Evento vale também para a abertura do goiano da modalidade
Redação MotoX.com.br - Foto: Randes Nunes / FMG

Kleber Justino |
O Kartódromo de Trindade (GO), cidade localizada a cerca de 20km da capital goiana, recebe neste domingo, dia 24, a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Supermoto. Válida também pela primeira etapa do Campeonato Goiano, a prova promete abrir a temporada com belas disputas dentro da pista, e com bom público do lado de fora para conferir de perto o desempenho dos melhores pilotos do país.
Campeão goiano em 2012 e vice-campeão brasileiro na categoria SM1 (a principal da modalidade), Kleber Justino é um dos principais nomes confirmados para a disputa do título. Justino foi a "pedra no sapato" do brasiliense Rafael Fonseca, atual hexacampeão brasileiro.
"Tenho treinado muito, pois meu objetivo é ser campeão. É claro que não é fácil, pois hoje o Supermoto traz um nível muito alto de pilotos, e todos têm evoluído demais. Considero todos os adversários da SM1 bastante fortes, mas vou brigar para ser campeão", declarou Justino. "Acho que isso é bom para o público e para o esporte. O Rafael (Fonseca) tem que ser respeitado, pois é o hexacampeão, mas todos os outros pilotos treinam forte e buscam os títulos que ele já conquistou. Vamos esperar o começo do campeonato e ver o que dá", brincou Justino.
Este ano, além das categorias SM1, SM3 e SM4, o Campeonato Brasileiro de Supermoto terá a categoria SM2 Incentivo, para pilotos estreantes ou novatos, que não tenham se classificado entre os 5 primeiros no ranking do Brasileiro dos anos anteriores.
"O Supermoto já é uma modalidade em franco crescimento, mas queremos incentivar ainda mais a entrada de novos praticantes, formando pilotos com um alto nível de pilotagem. Anteriormente, um piloto com uma moto importada 250cc, por exemplo, era obrigado a "estrear" diretamente com pilotos de técnica muito superior à dele. Tenho certeza de que com a SM2 Incentivo, vamos formar uma nova e
boa leva de pilotos, não só para o Campeonato Brasileiro, mas também para os Estaduais", diz Roberto Boettcher, presidente da Federação de Motociclismo do Estado de Goiás (FMG) e vice-presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
Na categoria SM4, Chiquinho Velasco é nome certo na briga pelo bicampeonato. Pelo regulamento da temporada 2013, os pilotos só poderão correr em uma categoria, e o experiente piloto paulista, acostumado às vitórias tanto na SM1 quanto na SM4, preferiu defender o título conquistado em 2012.
"Estou na liderança do Campeonato Paulista, mas abri mão da categoria SM1 no Brasileiro. Vencer
apenas na raça é impossível. A categoria tem um nível muito forte e é preciso investir alto para ganhar. Estou treinado para brigar pelo número 1 da SM4 novamente.", garantiu Velasco.
As inscrições para a prova podem ser feitas através do telefone (62) 3259-7802. A etapa de
abertura do Campeonatos Goiano e Brasileiro de Supermoto é uma realização de Boettcher Esporte e Eventos, e Pódio Projetos Esportivos, com patrocínio de Mobil e Pirelli, apoio da Secretaria Municipal de
Esportes de Trindade, Governo Municipal de Trindade, Agência Goiana de Esporte e Lazer, Sindego, e Núcleo Laboratório. A supervisão é da Federação de Motociclismo do Estado de Goiás (FMG) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
Ranking do Brasileiro de Supermoto 2012
SM1
1º - Rafael Fonseca
2º - Kleber Justino
3º - Francisco Velasco
SM2
1º - Igor de Sousa
2º - Paulo Afonso de Araújo
3º - Yoshinori Filho
SM3
1º- Wagner Alex Pavaneli
2º - Celso Luis Moreira
3º - Leonardo Vilela
SM3I
1º - Celso Luis Moreira
2º - Gustavo Brandão
3º - Pedro Henrique
SM4
1º - Francisco Velasco
2º - Emerson Menezes
3º - Simão Lawant