Ken Roczen confirma o título da 450 na final do campeonato
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: Simon Cudby / Matt Rice
O Lucas Oil AMA Motocross 2014 definiu seu principal título na final do campeonato, no circuito construído no Miller Motorsports Park, em Salt Lake City, Utah. O traçado, infestado de obstáculos artificiais, se assemelha a uma grande pista de supercross, com muitas subidas em degraus e grandes saltos.
O alemão Ken Roczen chegou a prova decisiva com 20 pontos de vantagem sobre seu companheiro na KTM Ryan Dungey e a possibilidade de administrar os resultados.
Corridas
Trey Canard |
Na primeira largada da classe 450, Trey Canard fez o holeshot seguido de Ken Roczen, Ryan Dungey e Eli Tomac, justamente os quatro pilotos que dominaram a segunda metade da temporada. O grupo permaneceu compacto por quase dez voltas. Por várias vezes Dungey teve Roczen em seu campo de ataque, mas em seguida o alemão voltava a abrir uma pequena distância.
Em certo momento Roczen saiu da pista ao desviar de um retardatário que caiu bem à sua frente, foi quando Canard finalmente abriu distância, confirmando a boa fase que chegou junto ao final do campeonato. Dungey então teve a chance - após mais uma boa batalha - de ultrapassar o adversário ao título, enquanto Tomac perdia contato com o pelotão. Final: Canard, Dungey, Roczen, Tomac e Josh Grant em quinto.
Segunda bateria
A corrida começou com uma queda coletiva logo nos primeiros metros que jogou Andrew Short, Chad Reed e Fredrik Noren voando para fora da pista. Novamente na frente, Trey Canard com Roczen em segundo. Dungey saiu um pouco atrás, mas abriu caminho durante a primeira volta para integrar o trio da liderança.
Na sexta volta Dungey superou Roczen, a partir daí o alemão usou a lógica e deixou de correr riscos. Tirou a mão - sendo ultrapassado por Tomac na volta seguinte - e passeou até a bandeirada, cruzando na quarta posição.
Ryan Dungey |
"Fiquei tão excitado e nervoso ao mesmo tempo que não podia andar mais rápido, queria apenas cruzar a chegada para ganhar o título", disse o novo campeão. "Sou muito grato a minha família, amigos e equipe pela dedicação em me auxiliar na conquista desses objetivos. Estou muito feliz!"
Canard ficou com a dupla vitória na etapa. O piloto da Honda fechou o campeonato em grande forma. Sofreu para desencantar na temporada, depois venceu quatro das últimas cinco baterias. Dungey, novamente foi o campeão da consistência, mas não foi o suficiente para o título. Roczen foi tão consistente quanto e venceu o campeonato na primeira metade, onde acumulou vitórias. A reação final de Dungey naufragou na lama de Indiana, onde chegou apenas em nono na segunda bateria permitindo que Roczen chegasse à final com uma vantagem razoavelmente tranquila.
Ken Roczen |
Mais dois pilotos merecem destaque nesse campeonato. O australiano Bret Metcalfe foi "importado" do Canadá na última hora para substituir Ryan Villopoto na Kawasaki. Sua velocidade não esteve a par com a linha de frente, mas foi o único além dos três primeiros a pontuar em todas as baterias, o que lhe valeu a quarta posição final.
Contundido, Eli Tomac perdeu as quatro primeiras etapas do campeonato. Quando voltou esteve sempre entre o "quarteto fantástico", exceto na lama em Indiana (uma grande deficiência da maioria dos pilotos norte-americanos). Seu ponto alto foi em Millville, onde dominou as duas baterias. Esperávamos mais vitórias dele nesse final de temporada, mas isso não ocorreu.
250 - Jeremy Martin gosta mesmo é de ganhar
Jeremy Martin |
Com o título a salvo e o troféu na prateleira, Jeremy Martin podia pegar leve na etapa final da 250 antes do merecido descanso. Mas provou que tem o sangue dos grandes campeões, chegou disposto a não deixar ninguém carimbar sua faixa e venceu as duas baterias com boa vantagem.
