Manaus puxou as estatísticas no setor no primeiro semestre de 2013
Redação MotoX.com.br
O primeiro semestre de 2013 foi extremamente positivo para as vendas de motocicletas na região Norte. Manaus (AM) foi a cidade que mais elevou as estatísticas com uma evolução de 8% no primeiro semestre. O total de motocicletas na região passou de 408 mil para 1,8 milhão de unidades de 2003 a maio deste ano. Na capital amazonense, o avanço foi de 3,8 vezes nesses dez anos, enquanto no restante do país foi de 3,3, segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).
As vendas de motocicletas no varejo, na Região Norte, cresceram 3% entre janeiro e junho deste ano, totalizando 96.628 unidades, em relação ao primeiro semestre de 2012 (94.227 unidades). No mesmo período, o estado do Amazonas apresentou um avanço de 12% e a cidade de Manaus teve uma alta de 8% nas vendas.
A elevação do poder de compra dos habitantes da região foi o grande responsável por esse crescimento, de acordo com a instituição, além da flexibilização de crédito e custos atrativos das motocicletas. Atualmente, na região, a relação é de nove motos por habitante, já na média nacional é de dez para cada um. Manaus tem 15 habitantes por motocicleta.
Entre os usos mais comuns dos veículos de duas rodas, está o lazer e também o trabalho, como é o caso de moto-fretistas. Porém, um dado preocupa a Abraciclo. Segundo o Denatran, os Estados da Região Norte registram mais motocicletas nas ruas do que condutores habilitados. "Sem o preparo mínimo ofertado pelo curso para a habilitação, o motociclista está mais sujeito a falhas no controle do veículo, negligência em relação aos equipamentos de segurança e desconhecimento das regras e dos procedimentos necessários para circular pelo trânsito das cidades", destacou José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo.
"Além da habilitação, os motociclistas precisam estar capacitados em pilotagem defensiva e constantemente conscientizados sobre a necessidade de revisão periódica das motocicletas, respeito à legislação de trânsito e convívio pacífico com os demais veículos em circulação, como mostramos - e enfatizamos - no 17º MotoCheck-Up, evento gratuito realizado em Manaus, no período de 24 a 27 de julho, nas áreas externas e internas do clube Casa do Trabalhador, do SESI/FIEAM", completou.