Um dos grandes nomes da modalidade, Juha Salminen acumulou inúmeros títulos mundiais
Redação MotoX.com.br - Fotos: Befurious.com

Juha Salminen disputa a última prova como piloto profissional no próximo fim de semana em Saint Flour, na França |

Finlandês conquistou oito títulos mundiais e sete por equipes no Six Days |
Uma das grandes lendas do enduro internacional anunciou a saída do cenário profissional. Trata-se do supercampeão Juha Salminen, de 36 anos. O motivo para a desistência do finlandês foi o cansaço, segundo o piloto, já que a carreira profissional exige 100% de dedicação. "O enduro foi um esporte que me deu muito. Mas agora, é hora de passar para novos desafios. Eu sempre toquei minha vida de acordo com o enduro por muito tempo. Agora, é hora de fazer alguma outra coisa", resumiu o competidor, que conquistou seu primeiro título mundial em 1999.
"Eu poderia seguir a minha carreira tranquilamente, pois tive várias ofertas. Sempre fiz o meu trabalho da melhor forma possível e isso tem me motivado. Por essa razão, consegui correr em alto nível. No momento, não quero mais me dedicar exclusivamente às corridas e sim fazer algo novo. Minha personalidade não me permite ficar parado, por isso, vou encontrar alguma coisa", completou.
Em três décadas, Salminen somou ao todo oito títulos mundiais e sete por equipes no Six Days. A quantidade de outros títulos é quase incontável. Ele também foi o primeiro europeu indicado pelo AMA como o melhor atleta amador do ano. "A quantidade de títulos é significativa se compararmos com os anos que tive na carreira profissional. Durante toda a minha vida, pratiquei algum tipo de motociclismo. Me tornei profissional de enduro em 1998", relatou o piloto. "A decisão de encerrar minha carreira surgiu no final de 2012 e no início deste ano. Foi muito difícil."

Carreira profissional no enduro começou em 1998 |

Piloto ainda disputa o vice-campeonato da E1 na etapa final do Mundial 2013 |
Os títulos somados de Salminen fizeram dele um dos maiores de todos os tempos no motociclismo. "Há um ditado que diz que o primeiro campeonato é o melhor. Mas eu não me lembro por muito tempo, exceto pelas fotos. Há uma quantidade incrível de grandes momentos na minha carreira e nenhum deles é melhor do que o outro. Todos os momentos têm sido grandes", declarou.
Salminen somou também títulos na Espanha e na Alemanha. Além disso, venceu também provas de motocross e trial. "Eu sempre tenho o maior me apoiando. Meu pai Jouko é, naturalmente, o número um. Nós sempre formamos uma grande equipe. Tudo começou com ele."
O maior passatempo para o piloto agora, são os carros de rali e ele já venceu o campeonato nacional de verão. "Eu estaria pronto para correr em rali e meus resultados têm sido bons, porém, é um hobby incrivelmente caro."
Antes de dizer adeus em definitivo à carreira no enduro profissional, Salminen ainda está na briga pela medalha de prata na classe E1 do Mundial de Enduro. Ele está dois pontos à frente do companheiro de equipe Matt Seistola. A última etapa será disputada em Saint Flour, na França, no próximo fim de semana. "No futuro eu irei pilotar motos. Seria muito difícil acabar com a pilotagem completamente. Posso fazer algumas corridas se me sentir bem se for divertido. Nunca sabemos o que o futuro nos reserva. De qualquer forma, a carreira profissional termina aqui", concluiu Salminen.