Pista de motocross será reinaugurada no dia 3 de dezembro e faz parte de um projeto mais ambicioso, que pretende trazer de volta a BH eventos nacionais e internacionais
Palco de grandes eventos no passado, o Jóquei Clube Serra Verde está pronto para ser reinaugurado. O local, que teve uma das melhores pistas de motocross do mundo e já contou com etapas do Campeonato Mundial da modalidade, será reaberto no dia 3 de dezembro e pretende reinserir Belo Horizonte no calendário nacional das grandes competições.
Para a reabertura do local, a pista de motocross foi inteiramente reconstruída. O trajeto é bem parecido com o anterior, que era muito elogiado pelos pilotos. "Sempre que falo que sou de Belo Horizonte, os grandes nomes do mundial me perguntam o que aconteceu com a pista daqui e lembram que era um dos melhores traçados que eles já encontraram", afirma Jorge Balbi, que representa o Brasil no Mundial de Motocross.
O evento escolhido para reabrir o local promete dar uma amostra da gama de atrações que o Serra Verde será capaz de abrigar. Em dois dias, o festival reunirá seis modalidades de esportes sobre duas rodas, incluindo a final do Campeonato Mineiro de Motocross e uma modalidade inédita no Brasil.
"Conheço bem este projeto e sei que a pista de motocross é apenas uma das atrações do local. Se tudo for concretizado, a reabertura do jóquei trará grandes ganhos não só para o esporte, como para a cidade em geral", afirma Lincoln Miranda, presidente da Confederação Brasileira de Motovelocidade
A opinião dele é compartilhada por Phillipe Thiriet, presidente da Federação Mineira de Motovelocidade. "Minas é o estado do motocross, do off-road. Ultimamente temos perdido muito espaço para o sul do país e vejo, no Serra Verde, a oportunidade de recolocar nosso estado no centro do motocross" diz.
Desde que a pista do Serra Verde foi fechada, em 1999, que a cidade de Belo Horizonte não recebe mais atrações de nível nacional ou internacional nos esportes motorizados. Com a reinauguração do complexo, a intenção é voltar a realizar grandes competições. Para isso, já existem estudos para a criação de uma pista de arrancadas e de um autódromo de nível internacional, que abrigaria competições de Stock Car, Fórmula Truck, Motovelocidade, entre outros.
João Perocco Neto