Campeões faturam etapa de encerramento da temporada
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: Edu Erbs / Simon Cudby
Ryan Villopoto e Eli Tomac finalizam o campeonato com mais vitórias

Ryan Villopoto |
Sem muitas expectativas, mas com algumas surpresas, o circuito de Muddy Creek em Lake Elsinore, pouco mais de 100 quilômetros ao sudeste de Los Angeles, recebeu a 12ª de 12 etapas do campeonato 2013. O calor foi um dos grandes obstáculos da grande final neste sábado, testando os limites de resistência dos pilotos.
Veja também: Galeria de Imagens com 170 Fotos Exclusivas da Final (by Edu Erbs)!
Os resultados não trouxeram muitas novidades, com vitórias, mais uma vez, dos campeões consagrados na etapa passada no autódromo Miller Motorsports Park. Ryan Villopoto venceu as duas baterias bem ao seu estilo, com boa vantagem. Já Eli Tomac, não cruzou a bandeirada em primeiro em nenhuma das baterias, mas levou a geral da etapa com o maior número de pontos da rodada.
Corridas 450
A boa surpresa da categoria principal foi o desempenho de Josh Grant que largou na frente e por três voltas deu trabalho para Ryan Villopoto conseguir tomar-lhe a liderança. Enquanto o campeão sumia na frente, Grant sustentou o quanto pôde a segunda posição dos ataques de Ryan Dungey. O piloto da KTM só fez a ultrapassagem a três voltas do final.

Justin Barcia |

Ryan Dungey |
Justin Barcia começou a corrida na segunda posição e ao longo da bateria foi ultrapassado por Villopoto, Dungey e também por seu companheiro de equipe Trey Canard para chegar em quinto. Andrew Short, Tyla Rattray, Jake Weimer, Malcolm Stewart e Brett Metcalfe completaram os dez primeiros.
O esforço de Grant foi tão grande na luta pelas primeiras posições que ele ficou completamente desidratado e precisou de reposição intra-venosa para se recuperar. Pelas regras do campeonato qualquer piloto que receba algum fluído na veia está automaticamente fora do restante das competições do dia. Foi o que aconteceu com o piloto da JGRMX que procurou sombra e água fresca enquanto rolavam as demais corridas.
Segunda bateria
Com Grant fora, as honras do holeshot couberam ao seu companheiro de equipe Justin Brayton que não durou muito na frente, perdendo três posições na primeira volta. E Villopoto, na liderança desde a poucas curvas da largada, fez o que de melhor sabe fazer: foi 'villopotando' e se distanciando até a bandeirada que recebeu 19 segundos antes de Ryan Dungey.
Com a temperatura ainda mais alta que na primeira corrida e mesmo com a natural piora das condições da pista o campeão marcou a melhor volta em 2:08.336, praticamente o mesmo tempo da primeira bateria.
Barcia sustentou a terceira posição, Jake Weimer foi o quarto e Mike Alessi o quinto.

Trey Canard |
A temporada de Villopoto foi incontestável. Venceu nada menos que 18 de 24 baterias, e quando cometeu erros, nenhum foi catastrófico. Em sua pior etapa, Millville, marcou um 6º e um 4º lugares que não comprometeram seu campeonato. A superiodade de Villopoto foi notável, assim como ficou claro que Dungey é o segundo melhor piloto atualmente. Foi o primeiro em "apenas" 5 baterias e por 14 vezes o segundo colocado. Suas chances no campeonato foram arruinadas no abandono por falha mecânica em Red Bud, mas ao fechar a conta da temporada isso não fez a menor diferença.

Tyla Rattray |
A outra vitória restante em baterias ficou com James Stewart. Também não há dificuldade em classificá-lo com o terceiro mais rápido do campeonato. Em seus momentos de inspiração enfrentou os dois primeiros no mesmo ritmo, o problema, porém, é que sua velocidade vem acompanhada de muitos erros e quedas. A pouca consistência de Stewart tem o afastado da luta por títulos. Contundido, nem apareceu na final e a abissal diferença de 274 pontos (Villopoto marcou quase o dobro!) exemplifica a montanha russa que foi seu campeonato, coisa que se tornou padrão nos últimos anos. A Justin Barcia coube o terceiro lugar no campeonato, quase 100 pontos atrás de Dungey. Foi o segundo colocado em apenas três baterias, mas mesmo alternando bons e maus resultados nunca deixou de pontuar. Só ele e Villopoto completaram todas as corridas na zona dos pontos.
250 - Surpresa para Baggett e mais uma vitória para Tomac

