Títulos do campeonato serão definidos neste final de semana
Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda - Fotos: Maurício Arruda

Após três vitórias consecutivas, Carlos Campano lidera a MX1 |
Depois de cruzar o país por seis estados diferentes (MS, MG, SP, RJ, SC e RS), o Campeonato Brasileiro de Motocross encerra a temporada 2014 neste final de semana, dias 18 e 19, com a oitava e última etapa em Toledo (PR). A disputa na cidade localizada à oeste do estado, próxima a Cascavel, ocorre na pista de 1.350 metros do Motódromo Municipal . Para acirrar as corridas e animar o público, o evento será decisivo na disputa pelos títulos das principais categorias.
Veja também como foi a sétima etapa da temporada, em Santa Maria (RS):
-
Matéria e resultados das classes MX1, MX2 e Junior (com a classificação geral da temporada)
-
Matéria e resultados das classes MX3, 65cc e 50cc
-
Galeria de imagens com as fotos de domingo
-
Galeria de imagens com as fotos de sábado
-
Assista aos vídeos com as corridas da MX1 e MX2 na íntegra
Na MX1, os três primeiros colocados se encontram separados por menos de quinze pontos. O trio que larga no domingo com mais chances de levar o campeonato é composto por Carlos Campano, Antônio Balbi Junior e Jean Ramos.
Confira como foi o primeiro dia de evento em Toledo, com os treinos cronometrados e a decisão dos títulos da MX4 e 230

Jorge Balbi é o segundo na classificação e precisa da vitória para reverter a vantagem do espanhol |
"A vantagem é pequena e os adversários são fortes, também vão querer ganhar. Vou com o mesmo objetivo das outras etapas. É como se fosse mais uma corrida. Se vier o título, vai ser muito bom. É um título muito importante, que já ganhei uma vez e sei o tamanho que tem", comentou Campano, líder entre as 450cc.
Apesar de uma fratura no pé ter dificultado parte da temporada do espanhol, ele conseguiu avançar nas últimas etapas e agora precisa apenas de dois segundos lugares para ser campeão. "Não esperava chegar com chances de título na final porque fiquei fora de uma etapa. De qualquer maneira, estou satisfeito com meu ano", encerrou o piloto da Geração Yamaha, que competirá ao lado de João Pinho Ribeiro, piloto que substitui Rafael Faria enquanto ele se recupera de uma lesão.
Segundo colocado na disputa, Balbi Junior, da Pro Tork Racing Team, está a nove pontos do líder e não espera menos do que retomar o título da MX1. "Não será fácil, mas vou dar o melhor de mim até receber a bandeira quadriculada", garante.

Jean Ramos também está na briga, apenas um ponto atrás de Balbi |
A apenas um ponto de diferença do mineiro, Jean Ramos não vai facilitar a briga. "Meu objetivo é vencer, vou me manter focado e tentar fazer boas largadas. Como o clima está bem quente, estou cuidadno bastante da parte física, acredito que vai ser fundamental para fazer boas provas e sair com o título de campeão", declarou o paranaense da Honda da Vulcano Ipiranga IMS Levorin.
O equatoriano Jetro Salazar, que abandonou as duas baterias em Santa Maria, perdeu a liderança e chega à final na quarta colocação, à frente de Wellington Garcia, quinto, e do inglês Adam Chatfield, sexto.

Hector Assunção entra em vantagem na disputa decisiva da MX2 |
Entre as 250cc a decisão também está aberta e o clima da categoria é de revés. Na penúltima etapa, o então líder Thales Vilardi machucou os dois ombros e nesta quinta-feira (16) passou por cirurgia de reconstrução do direito. Agora, o paulista enfrenta a recuperação afastado das pistas pelos próximos dois meses.
"São coisas que acontecem no nosso esporte, mas lamento bastante porque estava em um bom momento, com chances reais de título", explicou Thales durante a semana. O piloto da equipe Geração Yamaha deixou o campeonato ocupando a terceira colocação na geral.
As chances de título estão nas mãos da equipe Honda Mobil. Hector Assunção chega à final com 290 pontos e Paulo Alberto, com 283, na vice-liderança.
"O campeonato teve uma reviravolta com os problemas do Paulo e do Thales em Santa Maria. Fiz minha parte e agora preciso focar na final. Preciso de pelo menos dois segundos lugares. Tentarei fazer boas largadas. Se possível, quero vencer a primeira bateria para andar mais tranquilo na seguinte", expôs Hector.

