu e do Trial das Nações, além de contar com vários outros títulos na carreira.
Na categoria Avançados, o vencedor foi Fábio Bueno, seguido por Bruno Ferreira e Christiano Falette. Na Novatos, Léo Cascão foi o piloto que perdeu menos pontos, superando Fernando Lucas e Alexandre Xuxa. Na categoria Feminina, a vencedora foi Jessica Mary. No total, entre todas as classes, o evento contou com a participação de 17 pilotos.
Thiago Vermelho
Jordi Pascuet
"A volta do Brasileiro de Trial faz parte de uma de nossas metas de trabalho que é resgatar o motociclismo brasileiro. Buscamos incentivar todas as modalidades do esporte sobre duas rodas", declarou o presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo, Firmo Alves.
Para o organizador e diretor da CBM, Christiano Tirado Dias, o evento representou o resgate da modalidade no país. "Ficamos quase três anos sem um campeonato nacional e hoje demos início a um projeto para consolidar a modalidade no calendário Brasileiro", afirmou.
O presidente da Federação de Motociclismo de Minas Gerais (FMEMG), Mauricio Brandão também se mostrou muito feliz com a realização da etapa. "Ano passado realizamos um belo campeonato e, por isso, esse ano a competição se tornou o Brasileiro de Trial. É mais uma demonstração de que Minas Gerais está a frente dos outros Estados em se tratando de motociclismo."
O Campeonato ainda contará com a categoria Free Ride, destinada a pilotos com motos de enduro ou similares nacionais, com adaptações para o Moto Trial. Depois de Belo Horizonte, o campeonato irá a Ouro Preto (MG), no dia 17 de maio, e depois a Petrópolis (RJ), no dia 14 de junho.
Pódio da categoria Super
Resultados
Super
1. Valter Fernandes
2. Thiago Vermelho
3. Ken Yonozawa
Avançados
1. Fábio Bueno
2. Bruno Ferreira
3. Christiano Falette
Novatos
1. Léo Cascão
2. Fernando Lucas
3. Alexandre Xuxa
Feminina
1. Jessica Mary