Campeonato de 2013 irá começar com prova noturna no Oriente Médio
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda

Nasser Khalifa Al Attiya fecha acordo com Giuseppe Luongo |
A Youthstream, promotora do Campeonato Mundial de Motocross, ainda não divulgou o calendário definitivo de 2013, mas já anunciou a abertura da competição. Aproveitando a estrutura do circuito de Losail, que recebe a Moto GP, será construida a pista de motocross para a primeira prova da próxima temporada.
O evento tomará forma dia 2 de março de 2013, sábado, na primeira prova noturna da história do Mundial de Motocross. A Youthstream anunciou um acordo de longo prazo (sem, embora, especificar o período) com a organização local não apenas para a realização da etapa, mas com o desenvolvimento da modalidade na região.
Outras novidades anunciadas nas últimas semanas
Xavier Boog na ICE1Racing

Xavier Boog e Antti Pyrhönen |
O time finlandês de propriedade do piloto (e campeão) de Fórmula 1 Kimi Raikkonen anunciou a mudança da equipe, agora com foco na classe MX1. O piloto do time será o francês Xavier Boog, sétimo colocado da categoria em 2012.
A ICE1Racing confirmou também que muda sua base para a Bélgica, país onde a maioria das equipes do campeonato são sediadas.
"Com pilotos internacionais o time espera completar o campeonato entre os cinco primeiros e conquistar vários pódios. Queremos alcançar o topo do conhecimento e agora acredito que temos boas chances", comentou Raikkonen no comunicado distribuído pela equipe.
O time será comandado pelo finlandês Antti Pyrhönen, que acaba de se aposentar como piloto profissional.
Honda anuncia Europeu de CRF150R

Roger Harvey (Honda Motor Europe) e Giuseppe Luongo |
Uma nova categoria tomará parte em até 8 etapas europeias do Mundial de Motocross MX1/MX2. Honda e Youthstream anunciaram a Copa Europeia CRF150R. A fábrica fornecerá motos, manutenção e toda a logística para as provas destinadas a pilotos entre 11 e 14 anos. O piloto precisa apenas aparecer na pista... depois de paga a inscrição (que ainda não teve o valor revelado).
O campeão da série terá no ano seguinte uma temporada subsidiada pela marca no Europeu MX2.
Curiosamente a CRF150R é uma moto fora do padrão FIM que até então não havia especificado nenhuma categoria para ela, inclusive não é possível correr com a motocicleta em muitos dos campeonatos nacionais europeus.
David Philippaerts na Honda
O time italiano Gariboldi-ESTA, especializado na MX2 e Europeu MX2, ganha suporte oficial da Honda Motor Europe e passa a competir também na MX1 com o italiano - campeão do mundo em 2008 - David Philippaerts.
Philippaerts, que compete há vários anos pela Yamaha, vem de duas temporadas marcadas por contusões. Embora o suporte de fábrica não contemple a classe principal, Giacomo Gariboldi parece bastente animado com a nova contratação: "Ele vai levantar o perfil do time e pode ficar entre os três primeiros ano que vem. Vai também ajudar nossos novos talentos a amadurecer. É um verdadeiro campeão e eu sempre admirei seu estilo combativo. Ele terá uma CRF competitiva para atender suas ambições."