Eli Tomac |

Ken Roczen |
Depois de ver o rival Eli Tomac faturar oito baterias (e o título) consecutivas, Ken Roczen chegou à final disposto a carimbar a faixa do adversário. E foi convincente na primeira bateria. O alemão perdeu a linha do holeshot para a dupla da Geico Honda formada por Zach Osborne e Wil Hahn, depois disso a KTM laranja abriu nas primeiras voltas uma vantagem de pouco mais de dez segundos que perdurou até a bandeirada com Eli Tomac em segundo.
Jeremy Martin e Cooper Webb, ambos da Star Racing Yamaha, mostraram serviço ficando com o terceiro e quarto lugares, deixando Osborne e Hahn para trás.
Na última bateria da temporada novo holeshot de Osborne. Roczen saiu em segundo e foi quente para tentar a dupla vitória... tão quente que bateu na moto de Osborne e caiu ainda na primeira volta perdendo mais de 15 posições.
Cooper Webb liderou uma volta, depois perdeu posições para Blake Baggett e Eli Tomac para completar em terceiro. Baggett mostrou a velocidade que o levou ao título em 2012 e conseguiu manter uma certa distância de Tomac por toda a bateria, distância que chegou a 11 segundos nas voltas finais.

Cooper Webb |

Blake Baggett |
De certa forma foi uma surpresa ver Baggett vencendo a bateria depois do abandono na primeira corrida. A maior surpresa veio para o próprio Baggett pela penalização por saltar sob bandeira de atenção. O piloto perdeu uma posição e a vitória caiu nas mãos de Tomac.
O primeiro título profissional de Eli Tomac também foi incontestável. Há de se notar que ele não é um grande largador, a maioria de suas corridas foi recuperando posições, apesar de seis companheiros na Geico Honda (com motos teoricamente iguais) serem os campeões de holeshot do ano. Cometeu alguns erros na primeira metade da temporada e teve de caçar o alemão da KTM numa briga de gato e rato. Tomac ganhava uma bateria, Roczen dava o troco na seguinte. O negócio foi equilibrado até a sétima etapa em Red Bud. A partir da oitava, em Washougal, só deu Tomac. Em Millville (9ª etapa), Roczen caiu e abandonou uma bateria, depois não foi mais o mesmo no restante da temporada.

Largada em Salt Lake City com as motos da Geico Honda na frente, uma constante no campeonato |
O terceiro na classificação, Marvin Musquin, fez uma campeonato à sombra dos dois primeiros. O francês tem uma pilotagem muito segura e consistente, mas falta um pouquinho mais para brigar por vitórias, venceu apenas uma bateria, em High Point e depois da metade da temporada sua produção caiu muito, tanto que correu o risco de perder a posição para Baggett no final.

