Condições climáticas atrapalharam o início da prova
Redação MotoX.com.br - Fotos: RallyZone

Condições climáticas desfavoráveis atrapalharam o início do Rally Desafio Ruta 40 na Argentina |

Prova faz parte do Dakar Series |
A primeira etapa do Desafio Ruta 40, disputado na Argentina, foi cancelada, nesta segunda-feira. As condições climáticas da região entre San Salvador de Jujuy e San Miguel de Tucumán, que receberia a especial de abertura, impediram que o helicóptero de segurança pudesse sobrevoar a área.
As equipes esperaram durante duas horas a melhora do clima, mas, sem sucesso, a organização decidiu que todos iriam cumprir o deslocamento até o ponto de chegada, no hipódromo da cidade de Tucumán. Sendo assim, a primeira especial será disputada amanhã, entre San Miguel de Tucumán e San Fernando del Valle de Catamarca, com 346,51 quilômetros.
Antes do trecho cronometrado, os pilotos partirão rumo a Alijilan em um deslocamento de 177,91 quilômetros, onde a etapa começará para valer. A especial será disputada em um terreno bastante acidentado, com caminhos montanhosos e muita poeira para quem está atrás. Mais ao final, um trecho mais largo e em melhor estado se mesclam a caminhos de pedra.
Vários competidores experientes e de destaque internacional estão brigando pelo título desta temporada, entre eles o francês David Casteu, que concordou com a decisão da organização em cancelar a prova. "Foi um deslocamento muito longo depois do cancelamento por conta do clima. Se o helicóptero não podia voar, acho que foi uma sábia decisão cancelar a especial."
O chileno Francisco 'Chaleco' Lopez também enfatiza que a segurança vem em primeiro lugar. "Estivemos esperando quase duas horas até que a organização e os pilotos decidiram cancelar a prova. Quando não se pode voar, a segurança é zero, por isso, foi correto o cancelamento", disse o piloto.
O brasileiro veterano
Dimas Mattos está entre os competidores que desafiam as longas distâncias da prova argentina. Ele, que este ano já disputou importantes provas, como o Rally da Sardenha, na Itália, pretende usar toda sua experiência para cumprir mais este desafio.