X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Mundial de Motocross

16ª Etapa - Matterley Basin - Grã Bretanha
Publicado em: 26/08/2013
Clique e saiba mais

Antônio Cairoli conquistou o quinto título consecutivo na carreira competindo na MX1
Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda - Fotos: Ray Archer / Sarah Gutierrez / Youthstream

Italiano venceu temporada, mas ficou de fora do pódio. Glenn Coldenhoff conquistou primeira vitória no Mundial de Motocross
  

Antonio Cairoli, sete vezes campeão mundial
 

Assista na MotoX TV
A Inglaterra sediou neste domingo (25) a 16ª e penúltima etapa do Mundial de Motocross. As disputas aconteceram no circuito de Matterley Basin, que viu Antonio Cairoli conquistar o sétimo título mundial e o quinto consecutivo na MX1.

A conquista do italiano veio logo na primeira bateria das 450cc. O piloto da KTM fez o holeshot seguido de perto por Clement Desalle, que logo ultrapassou o defensor do título e comandou a prova durante grande parte. Cairoli usou de sua característica tática para vencer a corrida: atacar num estágio mais avançado da corrida - assim, a ultrapassagem decisiva sobre o belga aconteceu somente na décima volta, quando o italiano acelerou tudo e venceu a prova com uma boa distância.

Com sete títulos o italiano torna-se o segundo maior campeão na história do esporte. Ultrapassou o belga Joel Robert (6 títulos 250cc na década de 60) e só fica atrás de Stefan Everts com 10 títulos mundiais.

Clement Desalle manteve a segunda posição, a frente do companheiro Kevin Strijbos, terceiro colocado do início ao final da prova apresentou um desempenho constante e sem erros. O quarto lugar ficou para Evgeny Bobryshev. O piloto russo iniciou o final de semana com o pé esquerdo: durante a primeira volta das classificatórias, o freio dianteiro do piloto parou de funcionar corretamente, o obrigando a ficar de fora das corridas durante o sábado e, também, a largar no domingo em posição desfavorável no gate.
  

Ken De Dycker e Gautier Paulin


A KTM comemorou o segundo título no campeonato 2013
Gautier Paulin foi o quinto mais rápido seguido de Ken De Dycker, que continua sofrendo com o tornozelo machucado. O belga se complicou durante a largada e teve que recuperar o prejuízo ao longo da prova.

Vencedor da primeira bateria, Cairoli só tomou conhecimento do título ao chegar ao box da equipe. "É muito especial ganhar outro título com a KTM porque é o time que está por trás do que eu faço. Cada título é diferente, é claro que eu me lembro muito mais do primeiro, mas todos são especiais", declarou o italiano. "Desde que minha mãe faleceu, todos os títulos são dedicados a ela e é o que me motiva a continuar vencendo", explicou.

Sobre o campeonato, Cairoli revelou que não foi tão difícil quanto esperava. "A temporada foi muito boa. Na verdade foi mais fácil do que eu imaginava por que no começo havia muitos comentários de que seria difícil, mas eu corri bem e meus rivais cometeram erros dos quais pude tirar vantagem", analisou.

Segunda bateria

Na segunda bateria, o público viu Cairoli animado assumir a liderança na largada para cair pouco depois e ficar atrás dos sete primeiros colocados. O italiano já era o quarto colocado quando sua moto começou a dar sinais de problemas mecânicos, apagando em diversos pontos da pista, o tirando da prova a duas voltas do final.


Clemente Desalle e Cairoli ao fundo
  

Evgeny Bobryshev

A situação toda favoreceu Desalle que levou a vitória da etapa para casa. O belga se mostrou nesse final de temporada como um dos principais candidatos a dificultar a defesa do título de Cairoli no próximo ano ao levar a vitória da etapa.

"Estou muito feliz com a quarta vitória do ano. Depois da primeira bateria não estava me sentindo bem na moto, estava tenso. Só que tive uma boa largada e Antonio (Cairoli) cometeu um erro quando estava liderando e deixou meu trabalho mais fácil", comentou Desalle. "Hoje eu gostei mais da pista, porque a chuva diminuiu. Tinha uns pulos insanos, porém também tinham mais traçados e possibilidades. Estou bastante feliz em vencer aqui na Inglaterra, acho que fazem três anos que não conquisto nem um pódio por aqui. Então é ótimo!", encerrou.

Tirando a segunda colocação de Jeremy Van Horebeek, que foi obrigado a deixar a primeira bateria também por conta do freio dianteiro, as posições seguintes seguiram sem muitas alterações, Kevin Strijbos manteve o terceiro lugar, seguido de Bobryshev. Gautier Paulin inverteu posições com De Dycker: o francês encerrou na quinta colocação e o belga foi sexto.