Quantos "Geico" você consegue ler nessa foto? É a segunda largada de Salt Lake City com todos os pilotos da equipe na frente, Tomac entre os companheiros, escondido atrás de Zach Osborne (338) |
Resultados
1 |
2 |
Ryan Villopoto |
Kaw |
1 |
1 |
50 |
Monster Energy Kaw |
2 |
1 |
Ryan Dungey |
KTM |
2 |
2 |
44 |
Red Bull | KTM |
3 |
51 |
Justin Barcia |
Hon |
5 |
3 |
36 |
Muscle Milk | Hon |
4 |
12 |
Jake Weimer |
Kaw |
8 |
4 |
31 |
Monster Energy Kaw |
5 |
28 |
Tyla Rattray |
Kaw |
7 |
6 |
29 |
Monster Energy | Pro Circuit | Kaw |
6 |
41 |
Trey Canard |
Hon |
4 |
10 |
29 |
Team Muscle Milk Hon |
7 |
800 |
Mike Alessi |
Suz |
12 |
5 |
25 |
Smartop | Motoconcepts Racing |
8 |
24 |
Brett Metcalfe |
Kaw |
10 |
8 |
24 |
Metty24 Racing |
9 |
29 |
Andrew Short |
KTM |
6 |
12 |
24 |
BTO Sports | KTM |
10 |
20 |
Broc Tickle |
Suz |
11 |
11 |
20 |
RCH Racing |
11 |
33 |
Josh Grant |
Yam |
3 |
38 |
20 |
Toyota | Yam | JGRMX |
12 |
10 |
Justin Brayton |
Yam |
14 |
9 |
19 |
Toyota | Yam | JGRMX |
13 |
35 |
Ryan Sipes |
Suz |
13 |
14 |
15 |
Rockstar Energy Racing |
14 |
32 |
Malcolm Stewart |
Hon |
9 |
18 |
15 |
Troy Lee Designs | Lucas Oil | Hon |
15 |
46 |
Weston Peick |
Suz |
33 |
7 |
14 |
Hyper-X | R2MX | ARMA |
16 |
57 |
Ben LaMay |
Yam |
16 |
13 |
13 |
Rock River Yam | Larry Beardsley CPA |
17 |
27 |
Nicholas Wey |
Kaw |
17 |
17 |
8 |
Mafia Moto Crew |
18 |
26 |
Michael Byrne |
KTM |
23 |
15 |
6 |
BTO Sports | KTM |
19 |
49 |
Phil Nicoletti |
Yam |
15 |
37 |
6 |
N-Fab | TiLUBE | Yam |
20 |
71 |
Zackery Freeberg |
Hon |
22 |
16 |
5 |
Maykers | Witt racing |
21 |
62 |
Matthew Goerke |
KTM |
18 |
34 |
3 |
BTO Sports | KTM |
22 |
595 |
Evgeny Mikhaylov |
KTM |
21 |
19 |
2 |
Munn Racing | KTM |
23 |
63 |
Derek Anderson |
Kaw |
20 |
20 |
2 |
D. Anderson Racing |
24 |
83 |
Austin Howell |
Suz |
19 |
32 |
2 |
Howell Racing |
1 |
17 |
Eli Tomac |
Hon |
2 |
1 |
47 |
GEICO Hon |
2 |
94 |
Ken Roczen |
KTM |
1 |
7 |
39 |
Red Bull | KTM |
3 |
175 |
Cooper Webb |
Yam |
4 |
3 |
38 |
MyPlash | Metal Mulisha | Star Racing Yam |
4 |
77 |
Jeremy Martin |
Yam |
3 |
5 |
36 |
MyPlash | Metal Mulisha | Star Racing |
5 |
338 |
Zach Osborne |
Hon |
5 |
4 |
34 |
GEICO Hon |
6 |
19 |
Will Hahn |
Hon |
6 |
6 |
30 |
GEICO Hon |
7 |
25 |
Marvin Musquin |
KTM |
9 |
10 |
23 |
Red Bull l KTM |
8 |
34 |
Justin Bogle |
Hon |
8 |
11 |
23 |
GEICO Hon |
9 |
1 |
Blake Baggett |
Kaw |
33 |
2 |
22 |
Monster Energy | Pro Circuit | Kaw |
10 |
40 |
Martin Davalos |
Kaw |
11 |
9 |
22 |
Monster Energy | Pro Circuit | Kaw |
11 |
317 |
Justin Hill |
Kaw |
13 |
8 |
21 |
Monster Energy | Pro Circuit | Kaw |
12 |
43 |
Cole Seely |
Hon |
10 |
12 |
20 |
Troy Lee Designs | Lucas Oil | Hon |
13 |
36 |
Jessy Nelson |
Hon |
12 |
14 |
16 |
Troy Lee Designs | Lucas Oil | Hon |
14 |
44 |
Darryn Durham |
Kaw |
15 |
13 |
14 |
Monster Energy | Pro Circuit | Kaw |
15 |
38 |
Kyle Cunningham |
Yam |
7 |
35 |
14 |
MYPLASH | Metal Mulisha | Star Racing | Yama |
16 |
677 |
Matthew Bisceglia |
Hon |
16 |
15 |
11 |
GEICO Hon |
17 |
127 |
Shane McElrath |
Hon |
18 |
17 |
7 |
Troy Lee Designs | Lucas Oil | Hon |
18 |
292 |
Adam Cianciarulo |
Kaw |
14 |
40 |
7 |
Monster Energy | Pro Circuit | Kaw |
19 |
244 |
Ryan Zimmer |
Hon |
20 |
16 |
6 |
Maykers | Witts End Racing |
20 |
21 |
Jason Anderson |
Suz |
17 |
32 |
4 |
Rockstar Energy Racing |
21 |
157 |
