Entidade faz retrospectiva positiva sobre as inovações no ano Fotos: Idário Café Araújo
 Cerimônia foi em Belo Horizonte |
 Wilson Yasuda, da Honda, confirmou durante o evento a renovação dos contratos de patrocínio para os campeonatos de 2006 |
A CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) premiou nesta quarta-feira à noite, em Belo Horizonte, local da sede da entidade, os campeões e vices de todas as modalidades que disputam campeonatos nacionais. Pilotos, chefes de equipe, patrocinadores, dirigentes esportivos e jornalistas acompanharam a cerimônia.
Lincoln Miranda Duarte, presidente da CBM, fez o discurso de abertura e traçou uma retrospectiva do ano de 2005, considerado bastante positivo pelas inovações patrocinadas ou apoiadas pela Confederação. Uma delas foi a criação do Campeonato Brasileiro de Supermoto, a modalidade mais nova que acaba de chegar ao país e que promete ser um fenômeno de público, perícia, técnica e espetáculo para a mídia.
Quando citou o Supermoto, Lincoln ficou emocionado. Ele agradeceu, com a voz embargada, a dedicação de Philippe Thiriet, o assessor da presidência da CBM. "No começo eu vi o Philippe pegar o próprio carro e buscar piloto para disputar corrida", elogiou Lincoln. Graças ao trabalho coordenado por Philippe, hoje o Supermoto evoluiu. Neste ano a modalidade teve cinco etapas e ainda contou com o "Desafio das Estrelas", no início de dezembro, em Bauru (SP). O evento reuniu os melhores pilotos do país, entre eles Alex Barros, representante do Brasil no MotoGP e vencedor da corrida demonstração no interior paulista.
Lincoln Miranda também destacou a entrada do Rally dos Sertões como etapa do Campeonato Mundial de Rally - resultado do empenho da CBM que fez as negociações diretamente na Federação Internacional de Motociclismo (FIM), na Suíça. E já está confirmado para 2006 a continuação da prova no Mundial.
Também mereceu destaque na cerimônia de premiação outra inovação, que começou no Brasil, no Sertões, e que só agora passará a ser usada na maior prova de rali do mundo, o Dakar. "A imposição do limite de velocidade, de 150 km/h, até foi criticado por alguns pilotos no início, mas depois percebeu-se que estamos no caminho certo. Agora até o Dakar terá limite de velocidade", comparou Lincoln.
O presidente da CBM também adiantou que o Brasil sediará o Congresso da FIM em 2006, em Salvador. A reunião, realizada a cada dois anos que reúne representantes e dirigentes esportivos de mais de 90 países, irá definir as regras e regulamentos técnicos das competições motociclísticas dos próximos anos. Além de eleger o novo presidente da FIM. "Todos esses exemplos mostram como o motociclismo do Brasil está no rumo correto. E isso nos dá muito orgulho", afirmou.
A exigência de atestado médico para todos os pilotos que disputam os campeonatos nacionais também foi citada por Lincoln. A CBM foi a primeira Confederação a adotar a medida e só agora, um ano depois, a FIM resolveu adotar a mesma sistemática. O presidente adiantou que o país poderá sediar uma etapa do mundial de trial indoor em 2006. "As negociações estão avançadas", garantiu.
Para encerrar, Lincoln fez uma homenagem especial a Wilson Yasuda, gerente de competições da Honda do Brasil. CBM e Honda estão completando 10 anos de parceria ininterrupta. A Honda é patrocinadora dos campeonatos brasileiros de motocross e de motovelocidade organizados pela entidade comandada por Lincoln. Yasuda, ao receber o troféu, anunciou a boa notícia da noite: a renovação dos contratos de patrocínio, ao lado da Mobil, para a temporada 2006. Depois, os pilotos foram anunciados e receberam os troféus.
 As mulheres também foram homenageadas. Na foto Lincoln Duarte e as pilotos Moara Sacilotti (Rally), Stefany Serrão (Motocross) e Ana Lima (Motovelocidade). |
Campeões e vices de 2005 Motocross
MX1
JOÃO PAULINO DA SILVA JÚNIOR
ROOSEVELT DE FREITAS ASSUNÇÃO JÚNIOR
MX2
MARCELLO FERREIRA DE LIMA
RAFAEL ZENNI
MX3
MILTON BECKER
NICOMEDES SOARES DA ROCHA FILHO
85cc
THALES VILLARDE FELIX DA SILVA
ANDERSON CIDADE
65cc
HECTOR FREITAS ASSUNÇÃO
CEZAR A. ZAMBONI
50cc
CATEGORIA A
JOSÊ BRAYAN PADILHA
JAISON GAMBA
CATEGORIA B
PLÎNIO RECHE JUNIOR
GUSTAVO PESSOA DE SOUZA
CATEGORIA C
TAUAN HERIQUE BRENNER
STEFANY G. SERRAO
MOTOVELOCIDADE
SUPERSPORT
GILSON SCUDELER
LUIZ CARLOS
SUPER SPORTLIGHT
MARCO AURÉLIO BRUNHEROTO
MARCOS AURÉLIO BONFIM
500cc
ALECSANDRE BRIEDA DE GRANDI
MURILO COLATRELI
250cc
FABIO PEASSON
WILLAN PONTES
125cc
ANACILTA RODRIGUES DE LIMA
MURILO HENRIQUE RIBEIRO
SUPERMOTO
SM 1
MARCEL SONA CARDOSO
EDUARDO MOSQUETO
SM 2
JOÃO A. O. DE TOLEDO
PHILIPPE BRAGA THIRIET
SM 3
PAULO CESAR SCARPELINI NICOLETTI
ADALBERTO GONÇALVES
SM JR
ROMULO BOTTREL ALVARENGA NETO
DANILO LEWIS DA SILVA
TRIAL NATURAL
CATEGORIA A
SÉRGIO ALMEIDA
VALTER FERNANDES
CATEGORIA B
PAULO EDUARDO LANZI MARTINI
HENRIQUE DA MATTA
TRIAL INDOOR
VALTER FERNANDES
SÉRGIO ALMEIDA
ENDURO DE REGULARIDADE
MASTER
SANDRO HOFFMANN
JOMAR GRECCO
SÊNIOR
ALOÍSIO SFALSIM
ADALBERTO ROSSATTO RUBIN
OVER
EDUARDO BATHOMARCO
AMILAR JOSÉ RODRIGUES
JUNIOR
BRUNO ABELARDO PEREIRA COSTA
RAFAEL LISBOA PUNGIRUM
NOVATOS
REGIS SAMPAIO
CLEBERSON DUARTE UVANI
ENDURO
CATEGORIA A
SÉRGIO HENRIQUE KLAUMANN
MÁRCIO ROGÉRIO DO NASCIMENTO
CATEGORIA B
FELIPE AUGUSTO ZANOL
NELSON BUENO
CATEGORIA C
ALEXANDRE FERNANDES
MARIO SERGIO LALA
CATEGORIA D
FRANCISCO JOSE MARINO
DANIEL CANAL
CATEGORIA E
FELIPE LIMONTA
CLODOALDO SHOJI UEMURA
SUPERCROSS
50 cc
KAIO MIRANDA
TAUAN H. BRENNER
65cc
DANIEL GUELMAN
KAIO MIRANDA
85cc
ANDERSON CIDADE
GABRIEL B. GENTIL
125cc
LEANDRO NUNES SILVA
RAFAEL ZENNI
FORCA LIVRE
LEANDRO NUNES SILVA
JOAO PAULINO
RALLY
SUPER PRODUCTION
JEAN AZEVEDO
DIMAS MATOS
PRODUCTION
FLÁVIO DE CARVALHO
FABRÍCIO BIANCHINI
MARATHON
RODOLPHO MATHEIS
MOARA SACILOTTI
QUADRICICLO
ROBERT NAHAS
CARLOS COLLET
BRASIL
MARIETA MORÃES
ROIDMAN MUNHOZ
VipComm