Ken Roczen pode repetir a vitória de Anaheim?
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Foto: Divulgação Suzuki
Acompanhe a cronometragem e resultados ao vivo do Monster Energy Supercross em Phoenix no link:
http://www.motox.com.br/liveresults/amasx.aspx
Ken Roczen se deu bem em sua estreia definitiva entre os
Big Boys. Mas será que ele pode repetir vitórias na temporada? É obvio que sim, mas não vai ser nada fácil se depender da vontade de Ryan Villopoto e James Stewart.
Stewart quer provar que voltou a ser "o cara". Foi o mais rápido na prova final de Anaheim até a fatídica queda nas costelas quando já estava emparelhado com Roczen. Velocidade não lhe falta, falta é se manter sobre as duas rodas nos momentos cruciais da disputa, algo em que vem falhando há alguns anos.
Veja também: O que foi acima, o que foi abaixo e o que foi dentro do esperado na abertura do Supercross 2014? Clique e descubra na Coluna do Erbs, Direto dos EUA!
E Ryan Villopoto? O homem que tem a missão de defender o título não estava no melhor de sua saúde no final de semana passado por causa de uma gripe. Mesmo assim tinha a corrida nas mãos até uma queda boba quase na metade da prova. Lembremos que foi uma queda similar - com uma escorregada de frente - que o tirou de ação em 2012 em Seattle, quando já tinha o título do Supercross garantido. Com o joelho contundido ficou fora do Motocross.
Além disso temos um pelotão de veteranos sedentos por bons resultados. Sr. Consistência, Ryan Dungey nunca pode ser descartado. É um cara que vai estar sempre alí rondando a liderança e pronto a abraçar qualquer chance de vitória. Quem sabe um holeshot não desperta suas chances? Outro veterano a se levar em conta é Chad Reed. O australiano conquistou já na primeira etapa o melhor resultado que penou para conseguir no ano passado e parece bem mais contente com a Kawasaki do que estava com a Honda. Mas quem eu gostaria de destacar é Justin Barcia. O piloto oficial Honda mostrou-se bem preparado nos treinos da tarde marcando a melhor volta do circuito. Infelizmente uma péssima largada dificultou sua noite na final, mesmo assim ainda salvou um quinto lugar. E Barcia ainda tem o ímpeto dos novatos, como quem quer se provar na categoria principal.
Eli Tomac anunciou que vai para a corrida ainda sem espectativas. Com o ombro machucado pela queda com Jake Weimer, vai decidir no estádio se corre ou não.
Premiação Extra
A DC Shoes, marca de calçados fundada pelo piloto de rali (de carros) Ken Block, anunciou uma premiação extra de U$10.000 para a temporada. A grana extra vai para quem vencer a last-chance e também a bateria final da etapa. Isso já aconteceu algumas vezes no passado, mas agora com a volta do antigo formato com as "semis", ficou ainda mais difícil para favoritos às vitórias se classificarem na última chance. Entretanto o prêmio vale tanto para a classe 450 como 250.
Vídeos
Onboard com James Stewart até a queda nas costelas
Cronograma do evento (horário local - fuso 5 horas atrasado em relação ao horário de Brasília)
1:30 pm - 1:40 pm 250SX Group B Qualifying Practice
1:45 pm - 2:55 pm 250SX Group C Qualifying Practice
2:00 pm - 2:10 pm 250SX Group A Qualifying Practice
2:15 pm - 2:25 pm 450SX Group A Qualifying Practice
2:30 pm - 2:40 pm 450SX Group B Qualifying Practice
2:45 pm - 2:55 pm 450SX Group C Qualifying Practice
2:55 pm - 3:10 pm KTM Junior Exhibition Practice
3:10 pm - 3:20 pm Promoter Track Walk
3:20 pm - 3:45 pm Track Maintenance
3:45 pm - 3:55 pm 250SX Group C Qualifying Practice
4:00 pm - 4:10 pm 250SX Group B Qualifying Practice
4:15 pm - 4:25 pm 250SX Group A Qualifying Practice
4:30 pm - 4:40 pm 450SX Group A Qualifying Practice
4:45 pm - 4:55 pm 450SX Group B Qualifying Practice
5:00 pm - 5:10 pm 450SX Group C Qualifying Practice
5:10 pm - 5:25 pm KTM Junior Exhibition Practice
5:25 pm - 5:35 pm Promoter Track Walk
5:35 pm - 6:45 pm Track Maintenance
Programa Noturno
7:00 pm - 7:30 pm Opening Ceremonies
7:30 pm - 7:40 pm 250SX Heat #1 - 6 laps - 20 riders (1 - 9 to Main)
7:40 pm - 7:50 pm 250SX Heat #2 - 6 laps - 20 riders (1 - 9 to Main)
7:50 pm - 8:00 pm 450SX Heat #1 - 6 laps - 20 riders (1 - 4 to Main) (5 - 20 to Semi)
8:00 pm - 8:10 pm 450SX Heat #2 - 6 laps - 20 riders (1 - 4 to Main) (5 - 20 to Semi
8:10 pm - 8:25 pm KTM Junior Supercross Exhibition - 3 laps - 15 riders
8:25 pm - 8:35 pm Track Maintenance
8:35 pm - 8:45 pm 250SX Last Chance Qualifier - 4 laps - 22 riders (1 - 4 to Main)
8:45 pm - 8:55 pm 450SX Semi #1 - 5 laps - 16 riders (1 - 5 to Main) (6 - 16 to LCQ)
8:55 pm - 9:05 pm 450SX Semi #2 - 5 laps - 16 riders (1 - 5 to Main) (6 - 16 to LCQ)
9:05 pm - 9:20 pm Intermission
9:20 pm - 9:25 pm 450SX Last Chance Qualifier - 4 laps - 22 riders (1 - 4 to Main)
9:25 pm - 9:30 pm 250SX Rider's Parade Lap
9:30 pm - 9:45 pm 250SX Main Event - 15 laps - 22 riders
9:45 pm - 9:55 pm 250SX Victory Circle
9:55 pm - 10:00 pm 450SX Rider's Parade Lap
10:00 pm - 10:20 pm 450SX Main Event - 20 laps - 22 riders