Na apertada disputa pelo vice-campeonato, Cooper Webb até que recuperou dois importantes pontos sobre Blake Baggett na primeira bateria. Na segunda corrida, Baggett não largou bem, mas foi capaz de alcançar e ultrapassar Webb para chegar em terceiro e garantir o segundo posto no campeonato por apenas dois pontos. Justin Bogle foi o segundo colocado na bateria. O francês Marvin Musquin também estava nessa briga pelo vice, porém sua velocidade nessa etapa não foi a mesma dos adversários e com 4-5 teve de se contentar com o quarto lugar na temporada.
Blake Baggett |
Vídeos
Resultados
1 |
41 |
Trey Canard |
Hon CRF450R |
1 |
1 |
50 |
Team Hon Muscle Milk |
2 |
5 |
Ryan Dungey |
KTM 450 SX-F FE |
2 |
2 |
44 |
Red Bull | KTM |
3 |
3 |
Eli Tomac |
Hon CRF450R |
4 |
3 |
38 |
GEICO Hon |
4 |
94 |
Ken Roczen |
KTM 450 SX-F FE |
3 |
4 |
38 |
Red Bull | KTM |
5 |
24 |
Brett Metcalfe |
Kaw KX 450F |
7 |
5 |
30 |
Monster Energy Kaw |
6 |
39 |
Ryan Sipes |
KTM 450 SX-F |
9 |
6 |
27 |
Rockstar | WMR | KTM |
7 |
29 |
Andrew Short |
KTM 450 SX-F FE |
6 |
12 |
24 |
BTO Sports | KTM | WPS |
8 |
80 |
Fredrik Noren |
Hon CRF450R |
10 |
9 |
23 |
Team Hon Muscle Milk |
9 |
40 |
Weston Peick |
Suz RMZ 450 |
13 |
7 |
22 |
RCH Racing |
10 |
10 |
Justin Brayton |
Yam YZ 450F |
12 |
8 |
22 |
Toyota | Yam | JGRMX |
11 |
48 |
Ben Lamay |
Yam YZ 450F |
11 |
11 |
20 |
Cycletrader.com | Rock River Yam |
12 |
33 |
Josh Grant |
Yam YZ 450F |
5 |
39 |
16 |
Toyota | Yam | JGRMX Team |
13 |
77 |
Jimmy Albertson |
KTM 450 SX-F |
14 |
15 |
13 |
Jimmy Albertson Racing |
14 |
22 |
Chad Reed |
Kaw KX 450F |
8 |
30 |
13 |
Discount Tire / TwoTwo Motorsports |
15 |
62 |
Mitchell Oldenburg |
Hon CRF450R |
40 |
10 |
11 |
Lewis Long Racing |
16 |
92 |
Kellian Rusk |
Yam YZ 450F |
21 |
13 |
8 |
Rusk Racing | M&R Trucking | Dedicate |
17 |
131 |
Noah Mcconahy |
Hon CRF450R |
38 |
14 |
7 |
Merge Racing |
18 |
606 |
Ronnie Stewart |
Suz RMZ 450 |
19 |
16 |
7 |
DirtCandy Graphics | PRBC.com |
19 |
977 |
Paul Coates |
Yam YZ 450F |
15 |
32 |
6 |
Yam |
20 |
285 |
Tony Archer |
Kaw KX 450F |
20 |
17 |
5 |
Traders Racing |
21 |
124 |
Colton Facciotti |
Hon CRF450R |
16 |
37 |
5 |
Troy Lee Designs | MAVTV | Hon |
22 |
452 |
Sean Hackley, Jr. |
KTM 450 SX-F FE |
17 |
35 |
4 |
Premium Motors Racing | KTM of North |
23 |
98 |
Broc Schmelyun |
Kaw KX 450F |
27 |
18 |
3 |
Traders Racing |
24 |
193 |
Chris Proscelle |
Hon CRF450R |
18 |
21 |
3 |
AG Motorsports |
25 |
978 |
Franklin Noguera |
Suz RMZ 450 |
23 |
19 |
2 |
Nogueras Racing Team |
