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Rally dos Sertões divulga roteiro com recorde de especiais
Publicado em: 26/06/2013

21ª edição da prova terá quase 2.500 quilômetros de trechos cronometrados. Largada e chegada serão em Goiânia (GO)
Redação MotoX.com.br - Fotos: André Chaco/Webventure

Pilotos irão percorrer 4.115 quilômetros no total


Briefing do Rally dos Sertões reuniu organização, pilotos e equipes em São Paulo


Felipe Zanol, atual campeão da categoria motos, esteve presente no evento que apresentou o roteiro da 21ª edição da prova
Falta um mês para a largada da maior prova off road realizada dentro de um mesmo país. O Rally dos Sertões chega à 21ª edição com largada no dia 25 de julho e chegada em 3 de agosto. Na noite desta terça-feira (25) em São Paulo foi realizado o briefing com pilotos, navegadores e equipes. Durante os dez dias de competição, os competidores irão percorrer 4.115 quilômetros, sendo 2.488 de especiais, o mais longo trecho cronometrado da história da prova. Diferente dos anos anteriores, a largada e a chegada serão feitas em Goiânia (GO) e o trajeto passará também pelo Estado do Tocantins.

Felipe Zanol, atual campeão da prova, se recupera do grave acidente sofrido em dezembro do ano passado durante um treinamento nos Estados Unidos e não competirá, mas esteve presente no briefing. "Vim desejar boa sorte para todos. E na dúvida, acelera", brincou o mineiro que atua como consultor da Rinaldi Pneus. Este ano, a prova que é válida por uma etapa do Mundial de Rally Cross Country para carros e motos, contará também com as categorias caminhões, quadriciclos e UTVs. As inscrições para o Rally dos Sertões seguem abertas até o dia 1º de julho pelo site oficial. Confira abaixo os comentários da organização e os detalhes de cada trecho da competição.

Rally dos Sertões 2013 - Distâncias Oficiais

1ª etapa - Prólogo em Goiânia - 25/07 - quinta-feira

2ª etapa - Goiânia (GO)/Pirenópolis (GO) - 26/07 - sexta-feira
Deslocamento inicial: 133 KM
Trecho especial (cronometrado): 84 KM
Deslocamento final: 32 KM
Total: 249 KM
"É uma especial bastante curta, específica para o ajuste dos equipamentos dos competidores nesta primeira etapa. É um caminho que começa sinuoso com muitos mata-burros, lombas e deps, seguindo por um trecho mais rápido e com travessias de riachos. A prova entra em uma parte mais travada com muitas descidas e subidas íngremes, chegando a uma zona de trial muito dura. Nos últimos quilômetros, a especial fica mais tranquila com estradas de média velocidade, seguindo assim até o final."

3ª etapa - Pirenópolis (GO)/Uruaçu (GO) - 27/07 - sábado
Deslocamento inicial: 37 KM
Trecho especial (cronometrado): 287 KM
Deslocamento final: 89 KM
Total: 414 KM
"O rali começa para valer. Após um rápido deslocamento, a especial começa com estradas mais travadas de fazendas, seguindo por trechos de velocidade média mesclando com algumas trilhas de visual incrível por cristas e serras. A prova entra em uma região de canaviais onde a velocidade aumentará muito e com um piso extremamente favorável a isso. Depois de um deslocamento por asfalto e um abastecimento para motos, quadriciclos e UTVs, a prova volta a ficar travada e assim segue até o fim".

4ª etapa - Uruaçu (GO)/Porangatu (GO) - 28/07 - domingo
Deslocamento inicial: 31 KM
Trecho especial (cronometrado): 233 KM
Deslocamento final: 25 KM
Total: 289 KM
"É uma etapa de quilometragem baixa, mas o ritmo continua a crescer. A especial começa com piso bom com velocidades variando de média a alta, alternando trechos de piçarra com estradas cascalhadas. Entramos em um trecho com longas retas, mas onde o piso não ajuda muito. A especial começa a ficar travada e sinuosa com estradas de fazenda e trilhas, seguindo assim até o abastecimento de motos, quadriciclos e UTVs. Na última parte a prova fica travada, entrando nos 20 quilômetros finais com retas maiores com muitas deps e erosões."

