O tricampeão mundial Adam Raga pode chegar ao seu quarto título, mas precisa torcer para que seu compatriota Albert Cabestany não fique entre os primeiros; pilotos estrangeiros participaram de entrevista coletiva nesta sexta-feira em São Paulo
 Valter Fernandes (à esquerda) representa o Brasil junto aos melhores pilotos do Mundo |
 Adam Haga |
São Paulo - O título Mundial de Trial Indoor pode ser decidido neste sábado, 4 de março, a partir das 20 horas, no Brasil. A capital paulista vai receber o 1o Trial Indoor Repsol Cidade de São Paulo, válido pela décima etapa do Campeonato Mundial da modalidade.
No ginásio da Portuguesa o atual tricampeão mundial e líder da atual temporada, o espanhol Adam Raga, pode conquistar seu quarto título consecutivo. Para isso ele precisa ser o primeiro e torcer para que seu compatriota Albert Cabestany fique na quarta colocação. Apesar da liderança, Raga reconhece a qualidade do seu rival. Sete pilotos do Mundial de Trial participaram de uma entrevista coletiva com a imprensa nesta sexta-feira em São Paulo.
"Este campeonato está muito disputado. Acho difícil chegar ao título aqui, preciso vencer e ele (Cabestany) chegar em quarto. Ele está muito bem, venceu a última etapa em Lisboa", afirmou Raga.
 Dougie Lampkin e Takahisa Fujinami |
Cabestany, vice-líder na classificação, foi o primeiro na última etapa em Lisboa, final de semana passado, mas tem uma difícil missão pela frente. Além de vencer as próximas três etapas, precisa torcer para um tropeço de Raga. "Vou fazer minha parte, lutar até o final para vencer as provas". Apesar do respeito mútuo, não existe amizade entre os "gladiadores" espanhóis. "Convivemos durante as etapas do Mundial, mas não somos amigos. Na Espanha, cada um segue seu caminho", explica Cabestany.
Esporte, além da bola Na coletiva de imprensa, os organizadores anunciaram com otimismo a inclusão do Brasil no calendário. O secretário de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo, Heraldo Correa Ayrosa Galvão, destacou a importância do evento para a capital paulista. "Nosso objetivo é fomentar novos esportes em São Paulo, pois nossa filosofia é que o esporte vai além da bola, do futebol".
Isabel Reis, vice-presidente da Motorpress, editora da revista Motociclismo, uma das organizadoras da etapa do Mundial no Brasil, explicou o objetivo da empresa ao trazer o trial indoor para cá. "O intuito da revista Motociclismo é estimular o esporte. Queremos valorizar a motocicleta como esporte".
 Tadeusz Blazusiak |
A Octagon Esedos, empresa espanhola organizadora do Mundial de Trial Indoor, comemorou a inclusão de mais uma cidade sul-americana na temporada. Em 2005, pela primeira vez o Mundial teve uma etapa realizada em Buenos Aires, capital argentina. Este ano, o Campeonato chegou a São Paulo.
Joan Fontseré, da Octagon, afirmou que o esporte cresce a cada ano em todo o mundo. "São Paulo é mais um ponto do planeta onde vamos difundir este esporte, que é um verdadeiro espetáculo. A etapa acontece aqui, mas vai ser vista em várias cidades do mundo. Alcançamos este ano, uma difusão televisiva inédita. Além das grandes redes de televisão européias, mais de 45 países assistem às provas de Trial Indoor".
Os maiores nomes do Trial em todo o mundo estiveram presentes na coletiva de imprensa. Além do tricampeão mundial, Adam Raga, e de Albert Cabestany, os também espanhóis Jeroni Fajardo e Toni Bou, o britânico Dougie Lampkin, o japonês Takahisa Fujinami e o polonês Tadeusz Blazusiak participaram do encontro.
O atual campeão brasileiro de Trial, Valter Fernandes, também respondeu a perguntas dos jornalistas e sentou lado a lado com os ídolos. Também participaram Alejandro Roig e Nicolás Costa, representantes da Repsol YPF, e Carlos Coachman, da Confederação Brasileira de Motociclismo.
Mais informações:
www.trialsports.com.br O Mundial de Trial Indoor é organizado pela Octagon Esedos e revista Motociclismo, tem patrocínio da Repsol, Vivo e Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo e apoio da ESPN Brasil. A supervisão é da Federação Internacional de Motociclismo, União Latino-Americana de Motociclismo e Confederação Brasileira de Motociclismo O evento começa às 20horas de Sábado (4 de Março) no Ginásio da Portuguesa. Marginal Tietê em frente ao Shopping Center Norte.
Os ingressos custam R$ 20,00 (estudante paga meia)