26 |
722 |
Adam Enticknap |
Hon CRF450R |
31 |
20 |
1 |
The Privateer Journey |
1 |
19 |
Jeremy Martin |
Yam YZ 250F |
1 |
1 |
50 |
Yamalube Yam Star Racing |
2 |
4 |
Blake Baggett |
Kaw KX 250F |
3 |
3 |
40 |
Monster Energy | Pro Circuit | Kaw |
3 |
37 |
Cooper Webb |
Yam YZ 250F |
2 |
4 |
40 |
Star Racing | Yam |
4 |
32 |
Justin Bogle |
Hon CRF250R |
6 |
2 |
37 |
GEICO Hon |
5 |
25 |
Marvin Musquin |
KTM 250 SX-F |
4 |
5 |
34 |
Red Bull l KTM |
6 |
188 |
ChristopherAlldredge |
Kaw KX 250F |
5 |
8 |
29 |
Monster Energy | Pro Circuit | Kaw |
7 |
43 |
Joseph Savatgy |
KTM 250 SX-F |
8 |
7 |
27 |
Rockstar Energy Racing |
8 |
15 |
Dean Wilson |
Kaw KX 250F |
10 |
6 |
26 |
Monster Energy | Pro Circuit | Kaw |
9 |
16 |
Zach Osborne |
Hon CRF250R |
7 |
9 |
26 |
GEICO Hon |
10 |
621 |
RJ Hampshire |
Hon CRF250R |
9 |
11 |
22 |
GEICO Hon |
11 |
87 |
Shane McElrath |
Hon CRF250R |
12 |
10 |
20 |
Troy Lee Designs | Mav TV | Hon |
12 |
21 |
Cole Seely |
Hon CRF250R |
14 |
12 |
16 |
Troy Lee Designs | Lucas Oil | Hon |
13 |
55 |
Alex Martin |
Yam YZ 250F |
13 |
13 |
16 |
Cycletrader.com | Rock River YAMAHA | |
14 |
50 |
Jessy Nelson |
Hon CRF250R |
11 |
17 |
14 |
Troy Lee Designs | Lucas Oil | Hon |
15 |
425 |
Nick Gaines |
Kaw KX 250F |
17 |
14 |
11 |
Traders Racing |
16 |
71 |
Zachary Bell |
Hon CRF250R |
16 |
15 |
11 |
GEICO Hon |
17 |
17 |
Jason Anderson |
KTM 250 SX-F |
15 |
40 |
6 |
Rockstar Energy Racing |
18 |
343 |
Luke Renzland |
Yam YZ 250F |
36 |
16 |
5 |
Cycle Trader | Rock River Yam |
19 |
874 |
Zack Williams |
Hon CRF250R |
21 |
18 |
3 |
RSR / Starr cycle/ Pro Circuit |
20 |
253 |
John Short |
Yam YZ 250F |
18 |
22 |
3 |
Short Racing |
21 |
449 |
Dakota Kessler |
Hon CRF250R |
34 |
19 |
2 |
KPS |
22 |
854 |
Landen Powell |
KTM 250 SX-F |
20 |
20 |
2 |
Miller Motorsports Park |
23 |
620 |
Brad Nauditt |
Hon CRF250R |
19 |
21 |
2 |
AG Motorsports |
Classificação Geral
1 |
94 |
Ken Roczen |
532 |
2 |
5 |
Ryan Dungey |
518 |
3 |
41 |
Trey Canard |
468 |
4 |
24 |
Brett Metcalfe |
334 |
5 |
3 |
Eli Tomac |
319 |
6 |
29 |
Andrew Short |
302 |
7 |
40 |
Weston Peick |
290 |
8 |
33 |
Josh Grant |
259 |
9 |
7 |
James StewartJr. |
226 |
10 |
80 |
Fredrik Noren |
207 |
11 |
22 |
Chad Reed |
198 |
12 |
48 |
Ben Lamay |
164 |
13 |
10 |
Justin Brayton |
155 |
14 |
44 |
Matthew Goerke |
149 |
15 |
38 |
Phillip Nicoletti |
131 |
16 |
34 |
Malcolm Stewart |
128 |
17 |
39 |
Ryan Sipes |
116 |
18 |
12 |
Jacob Weimer |
93 |
19 |
92 |
Kellian Rusk |
78 |
20 |
54 |
Christian Craig |
61 |
21 |
77 |
Jimmy Albertson |
61 |
22 |
51 |
Justin Barcia |
52 |
23 |
11 |
Kyle Chisholm |
51 |
24 |
95 |
Evgeny Mikhaylov |
45 |
25 |
62 |
Mitchell Oldenburg |
41 |
26 |
9 |
Ivan Tedesco |
39 |
27 |
331 |
Tommy Weeck |
35 |
28 |
606 |
Ronnie Stewart |
28 |
29 |
207 |
Sean Collier |
21 |
30 |
761 |
Cade Clason |
19 |
31 |
130 |
Tommy Hahn |
18 |
32 |
977 |
Paul Coates |
18 |
33 |
131 |
Noah Mcconahy |
17 |
34 |
224 |
Heath Harrison |
16 |
35 |
98 |
Broc Schmelyun |
11 |
36 |
193 |
Chris Proscelle |
10 |
37 |
219 |
Shane Sewell |
10 |
38 |
27 |
Nicholas Wey |
9 |
39 |
59 |
Peter Larsen |
8 |
40 |
415 |
Nick Schmidt |
8 |
41 |
285 |
Tony Archer |
8 |
42 |
452 |
Sean Hackley, Jr. |
6 |
43 |
123 |
Kevin Rookstool |
6 |
44 |
124 |
Colton Facciotti |
5 |
45 |
531 |
Todd Krieg |
4 |
46 |
693 |
Tucker Saye |
4 |
47 |
211 |
Tevin Tapia |
4 |
48 |
168 |
Tucker Hibbert |
4 |
49 |
535 |
Joey Peters |
4 |
50 |
26 |
Michael Byrne |
3 |
|
1 |
19 |
Jeremy Martin |
500 |
2 |
4 |
Blake Baggett |
421 |
3 |
37 |
Cooper Webb |
419 |
4 |
25 |
Marvin Musquin |
408 |
5 |
32 |
Justin Bogle |
368 |
6 |
377 |
Christophe Pourcel |
355 |
7 |
17 |
Jason Anderson |
276 |
8 |
21 |
Cole Seely |
260 |
9 |
50 |
Jessy Nelson |
252 |
10 |
15 |
Dean Wilson |
230 |
11 |
43 |
Joseph Savatgy |
221 |
12 |
55 |
Alex Martin |
220 |
13 |
71 |
Zachary Bell |
160 |
14 |
35 |
Justin Hill |
150 |
15 |
96 |
Matthew Bisceglia |
120 |
16 |
30 |
Kyle Cunningham |
117 |
17 |
87 |
Shane McElrath |
90 |
18 |
78 |
Matthew Lemoine |
90 |
19 |
267 |
Anthony Rodriguez |
76 |
20 |
47 |
Kyle Peters |
65 |
21 |
188 |
Christopher Alldredge |
64 |
22 |
16 |
Zach Osborne |
52 |
23 |
621 |
RJ Hampshire |
37 |
24 |
410 |
Jace Owen |
31 |
25 |
371 |
Dakota Alix |
28 |
26 |
142 |
Cole Martinez |
27 |
27 |
874 |
Zack Williams |
27 |
28 |
60 |
Jackson Richardson |
26 |
29 |
70 |
Brady Kiesel |
26 |
30 |
73 |
Dillan Epstein |
21 |
31 |
425 |
Nick Gaines |
21 |
32 |
91 |
Jacob Baumert |
21 |
33 |
737 |
Valentin Teillet |
14 |
34 |
343 |
Luke Renzland |
14 |
35 |
449 |
Dakota Kessler |
14 |
36 |
99 |
Justin Starling |
9 |
37 |
620 |
Brad Nauditt |
9 |
38 |
762 |
Blake Savage |
9 |
39 |
83 |
Dakota Tedder |
8 |
40 |
62 |
Mitchell Oldenburg |
7 |
41 |
202 |
Mike Stender |
6 |
42 |
421 |
Vann Martin |
5 |
43 |
565 |
Preston Mull |
5 |
44 |
56 |
James Decotis |
5 |
45 |
353 |
Kody Kamm |
4 |
46 |
418 |
Erki Kahro |
3 |
47 |
253 |
John Short |
3 |
48 |
211 |
Tevin Tapia |
3 |
49 |
376 |
Chris Canning |
3 |
50 |
854 |
Landen Powell |
2 |
|