Assessoria da equipe Yamaha Grupo Geração divulga bate-papo com o piloto
Redação MotoX.com.br - Foto: Divulgação

Jean Ramos treina na Califórnia para a temporada 2015 do AMA Supercross |
Jean Ramos será o único brasileiro competindo em Anaheim, Califórnia, na tradicional prova de abertura do AMA Supercross no próximo sábado, dia 3 de janeiro. Em sua terceira investida na competição, depois de participações em 2012 e 2013, o paranaense planeja disputar as oito etapas da categoria 250 Oeste em 2015. As corridas nos Estados Unidos marcam a estreia do piloto de 25 anos pela equipe Yamaha Grupo Geração.
Relembre Jean Ramos em dois momentos no AMA Supercross:
-
Temporada 2012
-
Temporada 2013
Após uma temporada ausente, Jean volta ao campeonato mais experiente e confiante em um bom desempenho, mas sabe que a disputa pelas vagas nas finais será extremamente acirrada.
Confira as expectativas do piloto na entrevista abaixo.
Como tem sido sua rotina nestes dias antes da estreia?
Jean Ramos: Comecei a treinar com moto dia 20. Desde então, vou dois dias para a pista e descanso no terceiro. Choveu alguns dias também, e tem chances de estar molhado em Anaheim no dia da corrida. Estamos nos preparando para tudo.
Como tem sido o contato com a Yamaha YZ 250F nova?
JR: Já me sinto bem com ela. A moto me impressionou bastante, e a cada treino estou mais confiante. É uma moto muito forte de motor, com freios muito bons também. Já chegamos a um bom ajuste de suspensão e as coisas estão se alinhando. Acho que estarei bem preparado para A1.
Em qual cidade você está morando?
JR: Estamos, eu e meu irmão (e mecânico) Juliano, em Corona, na Califórnia (a 30 minutos de carro de Anaheim).
Você treina em qual pista?
JR: Até agora fomos pra Milestone, que fica em Riverside, e Lake Elsinore, onde abriram este ano uma pista de supercross.
Costuma encontrar outros pilotos que disputarão o AMA SX?
JR: Ontem (domingo) estavam o (Eli) Tomac, o Josh Hill, já encontramos o Cooper Webb. Todos treinam juntos, misturados, mas cada um faz seu treino. Nós aproveitamos bastante quando eles estão treinando. Dá pra ver como fazem saltos, sequências, como se posicionam na moto. Estes são os melhores treinos.
Você acha que tem chances contra eles?
JR: Acho que tenho chances de classificar para as finais. Penso que estou na mesma situação das outras vezes que participei (2012 e 2013), mas acho que agora estou melhor fisicamente e mais tranquilo porque já passei por isso antes. Acredito que lá pela terceira etapa estarei 100%, pois tive pouco contato com a moto até agora.
Como você enxerga a sua categoria, 250 - Costa Oeste, para esta temporada?
JR: Acho que está muito forte porque tem uns 15 pilotos de equipes de fábrica, e por isso os pilotos privados vão brigar bastante por um dos poucos lugares na final. É muito complicado ganhar dos de fábrica. E tem também a volta do Josh Hansen para a 250. A briga vai ser boa!
Então, agora é chegar em Anaheim e acelerar...
JR: Com certeza. Chegamos lá sábado de manhã, ficamos na fila para estacionar, pegamos a credencial do Juliano, descarregamos tudo, fazemos a vistoria na moto, no capacete, etc, e lá pelas 11h30 damos aquela caminhada na pista, e no início da tarde fazemos o primeiro treino. É tudo muito rápido e sempre nesta rotina. Todas as etapas.
Boa sorte!
JR: Obrigado. E obrigado também a todos os fãs brasileiros. Sei que estarão torcendo por mim. Vou dar meu máximo para chegar nas finais de todas as etapas e fazer meu melhor resultado.