Paulo Alberto busca o bicampeonato, mas precisa vencer e torcer por um tropeço do adversário |
Por outro lado, Paulo está ávido para conquistar o bicampeonato. Para tanto, o português precisa vencer ambas as baterias, com Hector terminando em segundo e terceiro respectivamente.
"Infelizmente não dependo mais de mim. Tive um problema em Santa Maria, que me fez a liderança escapar. Mas continuo com chances e vou em busca da vitória", comenta Paulo.
Anderson Cidade, companheiro de equipe Thales, é o quarto colocado na classificação: "Meu objetivo é fazer a melhor prova do ano. Será minha despedida da categoria e eu espero terminar bem. Vou dar meu máximo por uma vitória." Anderson, de 24 anos, por força do regulamento é obrigado a se transferir para a MX1 em 2015.
Em quinto lugar está Gustavo Pessoa. O paulista pretende segurar a posição. "Estou treinando bastante para conquistar um lugar no pódio", afirmou.
Outras categorias
No evento também acontecem as disputas das classes MXF, MX4 e 230cc, realizadas em uma única etapa. Na categoria feminina, Stefany Serrão é uma das favoritas ao lado de Mariana Balbi, defensora do título. Já na MX4, Milton Chumbinho Becker e Willian Guimarães são os destaques entre os veteranos. Chumbo defende o título conquistado na temporada passada: "Tenho treinado muito, esta corrida não permite erros", explicou o catarinense.
Os ingressos já estão à venda e custam R$ 15 cada dia. Quem quiser também tem a opção de comprar o passaporte por R$ 25, que dá direito aos dois dias de evento.
Assista as corridas ao vivo pela internet
Mais uma vez as provas poderão ser acompanhadas ao vivo pela internet. A MotoX TV irá retransmitir o sinal gerado pela organização através do link:
http://www.motox.com.br/motoxtv/web/live.aspx?idclipe=38.
Local:
Motódromo Municipal de Toledo - Avenida Senador Atílio Fontana (próximo do clube de caça e pesca).
Programação:
Sexta-feira (17/10)
13h às 18h Secretaria/Vistoria - Todas as categorias
Sábado (18/10)
Vistoria técnica das 07:00 às 07:45
Treinos livres
08:00 às 08:20 - MX4
08:30 às 08:50 - 230cc
09:00 às 09:30 - MX1
09:40 às 10:10 - MX2
10:20 às 10:40 - MXF
Treinos cronometrados
10:50 às 11:10 - MX4
11:20 às 11:40 - 230cc
Intervalo
13:00 às 13:30 - MX1
13:40 às 14:10 - MX2
14:20 às 14:40 - MXF
Provas
15:20 - 15min + 2 voltas - MX4
16:00 - 15min + 2 voltas - 230cc
16:30 - Pódio das categorias MX4 e 230cc
Domingo (19/10)
Warm up
09:00 às 09:15 MX2
09:25 às 09:40 MX1
09:50 às 10:05 MXF
Provas
11:40 - MX2/ 1ª Bateria - 30min. + 2 voltas
12:40 - MX1 1ª Bateria - 30 min. + 2voltas
13:30 - MXF - 15 min. + 2 voltas
14:10 - Cerimonial
14:50 - MX2/ 2ª Bateria - 30min. + 2 voltas
16:00 - MX1/ 2ª Bateria - 30min. + 2 voltas