Tommy Searle foi o sétimo mais rápido. A corrida em casa não trouxe os resultados desejados para o inglês. Searle havia definido como objetivo para o final de semana chegar ao pódio, o que não foi possível com os oitavo e sétimo lugares. Na segunda bateria, o piloto ainda conseguiu se enrolar em um emaranhado de fios, levando tempo até poder retornar a prova. Searle foi o quinto no geral.
  

Kevin Strijbos


Mais uma imagem do russo Bobryshev
A Rockstar Energy Suzuki teve motivos para comemorar o final de semana com os dois melhores colocados da etapa. Além da vitória de Desalle, a equipe contou com o segundo lugar no geral de Kevin Strijbos. "Na primeira bateria, tive uma largada rápida e fiquei no pelotão da frente. Tive que desacelerar num ponto da prova, mas o terceiro lugar estava bom. Já minha largada ruim na segunda bateria significou que eu tive que me esforçar muito para recuperar terreno, mas chegar em terceiro novamente foi muito positivo", contou Strijbos.

O belga ainda comentou os detalhes da prova. "Foi uma boa ultrapassagem em cima do Bobryshev. Acho que o "Bobby" estava um pouco devagar e ainda deixou um espaço na esquerda, eu estava mais rápido e passei. Apesar de ser um pouco assustador, deu certo. Acho que foi uma das minhas melhores corridas do ano", analisou Strijbos.

Bobryshev também não deixou de fazer um balanço do final de semana. "É ótimo conquistar três pódios em sequência, a última vez que isso aconteceu foi em 2011. Hoje não foi fácil, eu perdi a classificatória ontem, a com a chuva a pista estava muito enlameada no warm-up, mas na hora da corrida o chão já estava diferente de novo. No final, o solo já estava completamente seco. Planejei ser quarto colocado, quer dizer, meu objetivo era ser consistente. Não queria fazer nada estúpido e perder o pódio", revelou. 

O resultado geral repetiu o pódio de Locket, República Checa, duas etapas atrás.
 

Glenn Coldenhoff

MX2 - Coldenhoff conquista sua primeira vitória


Jordi Tixier
A MX2 com o título já decidido e a ausência do campeão por conta de uma fratura agora é palco para novos nomes no topo do pódio. Neste domingo, Glenn Condenhoff conquistou sua primeira vitória em uma etapa do mundial. O holandês conquistou o primeiro lugar de forma conturbada, não somente por conta do próprio desempenho, mas também devido ao resultado dos outros competidores.

A primeira corrida das 250cc viu Dean Ferris ditar o ritmo confortavelmente e cruzar a linha de chegada na primeira colocação, mesmo após sua queda cinematográfica no sábado, seguido de Jake Nichols e Coldenhoff. Jordi Tixier sofreu uma queda e ficou abaixo dos dez primeiros.

Largada a segunda bateria da prova, foi a vez de Ferris cair e comprometer o resultado do final de semana ao estragar o tanque de combustível na queda. Sem o australiano na briga pela vitória, havia uma lista de quatro nomes com chances de levarem o primeiro lugar. Exemplo disso: Coldenhoff levou a vitória por apenas um ponto de vantagem sobre Jake Nichols. O holandês foi quarto colocado e o belga, sexto.


Largada MX2


Glenn Coldenhoff
Ao final da prova, Nichols explicou que por conta do barro não conseguia ler as placas da equipe. Então, não tinha conhecimento que competia pela vitória, pensava estar apenas brigando "por um lugar no pódio". A mesma coisa aconteceu com Condenhoff ao descobrir que estava na disputa pelo primeiro lugar ao encontrar a equipe após a prova e saber que tinha vencido.

Entre tantas trocas de posições, Christophe Charlier foi quem levou a melhor na segunda bateria. A primeira corrida do piloto foi marcada por tombos, no entanto a compensação veio na prova seguinte, largando na frente, Charlier conseguiu vencer com um pouco mais de nove segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Romain Febvre.

Jose Butron foi o terceiro mais rápido e completou o pódio. Apesar do bom resultado no geral, o espanhol revelou estar insatisfeito com os resultados pois mesmo com boas largadas não conseguiu acompanhar o ritmo dos primeiros e perdeu a chance de disputar a vitória da etapa.

Butron ainda tem mais uma chance de conquistar o primeiro lugar da MX2 na etapa final daqui a duas semanas, nos dias 07 e 08 de setembro. A 17ª rodada da temporada acontece nos Países Baixos, no circuito de Lierop, conhecido pelo chão de areia. Apesar dos títulos estarem decididos, muitos são os candidatos ao topo pódio, entre eles Kevin Strijbos. "Lierop é onde venci meu último GP em 2007, seria ótimo repetir o resultado. Me sinto muito bem na areia", declarou o belga.

