Times que somarem mais pontos no campeonato serão premiados, mas novidade perde brilho com excesso de divisões
Redação MotoX.com.br - Maurício Arruda - Foto: Maurício Arruda / Arquivo MotoX

Nova disputa por equipes peca pela complexidade em um momento no qual os esportes procuram regras mais simples em busca de público e mídia |
A CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) colocará em disputa no Campeonato Brasileiro de Motocross 2013 o título por equipes. A novidade pode aumentar a competitividade nesta temporada, já que mesmo pilotos que não estejam na disputa para ser campeão em suas categorias poderão somar pontos decisivos para a conquista entre equipes.
"É uma forma de valorizar e incentivar essas equipes que desenvolvem um excelente trabalho e oferecem estrutura para os pilotos, contribuindo para o nosso esporte", explica o diretor de Motocross da CBM, Roberto Boettcher.
No entanto, o sistema escolhido para a nova disputa parece não ser tão simples e lógico como poderia ser. Isso porque não haverá apenas um título em jogo na nova divisão. Segundo o release divulgado pela assessoria de imprensa da entidade, serão quatro títulos em jogo. Veja o que diz o informativo:
"A disputa será da seguinte forma: individual, escuderias com dois pilotos, três ou mais de quatro. Na individual, o piloto que somar mais pontos na temporada dará o título à equipe. Já nas demais será feita a soma dos pontos dos pilotos por etapa. Os pontos valerão por todas as categorias inclusive pelas que serão disputadas em quatro etapas (NDR: 50cc, 65cc, MXF Feminina, 230 Nacional e MX4). Por exemplo, a equipe pode contar com pilotos em categorias distintas, como na MX1 e na Júnior. Os dois somam pontos para o ranking. No final da temporada a equipe que tiver somado mais pontos levará o título de equipe campeã, seja individual ou na somatória de todos os pilotos que defendem a escuderia".
Simples? Nem tanto. O campeonato já conta com muitos troféus em jogo e a idéia de um a mais para as equipes não é má, mas perde o brilho quando pulverizada em várias divisões. Atualmente, praticamente todos os esportes procuram simplificar suas regras e formatos para ganhar público e espaço na mídia, mas este não é o caminho seguido na principal competição do motocross nacional.
O circuito nacional terá um ano com muitos títulos em disputa, muitas categorias e uma programação tão extensa que nem o fã mais apaixonado conseguirá acompanhar por inteiro. É um formato que não contribui para que o esporte alcance mais exposição espontânea na mídia, especialmente nos grandes veículos não especializados. A equação é simples: quanto mais complexo e complicado, menor o interesse gerado na imprensa.
O release oficial do campeonato também comenta como funcionará a matemática da nova disputa: "Na individual o piloto que somar mais pontos, independentemente da categoria, dará o título à equipe. Já nas demais que contam com mais de um participante funcionará da seguinte forma: a equipe possui um piloto na MX1 e outro na MX2. Um ficou em segundo e outro em primeiro. A escuderia somou 47 pontos na etapa para o ranking e assim sucessivamente".
No momento da filiação o piloto deve cadastrar o nome da equipe que vai defender para que os pontos sejam computados. A filiação pode ser feita por
este link no site da CBM.
Calendário do Campeonato Brasileiro de Motocross 2013
14 de abril - Carlos Barbosa - RS
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26 de maio - Três Lagoas - MS
23 de junho - Sorriso - MT
14 de julho - Aracaju - SE
28 de julho - Porto Seguro - BA
01 de setembro - Canelinha SC
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06 de outubro - Goiânia - GO
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20 de outubro - Foz do Iguaçu - PR
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* Etapas onde serão incluídas mais quatro categorias além das regulares: 50cc, 65cc, MXF (Feminina), 230 Nacional e MX4