Prova dá sequência ao Brasileiro de Regularidade e é válida por mais três campeonatos
Redação MotoX.com.br - com informações de Gerson Coas e Simone Bello

Guilherme Cascaes corre para manter a liderança
Foto: Josy Camargo |
A três dias do início da 17ª edição do Enduro das Cachoeiras, que tem com base as cidades fronteiriças de União da Vitória (PR) e Porto União (SC), cerca de 130 pilotos já reservaram participação. Este ano a competição também passará pelo município de Porto Vitória, com uma parada especial na principal cachoeira da cidade.
A prova contará pontos para quatro competições simultaneamente, o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (5ª e 6ª etapas), o Sul-brasileiro (3ª e 4ª etapas), o Paranaense (1ª e 2ª etapas) e a Copa Oeste Catarinense (1ª e 2ª etapas).

Emerson Loth
Foto: Divulgação Pro Tork |
Dentre os pilotos já inscritos estão os cinco primeiros colocados da principal categoria do campeonato nacional, a máster, que são o catarinense Guilherme Cascaes, o mineiro Rodrigo Amaral, o paranaense Emerson Pereira e os capixabas Jomar Grecco e Sandro Hoffmann.
Atual bicampeão, Cascaes largará para manter a liderança do certame. “Corri duas vezes no Cachoeiras, mas a última foi em 2008. A região da prova é bastante lisa, com muitas travessias de riachos, ou seja, é um terreno diferente do que estou acostumado”, comparou o catarinense que estreou em 2013 com vitória no Piocerá (apenas dois dos quatro dias eram válidos pelo ranking nacional) e em seguida ficou em quarto lugar no Enduro dos Pampas, assumindo a dianteira da pontuação. “A expectativa é muito boa, espero conseguir manter a liderança do campeonato. Os pilotos estão afiados, com a ‘faca no dente’, como dizemos. Espero um nível bastante alto na disputa do final de semana, ainda mais que a organização está prometendo médias apertadas e uma das melhores provas do Brasileiro”, observou.
Rodrigo Amaral levou a melhor na pontuação na abertura da competição, mas na segunda prova sofreu um problema no hodômetro no primeiro dia, conquistando apenas a nona colocação. Agora Rodrigo vai ter que acelerar para tirar os 10 pontos que o líder Cascaes possui de vantagem. “Agora tenho que caprichar nas próximas etapas para voltar à liderança. Para o Enduro das Cachoeiras estou bem animado, mesmo sendo um terreno bem diferente do que eu estou acostumado”, declarou Amaral.

Tiago Kudlavies |
O paranaense Emerson Loth também está focado na briga pelo título. O piloto começou o ano com um quinto lugar, no desafio seguinte subiu para a terceira posição e agora só pensa em alcançar a ponta da tabela. Emerson ‘Bombadinho’ intensificou o treinamento e garante que está pronto para o desafio. “A disputa será em um terreno parecido com o que eu treino, muito liso, com riachos, sem grandes trechos técnicos e travados. Será uma prova de velocidade, me preparei para isso. Já corri esse evento antes, em 2011, e garanti o primeiro lugar. Espero repetir o resultado”, afirmou confiante.
Já Tiago Kudlavies de Campo Largo em fevereiro participou do Enduro dos Pampas e foi campeão na categoria Sênior. Com pouca idade, mas muita experiência Tiago já participou do Enduro das Cachoeiras em 2011 e foi campeão. Tiago comenta que está se preparando para trazer o título pra casa. "O Enduro das Cachoeiras possui um terreno muito liso, que dificulta a prova, fato que exige muita técnica e concentração do piloto. É um grande desafio profissional", garante Kudlavies.
Presença Feminina
Existem mulheres apaixonadas pelo esporte e que participam das competições, como é o caso de Alynne Almeida de Curitba. Ela se apaixonou pelo Enduro há 7 anos quando fotografava os campeonatos, o amor foi tanto que há 3 anos comprou uma moto e hoje brilha nas pistas. Alynne comenta que está ansiosa para participar do Enduro das Cachoeiras, que é considerado o paraíso das trilhas.
“Por ser mulher, não consigo ter a mesma força que um homem, mas acredito que meu diferencial seja a navegação. Vou caprichar para fazer uma ótima prova”.
Como será o roteiro do Enduro das Cachoeiras 2013
A largada dos dois dias do Enduro das Cachoeiras 2013 será na Praça Coronel Amazonas, no centro de União da Vitória. No sábado a prova ficará restrita ao interior de União da Vitória. Os pilotos terão de percorrer cerca de 170 km em seis horas. No domingo ao trajeto segue para o lado de Porto União, cruza novamente a divisa para o Paraná em direção a Porto Vitória, retornando ao centro após 160 km de percurso, porém em sete horas de pilotagem. “O domingo será bem mais lento, mais puxado e técnico, sobretudo as três primeiras horas. Haverá um ponto onde somente os pilotos da máster e da sênior seguirão. Os demais vão ficar neste neutro aguardando chegar o horário para prosseguir. Isso servirá também para reagrupar os competidores”, revelou o diretor de prova Marcos Szyminovicz, o Marjovan. Depois, descansos rápidos em belas cachoeiras e na travessia do Rio Iguaçu, além de trilhas muito bem escolhidas vão compensar o esforço inicial.
A 17ª edição do Enduro das Cachoeiras é uma realização do Motoclube de Porto União da Vitória, sob a supervisão da Federação Paranaense de Motociclismo e da Confederação Brasileira de Motociclismo, patrocínio da Pro Tork, Grupo Ravanello, Ipiranga Lubrificantes e Tonersul, e apoio da Prefeitura de União da Vitória, Prefeitura de Porto Vitória, Caixa, Sanepar, TOP FM, Hotel 10 e Hotel Riad.
Serviço
17ª edição do Enduro das Cachoeiras
Quando: 16 e 17 de março
Onde: de União da Vitória, PR, a Porto União, SC
Informações:
www.endurodascachoeiras.com.br