MX3 - O evento abrigou o MXGP Festival com provas desde a quinta-feira desde as categorias de base até os veteranos. Tivemos também a antepenúltima etapa do Mundial MX3 e o nosso conhecido Adam Chatfield, que corre no Brasil pela equipe Vulcano Ipiranga IMS Honda, aproveitou para participar da corrida em sua terra natal. Chatfield foi duas vezes quarto colocado para alcançar a quarta posição geral. O vencedor da etapa foi o esloveno Klemen Gercar, líder do campeonato sobre Martin Michek, que correu algumas etapas da Superliga aqui em 2012.


Adam Chatfield

  

Kevin Strijbos
  

Clement Desalle
 

Antonio Cairoli
  

De Carli
  

Largada MX1
  

Evgeny Bobryshev
  

Ken de Dycker
   

Largada MX1 segunda bateria
    

Antonio Cairoli

Resultados

Pos Nr MX1 Nat. Bike Race 1 Race 2 Total
1 25 Desalle, Clement BEL Suz 22 25 47
2 22 Strijbos, Kevin BEL Suz 20 20 40
3 777 Bobryshev, Evgeny RUS Hon 18 18 36
4 9 de Dycker, Ken BEL KTM 16 15 31
5 100 Searle, Tommy GBR Kaw 15 14 29
6 21 Paulin, Gautier FRA Kaw 12 16 28
7 222 Cairoli, Antonio ITA KTM 25 3 28
8 24 Simpson, Shaun GBR Yam 13 13 26
9 40 Leok, Tanel EST TM 11 12 23
10 89 van Horebeek, Jeremy BEL Kaw 0 22 22
11 91 Karro, Matiss LAT KTM 10 11 21
12 132 Potisek, Milko FRA Yam 8 10 18
13 19 Philippaerts, David ITA Hon 14 0 14
14 95 Justs, Augusts LAT Hon 4 8 12
15 7 Barragan, Jonathan ESP KTM 7 4 11
16 714 de Reuver, Marc NED Hon 1 9 10
17 388 Söderberg, Ludvig FIN KTM 3 6 9
18 131 Aubin, Nicolas FRA Hon 9 0 9
19 36 Craig, Tony GBR Hon 0 7 7
20 102 Elderfield, Scott GBR Kaw 2 5 7
21 34 Roelants, Joel BEL Yam 6 1 7
22 98 Snow, Alex GBR Kaw 5 0 5
23 771 Rukstela, Nerijus LTU KTM 0 2 2
Pos Nr MX2 Nat. Bike Race 1 Race 2 Total
1 259 Coldenhoff, Glenn NED KTM 20 18 38
2 45 Nicholls, Jake GBR KTM 22 15 37
3 17 Butron, Jose ESP KTM 16 20 36
4 461 Febvre, Romain FRA KTM 12 22 34
5 23 Charlier, Christophe FRA Yam 3 25 28
6 119 Pocock, Mel GBR Yam 15 12 27
7 122 Ferrandis, Dylan FRA Kaw 18 7 25
8 111 Ferris, Dean AUS Yam 25 0 25
9 44 Banks-Browne, Elliott GBR KTM 11 11 22
10 14 Anstie, Max GBR Suz 4 14 18
11 911 Tixier, Jordi FRA KTM 0 16 16
12 151 Kullas, Harri FIN KTM 7 9 16
13 922 Fors, Kevin BEL Yam 10 5 15
14 243 Gajser, Tim SLO KTM 14 0 14
15 200 Tonus, Arnaud SUI Kaw 0 13 13
16 685 Lenoir, Steven FRA KTM 5 8 13
17 300 Lupino, Alessandro ITA Kaw 13 0 13
18 136 Olsen, Stefan Kjer DEN Hon 8 4 12
19 152 Petrov, Petar BUL Yam 1 10 11
20 141 Desprey, Maxime FRA Yam 9 1 10
21 555 Graeme, Irwin IRL Suz 6 3 9
22 817 Clermont, Jason FRA Kaw 0 6 6
23 166 Tombs, Lewis GBR Hon 0 2 2
24 997 Watson, Nathan GBR KTM 2 0 2

