Pilotos confirmados na prova querem tirar a diferença para os concorrentes que estarão no Brasileiro de Motocross
Redação MotoX.com.br - Fotos: Luis Bueno

Humberto Martin (101) tem a chance de assumir a liderança do campeonato na MX1 |
A Copa Minas Gerais está de volta com a quarta etapa neste fim de semana, em Itabirito. Com grandes nomes da modalidade no páreo, a disputa pode ficar ainda mais acirrada. Com a ausência de alguns participantes que irão disputar a
sexta etapa do Brasileiro de Motocross na mesma data, as chances são boas para Humberto Martin, Endrews Armstrong e Fábio Santos, três talentosos pilotos que estão na briga pela liderança em suas categorias.
Na MX1, o venezuelano pretende subir ao lugar mais alto do pódio e, assim, assumir a liderança. Atualmente, ele é o quinto colocado com 95 pontos. Na ponta está o paranaense Jean Ramos, que conta com 27 pontos a mais. Na etapa estão em disputa 50 pontos, por isso, o momento é tão bom para Martin.
Veja também: Como foi a terceira etapa da Copa Minas Gerais em São Gonçalo do Rio Abaixo
De acordo com o piloto, a possibilidade de ir para a quinta etapa com vantagem fez com que ele optasse pela participação na Copa Minas Gerais de Motocross. "Tive uma conversa com os chefes da equipe e eles gostaram, porque temos chances de trazer o campeonato para a Yamaha, e é uma maneira de me ajudar também. Agora, tenho que me preparar do mesmo jeito, chegar lá e fazer tudo certinho para tentar conquistar esses pontos", disse Martin.

Endrews Armstrong está na briga pelo título da MX2
|
O paranaense Endrews Armstrong e o paulista Fábio dos Santos devem travar um belo duelo na MX2. O atual líder, Hector Assunção também não estará presente e soma até agora 128 pontos. Endrews é o segundo colocado com 101 e Fábio o quinto com 88.
O paranaense está se dedicando muito para conseguir o melhor resultado possível. "Não vou só pensando em andar pelos pontos do campeonato, vou em busca da vitória, pois mesmo com alguns pilotos fora da disputa o nível ainda estará muito alto. Estou focado na preparação tanto física quanto técnica, e com certeza vou em busca da vitória".

Fábio Santos pode conquistar o troféu antecipado na Júnior e subir na classificação da MX2
|
Fábio Santos aposta na concentração para terminar na frente. "É importante, porque na MX2 eu tenho que fazer um bom resultado. Afinal, tenho chance de subir e brigar para ser campeão", disse.
O paulista disputa também a categoria Júnior e nela tem chance de conquistar o título antecipado. Ele soma 75 pontos, enquanto o segundo colocado Gabriel Lucas tem 54. "Esse ano está sendo muito bom para mim. Venho fazendo boas largadas e meu condicionamento físico está muito bom. Estou me sentindo bem com a moto, venci todas as etapas até agora e pretendo ser campeão invicto", destacou Fabinho. O piloto ainda lembra que o GP Itabirito será disputado no dia do seu aniversário. "Minha expectativa é grande. A corrida será no dia do meu aniversário e espero estar bem fisicamente", contou o piloto também conhecido como Moranguinho.
Diogo Moreira é o destaque da classe 50cc. Com 72 pontos, o piloto possui 16 a mais que o vice-líder Bruno Ferreira e 18 a mais que terceiro colocado Leandro Pereira. Para ser campeão, Dioguinho precisa ganhar a prova e torcer para Bruno e Leandro se classificarem em terceiro lugar ou em uma posição pior. "Estou ansioso. Não vejo a hora de chegar o dia. Quero tentar fazer uma boa prova e, quem sabe, sair campeão já nesta próxima etapa", afirmou Diogo.
Novidades da pista
Para esta etapa o público poderá contar com algumas novidades, um dos destaques é o salto catapulta, que foi projetado para a realização de uma disputa de salto em distância. A ideia é reunir os dez melhores classificados nos treinos cronometrados da MX1 e MX2 e levá-los para o obstáculo antes das provas e colocá-los para disputar quem dá o salto mais longo. Para fazer o monitoramento dos pulos serão disponibilizados fiscais e uma marcação ao lado da pista. O vencedor irá ganhar um capacete ASW Factory.
Confira no vídeo os detalhes do circuito:
Outra premiação que ocorrerá durante a corrida será o holeshot X11. A empresa dará uma premiação em dinheiro para os pilotos que passarem a primeira curva da corrida na frente em todas as 12 categorias.
De acordo com Cássio Marques, presidente do Moto Clube Cassios Racing, organizador da Copa, o fim de semana promete. "O salto catapulta e os steps down e steps up vão gerar manobras muito bonitas. Os desafios lançados pela ASW e pela X11 também vão dar uma apimentada a mais na disputa. Com certeza será uma prova eletrizante."
Serviço
Evento: 4ª etapa da Copa Minas Gerais de Motocross
Data: 20 e 21 de setembro
Horário: de 8h às 17h
Local: Córrego do Bação, s/nº, Itabirito-MG
Entrada Franca