X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Mundial de Motocross

1ª etapa - Losail - Catar
Publicado em: 02/03/2015
Clique e saiba mais

Max Nagl e Jeffrey Herlings dominam suas categorias no Catar
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - fotos: Ray Archer / J. P. Acevedo / Idário Café 


Largada MXGP

Mais uma vez o Mundial de Motocross deu a largada com a prova noturna no circuito de Losail, Catar. É o terceiro ano consecutivo que o emirado recebe a abertura do campeonato, apesar da notória falta de público local.

A temporada desse ano foi uma das mais aguardadas da história com o esperado duelo Villopoto X Cairoli ou mais precisamente Villopoto X Resto do Mundo. Mas a batalha tão profetizada pelos fãs ao redor do globo acabou não se concretizando. Pelo menos não diretamente. Em vez disso o Mundo viu o domínio absoluto de Max Nagl nas duas baterias da classe MXGP.


Max Nagl iniciou temporada com dupla vitória


Antonio Cairoli
O alemão não deu chances aos adversários. Largou na frente nas duas baterias e tratou logo de abrir vantagem e enterrar qualquer possibilidade de ataque dos adversários. Nagl colocou novamente a marca Husqvarna no topo da classe principal após algumas décadas.

O ano passado teve um começo difícil para Nagl. Com uma contusão na pré temporada, ele só foi reencontrar seu verdadeiro potencial já no fim do campeonato, quando venceu as duas baterias no GP Estado de Goiás, em Trindade. Depois ainda venceu uma bateria em Leon, no México.

Após duas temporadas com a Honda HRC, Nagl encontrou uma nova casa na Husqvarna e logo se aclimatou à motocicleta, cujo DNA vem da KTM, equipe que já defendeu ao lado de Cairoli. Nagl não hesita em afirmar que a nova equipe é a melhor que já integrou. Se são apenas palavras jogadas para a mídia ou não, não podemos afirmar. O fato é que ele está numa posição privilegiada de primeiro piloto numa equipe (Ice One Red Bull Factory Husqvarna, de propriedade de Kimi Raikkonen) que quer muito provar seu valor e agora tem recursos, tanto técnicos como financeiros, para brigar pelo título. Se contarmos as provas do ano passado, Nagl venceu cinco das seis últimas baterias disputadas.


Clement Desalle


Romain Febvre
O segundo colocado em Losail, nas duas baterias, foi Clement Desalle. Em ambas o belga largou em terceiro. Na primeira bateria ultrapassou Cairoli mais ou manos na metade da prova. Na segunda perseguiu Gautier Paulin por quase toda a corrida para conseguir a ultrapassagem a poucas voltas do final.

Paulin, quarto e terceiro nas baterias, ficou com o terceiro degrau no pódio, empatado em pontos com Cairoli. Estreando na Honda no lugar de Max Nagl, o francês fez duas provas sólidas. Na primeira andou perto, mas não conseguiu encostar nos três primeiros. Na segunda manteve o mesmo ritmo forte durante toda a bateria e após perder o segundo posto para Desalle, tentou, mas não conseguiu dar o troco no belga.


Gautier Paulin


Jeremy Horebeek
Depois de vencer a classificatória na sexta-feira, Antonio Cairoli não encontrou seu melhor ritmo no sábado. Pelo menos não um ritmo para lutar pela vitória. Na primeira corrida perdeu o segundo posto para Desalle e na segunda foi quarto colocado do início até o fim, embora tenha pressionado o belga da Suzuki por algumas voltas. Apesar de ter ficado fora do pódio o resultado não preocupa muito o defensor do título que sabe que o importante é marcar bons pontos e buscar vitórias nas pistas onde se sente mais à vontade.

Novo Regulamento

Sem nenhuma explicação lógica, o campeonato teve seu tempo de prova reduzido mais uma vez. Agora são apenas 30 minutos mais duas voltas em vez dos 35m + 2v de 2014. Antigamente era 40m + 2v. Talvez a intenção tenha sido se igualar ao regulamento do AMA, ou dar alguma combatividade extra com provas mais curtas. Não gostei muito dessa mudança e acho que pode prejudicar principalmente Cairoli, que costumava chegar ao final das corridas mais inteiro com sua 350cc e papar os adversários nas voltas finais.


Pódio MXGP

Villopoto


Ryan Villopoto


Ryan Villopoto
A tão aguardada estreia de Ryan Villopoto no Mundial de Motocross não refletiu as previsões. Talvez um choque de realidade para muita gente. Depois de ler mais de uma vez na imprensa especializada norte-americana que Stefan Everts e Antonio Cairoli optaram em suas carreiras por serem "reis" em "terra de ninguém", em vez de competir com "os melhores" na América. O oitavo lugar geral de Villopoto foi um balde de água fria, para muitos.

