Quinta etapa da competição será disputada neste fim de semana, em Lauro de Freitas
Redação MotoX.com.br - Foto: Everlin Annoni

Organização afirma que o grande atrativo da pista, que foi construída entre dois morros, são os obstáculos naturais |
Depois de
passar por Aracaju (SE), o Campeonato Brasileiro de Motocross segue para outro Estado da região Nordeste: a Bahia. No próximo fim de semana, o CT Moto Park Off Road, na cidade de Lauro de Freitas, ao lado de Salvador, recebe a competição e os principais pilotos da modalidade no país. A pista, contará com cerca de 1400 metros e promete impor grandes desafios aos competidores.
"Do ponto de vista técnico é uma das melhores pistas do Brasil. O terreno tem uma altimetria bem acentuada e vai trazer desafios para os pilotos", afirma o presidente da FBM (Federação Baiana de Motociclismo), José Carlos da Conceição, conhecido como Zé do Rádio.
Segundo os organizadores, o grande atrativo da pista são os obstáculos naturais. "Os saltos são muito bons. Tem um triplo que é bem difícil e as subidas e descidas vão exigir bastante", acredita Zé do Rádio. "Os pilotos em alto nível que conseguirem superar os obstáculos vão ter um desempenho muito melhor que os demais. É uma pista que nivela por cima", completou o dirigente. O CT Moto Park Off Road fica na Estrada CIA Aeroporto, KM 08, no bairro Capelão.
A briga pelo primeiro lugar do pódio será nas categorias MX1, MX2, MX3, Júnior e 65cc. O inglês Adam Chatfield está na ponta da classe principal, mas a concorrência anda bastante forte. Na última etapa, por exemplo, o vencedor foi o goiano Wellington Garcia, que pretende repetir o resultado desta vez. "Ainda não sabemos muito sobre a pista, mas temos que concentrar na vitória. Vou dar o meu melhor para ir bem novamente", comentou.
A categoria MX2 tem a liderança do português Paulo Alberto, que também se saiu muito bem em Aracajú (SE), com uma dupla vitória. "Ganhei as duas baterias da última etapa e quero manter os bons resultados. Estou bastante motivado para repetir isso. Não tenho muita ideia da pista, então agora é focar em uma preparação mais geral para ir bem", revelou o piloto europeu.
Enzo Lopes tem uma grande vantagem na frente da categoria Júnior, mas os concorrentes estão de olha para tirar essa diferença. O principal deles é Vítor Almeida, segundo colocado na classificação, depois, vem Kioman Navarro, vice-campeão da etapa passada.
A MX3 tem o multicampeão Milton 'Chumbinho' Becker na liderança. Mesmo 22 pontos atrás, Erivelto Nicoladelli ainda está na briga pelo título, seguido por Mariana Balbi.
Na 65cc a briga está acirrada entre Leonardo Nunes, Renan Goto e Felippe Menuzzi. A difrença entre o primeiro e o segundo colocados é de apenas dois pontos, e do segundo para o terceiro de três pontos.
Inscrições - Os pilotos que estiverem dispostos a vencer estes desafios já podem efetuar as inscrições, que por enquanto, estão com desconto, no
site da Confederação Brasileira de Motociclismo.
A taxa até o dia 25 de julho será de R$180 para as categorias MX1, MX2 e MX3. Para as classes 65cc e Júnior, o valor é de R$100. Depois desta data, as inscrições poderão ser feitas somente na secretaria de provas que será instalada no local do evento, com acréscimo de 50% no valor, ou seja, R$270 e R$ 150, respectivamente.
Confira a programação*:
Sexta-Feira - (26/07)
13h00 às 18h00 - Secretaria/Vistoria - todas as categorias
Sábado - (27/07)
07h00 às 07h45 - Vistoria técnica
Treinos Livres
07h45 às 08h00 - 230cc Regional
08h10 às 08h30 - MX3
08h40 às 09h00 - Júnior
09h10 às 09h40 - MX1
09h50 às 10h10 - 65cc
10h20 às 10h50 - MX2
11h00 às 11h15 - MX Intermediária
Treinos Cronometrados
11h50 às 12h10 - Júnior
12h20 às 12h40 - MX3
12h50 às 13h05 - 230cc Regional
13h15 às 13h45 - MX2
13h55 às 14h15 - 65cc
14h25 às 14h55 - MX1
Provas
15h20 - (20 min + duas voltas) - Júnior
16h10 - (20 min + duas voltas) - MX3
17h00 - (15 min + duas voltas) - 230cc Regional
Domingo (28/07)
Warm-up
08h00 - MX Intermediária 15 min.
08h30 - MX2 15 min.
09h00 - 65cc 15 min.
09h30 - MX1 15 min.
10h20 - Cerimonial
Provas
11h30 - MX2 Primeira bateria - (30 min + duas voltas)
12h20 - 65cc - (15 min + duas voltas)
13h10 - MX1 Primeira bateria - (30 min + duas voltas)
14h00 - MX2 Segunda bateria - (30 min + duas voltas)
15h00 - MX1 Segunda bateria - 30 min + 2 vol.
15h50 - MX Intermediária (30 min + duas voltas)
*Programação sujeita a alterações