Estádio dos Angels recebe terceira etapa do Monster Energy AMA Supercross 2013 neste sábado, 19
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda
Antes do início da temporada, pouca gente apostaria que
David Mllsaps estaria na liderança do AMA Supercross 2013 após duas etapas. Na verdade acho que ninguém faria essa aposta. Mas se olharmos o retrospecto do piloto, vice-campeão no ano passado, vamos encontrar números interessantes.
Em Phoenix ele largou pela 96ª vez consecutiva numa final do AMA Supercross, empatando com o recorde de
Ricky Carmichael. Sim, são mais de 5 anos sem perder uma única final na categoria principal. Um número, sem dúvida, respeitável. Amanhã, na volta à Anaheim, terceira etapa da temporada, é só se classificar de novo para ultrapassar o mito Carmichael.
Seu vice-campeonato em 2012 foi um pouco ofuscado pela maré de contusões que atingiu todos os principais favoritos. Porém a vitória na abertura da temporada, com todo mundo presente, mudou a imagem do piloto. Com um primeiro e um terceiro lugares, continua na liderança da pontuação após duas etapas. Millsaps aparenta ter um dos estilos mais seguros e sempre cruza a linha de chegada, o que ano passado provou ser muito importante.

David Millsaps volta à Anaheim com o number plate vermelho |
Curiosamente, o atual campeão
Ryan Villopoto mostrou-se, até o momento, um grande comprador de terreno. Desde o seu retorno na
Monster Energy Cup no ano passado, foram quatro quedas em três provas, sem contar a escapada da pista em Anaheim 1. Em Phoenix, andou visivelmente mais rápido que seus adversários e marcou a melhor volta da final (50,8seg) mais de meio segundo mais rápido que Justin Barcia (51,4) e Trey Canard (51,7) e mais de um segundo do restante do pelotão. Mais do que vitórias a qualquer custo, Villopoto tem agora que acalmar os ânimos e segurar a onda, principalmente na pressão de eventuais má largadas. Se não cair, naturalmente chegará entre os primeiros. Se continuar caindo vai roubar a fama de
James Stewart.
Por falar em Stewart, o piloto avisou que foi constadada uma lesão no ligamento do joelho machucado (sem cair) nos treinos de Anaheim 1, mas que está confirmado para a prova de amanhã. Se os tempos nas classificatórias marcassem pontos, estaria bem na fita. Mas treino é treino e corrida é corrida. Tomara que volte a encontrar bons resultados e não abandone a temporada.
E
Justin Barcia que venceu logo em seu segundo Supercross na categoria principal? Igualou o feito de
Damon Bradshaw (quem já acompanhava o Supercross no final da década de 80, e início de 90, sabe quem é). James Stewart levou três corridas até vencer, Bob Hannah, quatro. Ryan Dungey e Chad Reed, cinco. Mas teve uma cara que venceu seu primeiro AMA Supercross, sabem quem? O francês
Sebastien Tortelli faturou uma etapa em Los Angeles (CA), logo de cara. Na ocasião choveu pra caramba e, como se sabe, os norte-americanos têm alergia à lama.
E a dupla
Ryan Dungey e Chad Reed? Os dois fizeram provas discretas esse ano. Reed fez boas largadas e dois bons quarto lugares, mas não destacou-se em nenhuma disputa. Em Anaheim perdeu a chance de ultrapassar Dungey quando este caiu. Em Phoenix perdeu posições para Canard e Villopoto sem oferecer muita resistência. De qualquer forma é um piloto para não perder de vista. Se encontrar a motivação e o acerto ideal da moto pode reencontrar as vitórias. O problema é que esse ano está mais difícil e ele percebeu isso.
Vídeo - Animação - Uma volta pela pista de Anaheim 2
Dungey por enquanto está em situação similar à de Reed. Em Anaheim não conseguiu superar Barcia e até caiu. Ganhou um lugar no pódio de presente quando o piloto da Honda foi ao chão. Em Phoenix foi jogado para fora da pista na largada e fez uma bela recuperação até oitavo, fato que pouca gente notou porque as coisas na frente estavam bem mais interessantes. É outro que ainda está na busca do acerto ideal. Correu com um amortecedor traseiro com mola a ar na primeira etapa e voltou para o convencional na segunda. Qual será que ele vai usar neste sábado?
Para finalizar a análise deste início não podemos deixar de falar sobre
Trey Canard. Após uma sequência de contusões sérias o piloto voltou melhor do que nunca! Seria o líder da pontuação não fosse uma queda (
veja no vídeo) na última volta em Phoenix. Mostra uma enorme força de vontade e espírito guerreiro. Apesar da vontade de vencer e da competitividade mostrou também cabeça fresca e espírito esportivo. Quem mais cumprimentaria Millsaps com um sorriso no rosto depois de ser ultrapassado na última volta em Anaheim 1?
Para conferir os
resultados de Phoenix e a atual classificação clique aqui.