5ª etapa - Porangatu (GO)/Natividade (TO) - 29/07 - segunda-feira
Deslocamento inicial: 82 KM
Trecho especial (cronometrado): 295 KM
Deslocamento final: 110 KM
Total: 487 KM
"Mais um dia completo. A especial começa por estradas menores com muitas erosões e deps em uma região montanhosa. Depois segue por um pequeno trecho de trial, e logo à frente começam estradas de piso bom e sinuoso, seguindo por partes de alta velocidade até o abastecimento de motos, quadriciclos e UTVs. Depois disso a especial volta a ter trechos bem travados e segue por vários quilômetros alternando estradas de pedra, areia e muita piçarra. No trecho final, ela fica bem rápida e sinuosa."

6ª etapa - Natividade (TO)/Palmas (TO) - 30/07 - terça-feira
Deslocamento inicial: 27 KM
Trecho especial (cronometrado): 355 KM
Deslocamento final: 43 KM
Total: 424 KM
"Esta é a etapa mais rápida do rali. Começa com estradas sinuosas com um piso predominantemente de piçarra e cascalho, seguindo por trechos de alta com longas retas. Teremos um pequeno trecho de areia até o abastecimento para os competidores CBM/FIM, e a prova continua rápida quebrando o ritmo por duas vezes, entrando em estradas menores e bastante sinuosas. No último quarto da especial, a prova volta a ficar rápida com um piso bom muito bom, até uma descida de serra, que encerra o trecho."

7ª etapa - Palmas (TO)/Palmas (TO) - 31/07 - quarta-feira
Deslocamento inicial: 109 KM
Trecho especial (cronometrado): 514 KM
Deslocamento final: 123 KM
Total: 746 KM
"Temos o dia mais longo do rali e uma das maiores especiais da história do Sertões. Ela é completíssima, com todos os tipos de terreno, iniciando com estradas de média velocidade com muitas erosões e deps, seguindo por trechos mais travados com muitas pedras, pontes de toras e areia. Travessias de rios e riachos serão uma constante nesta etapa fantástica. Seguiremos por estradas de cascalho com longas retas até entrarmos definitivamente nas areias do Jalapão. Teremos dois abastecimentos para motos, quadriciclos e UTVs e um abastecimento para os carros. A prova volta a ficar travada com um pequeno trecho de trial, seguindo sinuosa e com um piso melhor até o fim."

8ª etapa - Palmas (TO)/Minaçu (GO) - 01/08 - quinta-feira
Deslocamento inicial: 312 KM
Trecho especial (cronometrado): 333 KM
Deslocamento final: 20 KM
Total: 666 KM
"Depois de um longo deslocamento inicial, teremos mais uma especial de respeito. Começa rápida com piso de cascalho muito bom, seguindo por estradas menores e bem sinuosas, com muitas deps, lombas, riachos e pedras. Fica rápida novamente até o abastecimento dos competidores CBM/FIM. O piso continua rápido até chegarmos a uma região montanhosa com subidas muito íngremes, trechos de trial, visuais incríveis e uma longa descida de serra. O último trecho é bem travado, com várias pontes de toras, deps, trilhas e pedras até o final."

9ª etapa - Minaçu (GO)/Goianésia (GO) - 02/08 - sexta-feira
Deslocamento inicial: 32 KM
Trecho especial (cronometrado): 264 KM
Deslocamento final: 253 KM
Total: 550 KM
"Mais um dia para ficar na memória de todos os participantes, porque vai ser mais um estágio completíssimo. Começa com uma subida de serra sinuosa com deps e lombas, atravessando uma zona de garimpo e seguindo por um trecho muito rápido até o abastecimento das motos, quadris e UTVs. O piso fica travado com trilhas e caminhos menores, passando por estradas de fazenda, direcionando para a última parte da prova com velocidades mais altas, mas com muitas lombas até o fim."

10ª etapa - Goianésia (GO)/Goiânia (GO) - 03/08 - sábado
Deslocamento inicial: 7 KM
Trecho especial (cronometrado): 123 KM
Deslocamento final: 160 KM
Total: 290 KM
"Após oito etapas duríssimas, chegou a hora de desacelerarmos um pouco. A especial começa rápida por canaviais com piso extremamente bom e muitas lombas, seguindo por trechos de serra com visuais fantásticos e retornando para estradas de fazenda com muitas deps e pedras até o final da especial".

Total de trechos especiais (cronometrados) - 2.488 km
Total de prova - 4.115 km
60% de trechos cronometrados
 







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