Jacob Baumert |
Kaw |
22 |
18 |
3 |
Crosley Radio | RiderSurance | Bee Line | H & O |
22 |
460 |
Jake Mohnike |
Yam |
23 |
19 |
2 |
Thousand Oaks | Fly | FMF |
23 |
50 |
Kyle Peters |
Hon |
19 |
30 |
2 |
AG Motorsports |
24 |
397 |
Brandon Scharer |
Suz |
25 |
20 |
1 |
RaceTech | STR |
Classificação Final
1 |
2 |
Ryan Villopoto |
563 |
2 |
1 |
Ryan Dungey |
507 |
3 |
51 |
Justin Barcia |
411 |
4 |
41 |
Trey Canard |
332 |
5 |
7 |
James Stewart Jr. |
289 |
6 |
12 |
Jake Weimer |
275 |
7 |
29 |
Andrew Short |
262 |
8 |
20 |
Broc Tickle |
236 |
9 |
800 |
Mike Alessi |
229 |
10 |
33 |
Josh Grant |
228 |
11 |
10 |
Justin Brayton |
201 |
12 |
28 |
Tyla Rattray |
198 |
13 |
32 |
Malcolm Stewart |
197 |
14 |
49 |
Phil Nicoletti |
190 |
15 |
22 |
Chad Reed |
157 |
16 |
35 |
Ryan Sipes |
147 |
17 |
46 |
Weston Peick |
102 |
18 |
57 |
Ben LaMay |
83 |
19 |
24 |
Brett Metcalfe |
81 |
20 |
925 |
Clement Desalle |
58 |
21 |
26 |
Michael Byrne |
50 |
22 |
27 |
Nicholas Wey |
48 |
23 |
922 |
Kevin Strijbos |
45 |
24 |
54 |
Les Smith |
45 |
25 |
62 |
Matthew Goerke |
43 |
26 |
15 |
Dean Wilson |
33 |
27 |
867 |
Fredrik Noren |
29 |
28 |
71 |
Zackery Freeberg |
27 |
29 |
42 |
Vince Friese |
26 |
30 |
63 |
Derek Anderson |
25 |
31 |
23 |
Jake Canada |
22 |
32 |
982 |
Akira Narita |
19 |
33 |
595 |
Evgeny Mikhaylov |
18 |
34 |
548 |
Broc Schmelyun |
17 |
35 |
83 |
Austin Howell |
11 |
36 |
3 |
Mike Brown |
10 |
37 |
111 |
Travis Preston |
9 |
38 |
48 |
Cole Thompson |
8 |
39 |
73 |
AJ Catanzaro |
8 |
40 |
39 |
Robert Kiniry |
7 |
41 |
82 |
Robby Marshall |
6 |
42 |
168 |
Tucker Hibbert |
5 |
43 |
141 |
Jeremy Medaglia |
5 |
44 |
206 |
Travis Sewell |
3 |
45 |
621 |
Vann Martin |
2 |
46 |
16 |
John Dowd |
2 |
47 |
224 |
Heath Harrison |
1 |
48 |
535 |
Joey Peters |
1 |
49 |
45 |
Gareth Swanepoel |
1 |
50 |
90 |
Jacob Hayes |
1 |
|
1 |
17 |
Eli Tomac |
552 |
2 |
94 |
Ken Roczen |
493 |
3 |
25 |
Marvin Musquin |
411 |
4 |
1 |
Blake Baggett |
395 |
5 |
338 |
Zach Osborne |
356 |
6 |
77 |
Jeremy Martin |
300 |
7 |
34 |
Justin Bogle |
291 |
8 |
21 |
Jason Anderson |
260 |
9 |
175 |
Cooper Webb |
255 |
10 |
38 |
Kyle Cunningham |
228 |
11 |
43 |
Cole Seely |
223 |
12 |
317 |
Justin Hill |
217 |
13 |
19 |
Will Hahn |
172 |
14 |
44 |
Darryn Durham |
171 |
15 |
40 |
Martin Davalos |
168 |
16 |
292 |
Adam Cianciarulo |
138 |
17 |
176 |
Joseph Savatgy |
89 |
18 |
13 |
Blake Wharton |
85 |
19 |
37 |
Alex Martin |
82 |
20 |
50 |
Kyle Peters |
55 |
21 |
36 |
Jessy Nelson |
47 |
22 |
396 |
Dillan Epstein |
37 |
23 |
194 |
Jackson Richardson |
33 |
24 |
556 |
Brady Kiesel |
30 |
25 |
30 |
Dominic Izzi |
26 |
26 |
127 |
Shane McElrath |
24 |
27 |
266 |
Jesse Wentland |
22 |
28 |
157 |
Jacob Baumert |
20 |
29 |
677 |
Matthew Bisceglia |
18 |
30 |
613 |
James Decotis |
16 |
31 |
244 |
Ryan Zimmer |
12 |
32 |
70 |
Tommy Weeck |
9 |
33 |
23 |
Jake Canada |
9 |
34 |
248 |
Mitchell Oldenburg |
9 |
35 |
712 |
Justin Starling |
9 |
36 |
87 |
Lance Vincent |
7 |
37 |
167 |
Zachary Bell |
6 |
38 |
80 |
Michael Leib |
5 |
39 |
348 |
Jason Brooks |
5 |
40 |
72 |
Dakota Tedder |
4 |
41 |
99 |
Preston Mull |
3 |
42 |
533 |
Gannon Audette |
3 |
43 |
874 |
Zack Williams |
2 |
44 |
460 |
Jake Mohnike |
2 |
45 |
418 |
Erki Kahro |
2 |
46 |
66 |
Kellian Rusk |
1 |
47 |
452 |
Sean Hackley, Jr. |
1 |
48 |
397 |
Brandon Scharer |
1 |
|