Me chamou a atenção o aparente nervosismo do piloto em entrevista já no gate de largada da primeira bateria. Apesar de toda a experiência, parecia sentir o peso dos olhos de todo o mundo em sua direção. Disse que estava ainda aprendendo o sistema de funcionamento do mundial, bem diferente do que está acostumado nos EUA, e que chegar entre os 10 primeiros seria um bom resultado.

Também me chamou a atenção na primeira largada que Villopoto ainda segurava seus óculos nas mãos enquanto todos já tinham vestido e ajustado o equipamento durante a passagem da bandeira verde. Não ajudou nada em seu resultado a moto apagar na primeira largada. Teve que abrir caminho no pelotão, sofreu mais uma queda ao se chocar com Jose Butron, e suou para alcançar a nona posição no final.


Ryan Villopoto


Ryan Villopoto
Na segunda largada Villopoto saiu em sétimo, mas não acompanhou o ritmo dos ponteiros, perdeu a posição para Romain Febvre e finalizou em oitavo reclamando do freio traseiro que ficou "esquisito" na metade da prova, possivelmente por causa de alguma pedrada ou choque.

Bom, considerando que ele estava a nove meses sem participar de competições, até que não foi um mal começo. Mas isso me faz pensar se foi acertada a decisão do piloto e sua equipe em não participar de nenhuma prova pré-temporada antes da abertura do campeonato. Seria útil pelo menos para medir os adversários. Treinar é bom e preciso, mas ritmo de corrida mesmo só se adquire competindo. Pilotando de forma bem agressiva, ao seu estilo, e em alguns momentos Villopoto aparentava visualmente ser o mais rápido na pista, embora os tempos de volta não refletissem isso. Parecia "brigar" mais com a moto que a turma dos ponteiros.

Villopoto vai ganhar corridas? Eu e 110% das pessoas que acompanham o esporte acreditam que sim. Vai brigar pelo título? Depende do tempo que levar para se aclimatar ao campeonato. Esse início com viagens longas, passando por Catar, Tailândia e Argentina antes da fase europeia, vai pesar bastante contra o norte-americano. É uma agenda que ele não está acostumado. Pesará contra também os circuitos de areia, onde ele tem pouca experiência, e também eventuais etapas com chuva e lama pesada, situações onde os europeus se sentem em casa. Portanto acho que as profecias estão suspensas no aguardo dos próximos capítulos.

250 - Volta o domínio de Herlings


Jeffrey Herlings


Dylan Ferrandis
O holandês Jeffrey Herlings voltou ao topo de sua classe. Embora ainda não seja aquele velho Herlings que vencia com vantagens inclassificáveis que chegavam a ultrapassar um minuto. Teve trabalho.

Na primeira bateria, o francês Dylan Ferrandis o ultrapassou e liderou por várias voltas, até Herlings encontrar o ritmo e retomar a liderança. Na segunda bateria, Herlings liderou de ponta a ponta e cruzou a bandeirada com pouco menos de 3 segundos de vantagem sobre o belga Julien Lieber.

Ferrandis sofreu uma queda na segunda corrida e recuperou-se até a quinta posição para garantir o terceiro degrau no pódio, atrás de Lieber.

Quem não teve um início de campeonato nada bom foi o atual campeão Jordi Tixier, apenas nono na geral após corridas recheadas por erros e quedas. De se notar a boa estreia da jovem aposta da KTM, o jovem Pauls Jonass, da Letônia, que foi sexto colocado geral.


Julien Lieber

WMX


Livia Lancelot


Stefany Serrão
A francesa Livia Lancelot começou a temporada em grande forma vencendo a categoria feminina. Ela conseguiu a liderança na primeira corrida quando pressionava a holandesa Nancy Van De Ven, que tomou um capote espetacular na seção de ondas.

Lancelot conquistou a segunda bateria após uma batalha épica contra a atual campeã Kiara Fontanesi. A duas voltas do fim, Fontanesi errou e deixou a francesa escapar para vencer com 17 segundos de vantagem. Van de Ven ficou com o terceiro lugar, mostrando que a queda da primeira bateria não deixou consequências.

Tivemos também a presença da campeã brasileira Stefany Serrão. Na primeira corrida Stefany fez uma boa largada na quinta posição, mas sofreu uma queda ao final da primeira volta e retornou à corrida mais de 20 segundos atrás da adversária mais próxima. Recuperou duas posições na pista, mais duas de abandonos para completar na 12ª colocação.


Stefany Serrão
Na segunda corrida a paulista fez outra boa largada, perdeu algumas posições no início da corrida para se estabilizar na nona posição, onde permaneceu até a bandeirada.

Stefany comentou sua primeira participação no Mundial de Motocross: "Ninguém é capaz de imaginar o tamanho das canaletas que tinham na pista depois das duas baterias que aconteceram antes da nossa segunda prova. Foi um teste de resistência conseguir pilotar sem erros. Felizmente tive um bom desempenho e consegui um 12º lugar na geral. Acredito que por nunca ter competindo no Mundial, o resultado está de bom tamanho. Nunca tive contato com esse tipo de pista e a maneira das outras meninas pilotar. Além disso, não tinha uma moto perfeita para o meu estilo de pilotagem. Em geral estou muito satisfeita com tudo que vivi e aprendi nestes dias no Catar. Se possível quero fazer outras etapas", completou Stefany.

Stefany retornou para o Brasil já no domingo e se prepara para as competições nacionais.

O campeonato segue para a Tailândia no próximo final de semana. Pista nova para todo mundo, sai Si Racha, entra Nakhonchaisri.

Vídeos









Resultados

P Nr MXGP Nat. Bike Race 1 Race 2 Total
1 12 Nagl, Maximilian GER HUS 25 25 50
2 25 Desalle, Clement BEL SUZ 22 22 44
3 21 Paulin, Gautier FRA HON 18 20 38
4 222 Cairoli, Antonio ITA KTM 20 18 38
5 89 Van Horebeek, Jeremy BEL YAM 16 16 32
6 461 Febvre, Romain FRA YAM 15 14 29
7 2 Villopoto, Ryan USA KAW 12 13 25
8 777 Bobryshev, Evgeny RUS HON 13 12 25
9 22 Strijbos, Kevin BEL SUZ 9 15 24
10 24 Simpson, Shaun GBR KTM 14 7 21
11 17 Butron, Jose ESP KTM 7 10 17
12 39 Guarneri, Davide ITA TM 8 9 17
13 259 Coldenhoff, Glenn NED SUZ 3 11 14
14 47 Waters, Todd AUS HUS 6 8 14
15 19 Philippaerts, David ITA YAM 11 0 11
16 183 Frossard, Steven FRA KTM 10 0 10
17 28 Rattray, Tyla RSA KAW 4 5 9
18 9 de Dycker, Ken BEL KTM 2 6 8
19 100 Searle, Tommy GBR KTM 5 0 5
20 111 Ferris, Dean AUS HUS 0 4 4
21 999 Goncalves, Rui POR HUS 0 3 3
22 23 Charlier, Christophe FRA HON 1 2 3
23 11 Bengtsson, Filip SWE HON 0 1 1

P Nr MX2 Nat. Bike Race 1 Race 2 Total
1 84 Herlings, Jeffrey NED KTM 25 25 50
2 33 Lieber, Julien BEL YAM 20 22 42
3 4 Ferrandis, Dylan FRA KAW 22 16 38
4 243 Gajser, Tim SLO HON 18 14 32
5 59 Tonkov, Aleksandr RUS HUS 11 20 31
6 41 Jonass, Pauls LAT KTM 12 18 30
7 91 Seewer, Jeremy SUI SUZ 16 13 29
8 92 Guillod, Valentin SUI YAM 13 15 28
9 1 Tixier, Jordi FRA KAW 15 12 27
10 64 Covington, Thomas USA KAW 10 11 21
11 152 Petrov, Petar BUL KTM 8 10 18
12 99 Anstie, Max GBR KAW 14 1 15
13 51 Getteman, Jens BEL HON 6 8 14
14 128 Monticelli, Ivo ITA KTM 7 7 14
15 18 Brylyakov, Vsevolod RUS HON 4 9 13
16 119 Pocock, Mel GBR KAW 9 0 9
17 95 Justs, Roberts LAT KTM 1 6 7
18 93 Featherstone, Gradie GBR SUZ 0 5 5
19 6 Paturel, Benoit FRA YAM 5 0 5
20 300 Golovkin, Viacheslav RUS KTM 0 4 4
21 555 Guryev, Artem RUS KTM 0 3 3
22 189 Bogers, Brian NED KTM 3 0 3
23 7 Graulus, Damon BEL YAM 0 2 2
24 274 Lundgren, Anton SWE HUS 2 0 2


P Nr WMX Nat. Bike Race 1 Race 2 Total
1 114 Lancelot, Livia FRA KAW 25 25 50
2 8 Fontanesi, Kiara ITA YAM 22 22 44
3 66 Rutledge, Meghan AUS KAW 20 18 38
4 116 Nocera, Francesca ITA SUZ 18 15 33
5 811 Vaage, Genette NOR KTM 16 14 30
6 111 Borchers, Anne GER SUZ 15 13 28
7 85 Van De Ven, Nancy NED YAM 5 20 25
8 274 Verstappen, Amandine BEL KTM 13 11 24
9 86 Moore, Jessica AUS KTM 14 9 23
10 52 Charroux, Justine FRA YAM 11 10 21
11 423 Papenmeier, Larissa GER SUZ 4 16 20
12 29 Serrao, Stefany BRA HON 8 12 20
13 9 Germond, Virginie SUI SUZ 12 7 19
14 193 Braam, Kimberley NED KAW 10 8 18
15 71 Jacquemard, Gloria FRA KAW 9 5 14
16 777 Guryeva, Ekaterina RUS KTM 6 6 12
17 30 Hamlet, Gabrielle GBR SUZ 7 4 11









© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet