Equipes vão finalizando acordos para a temporada 2015 nos EUA
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: Simon Cudby / Divulgação Honda

Ken Roczen |
Os rumores de que Ken Roczen deixaria a KTM ao final de seu contrato foram confirmados ontem em uma entrevista do chefe da KTM Motorsports Pit Beirer ao site crossmagazin.de. No artigo, Beirer confirma que a marca austríaca teria até hoje (01/08) para igualar a oferta da equipe concorrente - que não foi citada, mas ao que tudo indica é a RCH Suzuki de Ricky Carmichael - só que o assunto já estava fora de questão entre a diretoria.
Normalmente nos contratos das equipes de fábrica há cláusulas de "direito de preferência". Ou seja, os pilotos são obrigados a informar as ofertas concorrentes e o atual empregador tem o direito de igualar ou cobrir a proposta para renovar o contrato.
Segundo Beirer, a oferta estaria (bem?) acima do que a KTM gostaria de pagar. Com vários bons resultados no supercross e o domínio na primeira metade do motocross, Ken Roczen tornou-se o mais desejado piloto entre as negociações da
silly season. Lembrando que o piloto está apenas em seu primeiro ano na 450 e em clara ascensão enquanto boa parte dos ponteiros e ex-ponteiros já atingiu ou ultrapassou o ápice de suas carreiras.
Beirer confirmou que a KTM apoiará o piloto durante o Motocross das Nações em setembro, já que o contrato só se encerra em outubro. Entretanto,
como adiantou nosso colunista Edu Erbs, Roczen pode abrir mão do evento na Europa para se preparar melhor para o Monster Cup em Las Vegas, cujo seu provável novo chefe, Ricky Carmichael, faz parte da organização e inclusive projeta a pista.
Especula-se também que o piloto leva a Red Bull junto para a nova casa. Para seu lugar na Red BUll Factory KTM USA, Beirer já adiantou o nome de Dean Wilson, atual Pro Circuit Kawasaki. Os anúncios oficiais devem ocorrer após o final do AMA Motocross.
Trey Canard fica mais dois anos na Honda
Em outra nota, desta vez com comunicado oficial, a Honda divulgou que Trey Canard permanece na equipe nas temporadas de 2015 e 2016. O piloto natural de Oklahoma é um dos poucos capazes de vencer na categoria principal, o que ainda não fez esse ano. Sua carreira também é marcada por uma longa sequência de sérias contusões, entretanto a visão geral sobre Canard na indústria é de uma atleta extremamente dedicado e amigável, sendo um dos preferidos entre os fãs do esporte.

Trey Canard |
A grande dúvida que fica para a próxima temporada é se Ryan Villopoto compete ou vai definitivamente pendurar as botas.