Classificação Geral

P Nr MX1 Nat. Total
1 222 Cairoli, A. ITA 718
2 25 Desalle, C. BEL 647
3 9 de Dycker, Ken BEL 573
4 21 Paulin, G. FRA 513
5 22 Strijbos, K. BEL 509
6 100 Searle, Tommy GBR 460
7 89 van Horebeek, J. BEL 405
8 12 Nagl, M. GER 314
9 777 Bobryshev, E. RUS 312
10 19 Philippaerts, D. ITA 282
11 24 Simpson, Shaun GBR 271
12 34 Roelants, Joel BEL 249
13 999 Goncalves, Rui POR 230
14 40 Leok, Tanel EST 219
15 39 Guarneri, D. ITA 195
16 121 Boog, Xavier FRA 173
17 91 Karro, Matiss LAT 171
18 7 Barragan, J. ESP 149
19 95 Justs, Augusts LAT 88
20 132 Potisek, Milko FRA 87
21 61 Brakke, Herjan NED 61
22 183 Frossard, S. FRA 60
23 60 Ullrich, D. GER 30
24 131 Aubin, Nicolas FRA 21
25 388 Söderberg, L. FIN 20
26 85 Dougan, Jason GBR 19
27 277 Lehtla, Lauri EST 19
28 215 Lynggaard, K. DEN 17
29 249 Larsen, N. DEN 17
30 521 Walkner, M. AUT 16
31 714 de Reuver, M. NED 12
32 11 Mackenzie, B. GBR 12
33 407 Chatfield, A. GBR 12
34 206 Aranda, G. FRA 12
35 162 Gercar, Klemen SLO 12
36 167 Tiainen, S. FIN 12
37 116 Paschynskyi, M. UKR 12
38 600 Ivanovs, Davis LAT 11
39 4 Pourcel, S. FRA 10
40 903 Balbi, Antonio BRA 9
41 201 Smola, F. CZE 9
42 942 Laansoo, Juss EST 8
43 36 Craig, Tony GBR 7
44 102 Elderfield, S. GBR 7
45 75 Wouts, Kevin BEL 7
46 511 Dami, Stefano ITA 7
47 103 Van Dueren, K. BEL 6
48 997 Watson, Nathan GBR 6
49 120 Soubeyras, C. FRA 6
50 51 Getteman, Jens BEL 6
51 98 Snow, Alex GBR 5
52 871 Izoird, Fabien FRA 5
53 90 Triest, Nick BEL 5
54 81 Law, Jamie GBR 4
55 145 Leonce, Loic FRA 4
56 641 Bengtsson, F. SWE 3
57 276 Santos, Hugo POR 3
58 992 Ramos, J. BRA 3
59 198 Bucas, V. LTU 3
60 771 Rukstela, N. LTU 2
61 64 Ito, Masanori JPN 2
62 74 Steinbergs, I. LAT 2
63 62 Ferrari, Fabio ITA 1
64 256 Lindström, Kim SWE 1
65 821 Basso, Mateus BRA 1
P Nr MX2 Nat. Total
1 84 Herlings, J. NED 692
2 911 Tixier, Jordi FRA 569
3 17 Butron, Jose ESP 506
4 23 Charlier, C. FRA 467
5 259 Coldenhoff, G. NED 450
6 111 Ferris, Dean AUS 434
7 45 Nicholls, Jake GBR 407
8 14 Anstie, Max GBR 320
9 300 Lupino, A. ITA 319
10 122 Ferrandis, D. FRA 287
11 152 Petrov, Petar BUL 278
12 461 Febvre, Romain FRA 267
13 119 Pocock, Mel GBR 261
14 59 Tonkov, A. RUS 244
15 151 Kullas, Harri FIN 208
16 141 Desprey, M. FRA 195
17 76 Rauchenecker, P. AUT 123
18 44 Banks-Browne, E. GBR 119
19 136 Olsen, S. DEN 118
20 243 Gajser, Tim SLO 112
21 817 Clermont, J. FRA 112
22 922 Fors, Kevin BEL 83
23 33 Lieber, Julien BEL 71
24 112 Heibye, Even NOR 69
25 128 Monticelli, I. ITA 61
26 221 Ratsep, Priit EST 46
27 91 Seewer, Jeremy SUI 44
28 737 Teillet, V. FRA 42
29 685 Lenoir, Steven FRA 26
30 210 Brylyakov, V. RUS 25
31 195 Justs, Roberts LAT 14
32 200 Tonus, Arnaud SUI 13
33 613 Decotis, James USA 11
34 172 Van Doninck, B. BEL 9
35 555 Graeme, Irwin IRL 9
36 211 Alberto, Paulo POR 8
37 127 Vilardi, T. BRA 8
38 20 Dunn, James GBR 7
39 189 Bogers, Brian NED 7
40 203 Hauptli Cidade, A. BRA 6
41 63 Klein Kromhof, C. NED 5
42 232 Andrade, R. BRA 4
43 417 Kahro, Erki EST 3
44 88 De Waal, M. NED 3
45 166 Tombs, Lewis GBR 2
46 997 Watson, Nathan GBR 2
47 321 Bernardini, S. ITA 2
48 171 Graulus, Damon BEL 1
49 15 Golovkin, V. RUS 1
50 218 Phillips, John NZL 1
51 142 Paturel, B. FRA 1






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet