Etapa irá definir os campeões da temporada em todas as categorias
Redação MotoX.com.br - Fotos: Fred Mancini

Evento em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) define primeira temporada da Copa Minas Gerais de Motocross |

Participação de Antonio Jorge Balbi, líder das principais categorias, ainda é dúvida |
Este fim de semana, São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) recebe a grande final da Copa Minas Gerais de Motocross. A etapa irá definir os campeões da temporada em todas as categorias tendo como palco o Parque de Exposições Edirlei Márcio Moreira Lacerda. A programação terá outras atrações além das corridas, como show de Freestyle da equipe Rodrigão FMX, no domingo, às 12h. Depois disso, haverá apresentações musicais de bandas locais. As crianças terão uma área kids especial, com vários brinquedos.
As disputas prometem ser acirradas em todas as classes. Nas duas principais, a MX1 e MX2, o líder é o mineiro Antonio Jorge Balbi, porém, com uma luxação no ombro, sofrida na
final do Campeonato Brasileiro de Motocross, a participação do piloto é incerta, já que ele teve que passar por uma cirurgia. "Já comecei a fazer fisioterapia, o que é muito positivo", contou o piloto que aguarda a liberação do médico para correr.
Nas duas classes, o segundo lugar é de Wellington Garcia e o terceiro de Thales Vilardi. Na MX1, Wellington possui 67 pontos, dois a menos que Balbi, e Thales 51. Já na MX2, o líder conta com 75, enquanto o adversário mais próximo está com 58 e o terceiro com 56.
O goiano se sente confiante para a decisão. "Estou treinando bastante, porque a chance é bem grande, tanto para mim quanto para o Balbi e o Thales. Afinal, a coisa só acaba depois da bandeirada".
Thales também acredita em boas chances de garantir o título. "A expectativa é boa, porque a gente já conhece a pista. Eu sofri um pouco na MX1, porque eu corro de 250cc e o resto corre de 450cc. Mas meu foco mesmo é na MX2. A diferença entre eu e o Wellington Garcia nessa categoria é de dois pontos. Então, eu espero conseguir".
No sábado, as baterias têm início às 14h e no domingo, às 13h. Os treinos livres e cronometrados começam às 9h. O público terá ainda sessão de autógrafos com os principais pilotos e irão ganhar brindes em brincadeiras e gincanas.
Na briga dentro da pista, o estímulo vai além do troféu, já que serão distribuídos mais de 100 mil reais em prêmios para os campeões e vencedores da etapa, em todas as categorias amadoras e profissionais. Os cinco primeiros colocados das 11 categorias dividirão 37mil reais em dinheiro. Além disso, o campeão da MX1 ganhará um carro 0Km e o da MX2 uma moto 0Km.
A entrada é livre, mas quem levar um quilo de alimento não perecível, concorre a uma moto 125cc. Cadeirantes e portadores de necessidades especiais terão estacionamento gratuito e área nobre reservada junto à pista.
"Queremos que a final seja uma verdadeira festa. Por isso, preparamos uma programação especial. Nossa média de público durante todo o ano foi de 37mil pessoas. Um resultado ótimo para a primeira edição do evento. Queremos agradecer a todos que lotaram as arquibancadas em 2013", comentou Cássio Marques da Silva, presidente do Motoclube Cassios Racing, organizador do evento.