Piloto brasileiro competiu em quatro categorias
 Lucas Moraes com as placas de vice-campeão e 7º colocado nas categorias 125cc e 125 B |
Com uma sólida vice-liderança na classificação geral da categoria 125 cilindradas para pilotos de 16 a 24 anos, Lucas Moraes encerrou neste domingo a sua participação no Florida Winter AMS, o Campeonato Norte-Americano de Inverno de Motocross. O competidor de 16 anos da equipe Dunas Race - a empresa organizadora do Rally dos Sertões – disputou a sexta e última etapa do evento, realizada em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos. Além de Lucas, outro brasileiro integra o time: Davis Guimarães.
Na categoria direcionada a sua faixa etária, o piloto ficou em segundo lugar nas duas baterias. E, na 125 B, semelhante à MX2 do Campeonato Brasileiro de Motocross, ocupou duas vezes a sexta posição, fechando o campeonato em sétimo lugar no geral. Lucas estava inscrito em outras duas categorias na competição de Orlando, a Quatro Tempos e 125 Open (para pilotos de idades variadas), mas preferiu poupar a sua Yamaha 250 F para as provas nas quais havia mais chances de título. A etapa foi marcada por boas disputas em todas as baterias, já que foi a última oportunidade para os pilotos alcançarem resultados expressivos no circuito.
Além do troféu de vice-campeão, o brasileiro ganhou experiência. “Os aprendizados mais importantes da temporada foram as novas técnicas de pilotagem, o ritmo de prova e poder conviver com os talentos do motocross norte-americano. Meu inglês melhorou bastante e ainda pude andar em vários tipos de piso”, analisou Lucas Moraes. Agora, o piloto tem outros objetivos. “Quero me fortalecer no ‘sprint’ final de uma prova de maior duração e voltar para os treinos de Supercross”, concluiu.
Números Para representar o Brasil no Florida Winter AMS, a equipe Dunas Race atingiu números curiosos. Foram gastos 924 litros de gasolina para as motos, que rodaram 7.392 quilômetros. Lucas Moraes disputou nada menos que 49 baterias, sendo que o seu companheiro de equipe Davis Guimarães competiu em 36. Para isso, foram necessários um jogo completo de cabeçote e 12 jogos de pneus. A equipe consumiu ainda 154 litros de água, 168 bananas e 234 barras energéticas. E, para acompanhar o circuito de carro, foram percorridos 1.344 quilômetros.