Maratona de Cross Country agitou o último fim de semana com a participação de pilotos consagrados e de jovens aprendizes
Redação MotoX.com.br - Fotos: Fabiana e Marcelo Roncon

Jean Azevedo e... |

...Nielsen Bueno formaram a dupla vencedora na Super Production e na Geral |
A edição 2013 do GP 6 horas de Endurance Cross Country foi disputada no primeiro sábado de dezembro. O evento, que tem como característica a confraternização de final de ano dos pilotos de enduro, contou com uma novidade, o GP Kids de Endurance Cross Country, uma prova para crianças com duração de 60 minutos em um percurso de 2750 metros.
A categoria Kids abriu o reconhecimento de pista e a competição. Esta classe havia sido dividida em duas, Duplas e Iron Boy, para as crianças que andariam sozinhas, porém, os participantes preferiram, unanimemente, correr individualmente. Com isso, a prova contou com 23 participantes no Iron Boy.
A organização separou a disputa da garotada em quatro, sendo a categoria Iron Boy 1 para motos de 50cc. Nela, o campeão foi Gustavo Botas, com um total de nove voltas no circuito. Em segundo ficou Gabriel Lacrimanti, seguido por Eduardo Dias Couto na terceira colocação. Na categoria Iron Boy 2, para motos de 65cc, o campeão foi Gustavo Bacelar Horita, com um total de 13 voltas, o mesmo números de João Vitor Carneiro, que ficou em segundo. Arthur Maçolla foi o terceiro, também com 13 voltas.
Já na categoria Iron Boy 3, para motos de 110 cilindradas, o campeão foi Pedro Venerando, filho do conhecido piloto Dário Júlio, com um total de 12 voltas, correndo com uma CRF 110F, lançamento da Honda para a categoria de base. O segundo colocado foi Felipe Hagio, também competindo com o mesmo modelo, e em terceiro lugar ficou Gabriel Cabrera. Já na categoria Iron Boy 4, Juvenil, o campeão foi Fernando Shiga Oliveira, com 13 voltas, seguido por Iezo Sega e Alessandra Horita, representando bem a categoria feminina.
As categorias adultas, que correm em duplas, foram divididas em Super Production, destinada a pilotos ranqueados, Production, para pilotos não ranqueados, Over 40, para pilotos com 40 anos ou mais, a Marathon, destinada a motos nacionais e a Iron Man Força Livre, para pilotos que enfrentaram seis horas de prova sozinho.

GP Kids de Endurance Cross Country foi uma prova para crianças com duração de 60 minutos em um percurso de 2750 metros |
Logo após o término da competição Kids, os pilotos puderam dar uma volta de reconhecimento e, em seguida, alinhar para a largada. A prova foi marcada por várias disputas. As estratégias de equipe foram muito importantes, pois a cada volta, elas se programavam para a troca do piloto na área de transição. Nela, era feita, não só a troca do piloto, mas também a troca do transponder, equipamento de cronometragem, usado na corrida e cada dupla usava apenas um. Essa troca era feita pela organização, de forma igual para todos. Para a categoria Iron Man, a estratégia das equipes também foi importante, pois o piloto tinha que parar para abastecer e se hidratar durante a prova na área de pit stop.
O percurso do GP 6 horas teve 17,5 quilômetros, diversificando vários tipos de terreno, com trechos de alta, média e baixa velocidades. Vários pilotos se destacaram. Na categoria principal, a Super Production, o lugar mais alto do pódio ficou para a dupla Nielsen Bueno e Jean Azevedo, da equipe Honda Mobil de Rally, com um total de 15 voltas. Na segunda colocação, ficou a dupla Carlo Mônaco e Cauê Aguiar, seguidos por Júlio Césr Zavatti e Francisco Maldonado na terceira colocação.

Felipe Limonta foi o grande campeão da categoria Iron Man |
Na categoria Production, a dupla campeã foi formada por André Tibiriça e Clericson Alan. Em segundo lugar ficaram Otávio Caradori e Murilo 'Caipirinha', seguidos pela dupla Claudiney Couto e Júlio César Pereira na terceira colocação.
Na categoria Over 40, a dupla campeã foi Washington 'Caipira' e Maurício Guiraldelli, em segundo ficaram Poy Clini e Adalberto Gerez. O terceiro lugar ficou com a dupla Edson Tanura e Paulo Degani.
Na categoria Marathon, destinada a motos nacionais, a dupla campeã foi Bruno Martins e Renato Hermann. O segundo lugar ficou com Betinho Polaz e Rafael Zenni, seguidos por Douglas Lins e Adrian Seewald em terceiro.
Na categoria Iron Man, em que o piloto anda as seis horas sozinho, Felipe Limonta foi o grande campeão. Dário Júlio, da equipe Honda Mobil de Rally, ficou em segundo lugar, e Manoel Simas em terceiro.
Na classificação geral, a dupla Nielsen Bueno e Jean Azevedo foi a melhor, seguida pela dupla Carlo Mônaco e Cauê Aguiar na segunda colocação. Quem também merece destaque é a dupla formada por Bruno Batista e Renato Hermann, que largou na quarta fila e chegou na terceira colocação geral. A melhor volta da prova foi do piloto Cauê Aguiar, com 22:14.052.
O GP 6 horas e GP Kids tem a organização e realização do Adrenatrilha Trail Club. O evento teve o apoio da Pista do Kalango Cego, Honda, ASW, Motofield, Red Dragon, Dhanna e Dust Off Road.