Campeonatos nacionais de Motocross nos Estados Unidos e Brasil seguem pra final
Redação MotoX.com.br - Fotos: Divulgação / Ray Archer / Maurício Arruda
No Mundial Cairoli e Herlings têm boa chances de garantir o título antecipadamente
O feriadão de 7 de setembro dá a tônica no final de semana aqui no Brasil, mas no campo das competições o motocross vive dias decisivos. Em
Dourados (MS), temos a final do Campeonato Brasileiro com os principais títulos em aberto. Nos
Estados Unidos, a classe 250 promete uma batalha tríplice pelas glórias do campeonato. Já no
Mundial de Motocross, a Itália recebe a penúltima etapa com grandes chances dos líderes garantirem a taça por antecipação.
Estados Unidos - Baggett, Tomac e Barcia prometem batalha acirrada na 250cc

Blake Baggett |
Se na desfalcada categoria 450 Ryan Dungey conquistou o título do AMA Motocross com certa facilidade, a categoria que seria "coadjuvante" atraiu atenção pelo elevado nível técnico e equilíbrio entre os ponteiros. Foram 22 baterias onde arriscar qualquer vencedor antes da largada não passaria de puro exercício de esoterismo.
Blake Baggett foi o nome forte até pouco mais da metade da temporada. Principalmente pelas várias provas onde seu ritmo explodia na fase final e ele parecia dominar os adversários sem chance de retaliação.
Justin Barcia foi seu principal adversário no campeonato, mas dentro do próprio time Geico Honda outra estrela ascendeu durante a temporada. Eli Tomac, filho do legendário "mountain biker" John Tomac, foi mais forte nas provas finais e assumiu a segunda posição.
A final do campeonato será no circuito Lake Elsinore que faz parte do calendário pela primeira vez na história. Entrou meio que de emergência com a desistência do Pala Raceway.
Baggett chega à final com 14 pontos de vantagem. Poderia ser um grande trunfo caso a situação fosse outra, mas não é. Tomac e Barcia sabem que não têm mais nada a fazer a não ser acelerar tudo pela vitória. Bagget, na posição de homem a ser batido, teria a responsabilidade de usar a estratégia a seu favor para permanecer na liderança. O seu problema são dois garotos que vieram do outro lado do Atlântico...
Baggett poderia abrir mão das vitórias e acertar o ritmo para o terceiro lugar. Perderia no máximo dez pontos em relação ao vencedor e garantiria o título. Mas a dupla da KTM, formada por Ken Roczen e Marvin Musquin, está doida para mostrar serviço e embora não disputem o título diretamente podem influir (e muito!) no resultado final. Outro fator, é que Baggett está praticamente só na Pro Circuit Kawasaki, enquanto os garotos da Geico podem ter que obedecer à alguma ordem de equipe na bateria final caso seja possível levar o título para a Honda. Os jogos de equipe, apesar de um pouco raros no motocross, ainda acontecem.
Mundial de Motocross - Faenza prepara a festa italiana

Tony Cairoli |
Antonio Cairoli está prestes a entrar definitivamente para o time das lendas do nosso esporte. A poucos passos de alcançar o sexto título mundial, o italiano ultrapassaria de uma vez só em número de taças os belgas Joel Smets, Georges Jobé, Eric Geboers e Roger De Coster. Caso conquiste o título Cairoli empatará no segundo lugar com o também belga Joel Robert, ficando atrás somente de outro belga (mas será coincidência!) chamado Stefan Everts (10 títulos mundiais).
Com 76 pontos de vantagem sobre (o belga) Clement Desalle, o italiano tem tudo para comemorar em casa. Só precisa manter uma vantagem superior a 50 pontos. Na verdade, se chegar a frente de Desalle na primeira bateria já será o campeão mundial 2012.

Jeffrey Herlings |
Na classe MX2 a KTM também está com a mão na taça. Depois de seu desempanho devastador no GP da Holanda Jeffrey Herlings tem 66 pontos de vantagem sobre o inglês Tommy Searle. O piloto da Kawasaki já se contentou com o vice-campeonato, inclusive sua equipe mudou o discurso nos "releases" deixando claro que o objetivo agora é garantir o segundo lugar. Pelas atuais regras de idade do campeonato Searle é obrigado a subir de categoria, pois ultrapassa o limite de 23 anos. O sonho do título mundial na MX2 vai ficando para trás.
Tanto Cairoli, quanto Herlings só perdem o título se algo catastrófico acontecer.
Brasil - Estrangeiros devem faturar a MX1. Dudu e Hector lutam pela MX2

Carlos Campano |
A cidade de Dourados (MS) volta ao calendário após alguns anos de ausência para receber a final do campeonato. Na classe MX1 a briga fica entre o espanhol Carlos Campano e o inglês Adam Chatfield. Jorge Balbi, na terceira posição, é o melhor brasileiro. Ainda tem chances matemáticas, porém bem remotas.
Campano começou a temporada de forma avassaladora, vencendo as quatro baterias das duas primeiras etapas. Depois sofreu com quedas e uma contusão que renderam uma certa inconsistência. Quando voltou a sua melhor forma a concorrência também tinha elevado o sarrafo e seu domínio não foi mais o mesmo. A diferença para Chatfield é de apenas 7 pontos.
A disputa para ser o melhor brasileiro também pode influir na briga do título. Balbi, Leandro Silva e Wellington Garcia estão dentro de um intervalo de apenas 6 pontos. Todos os três já venceram baterias (ou etapas, Leandro ganhou duas) esse ano, portanto a emoção está garantida para esse domingo.

Hector Assunção |
Pela classe MX2, Hector Assunção chega na final como favorito, 18 pontos a frente de Eduardo Lima. Na terceira posição, correndo por fora, Anderson Amaral esta a 29 pontos do líder. todos tiveram seus altos e baixos na temporada. Hector venceu quatro baterias e foi cinco vezes terceiro colocado. Como piores resultados ficou duas vezes foras dos dez primeiros: um 11º em Sorriso (MT) e um 12º em Aracaju (SE).
Para Eduardo Lima o complicador de sua temporada foi uma contusão no braço que o tirou da terceira etapa em Foz do Iguaçu (PR). Até então o paulista havia vencido as duas primeiras etapas do campeonato. Dudu venceu três baterias e foi segundo cinco vezes. Tem ainda dois terceiro lugares. Das baterias que alinhou os piores resultados foram um sétimo em Nova Alvorada do Sul (MS) e um nono em Anchieta (ES).
Anderson Amaral já provou ser muito rápido e costuma largar muito bem. Seu problema é a consistência, ou pelo menos foi na primeira metade do campeonato. Depois dessa fase venceu uma bateria (em Anchieta) e chegou duas vezes em segundo. Só ficou fora dos cinco primeiros uma vez com o sexto lugar também em Anchieta.
Quem mais recebeu a quadriculada em primeiro lugar esse ano foi Thales Vilardi, cinco vezes. Contusões dificultaram sua vida esse ano onde não participou de duas etapas. Sessenta e três pontos atrás, suas chances de título já não existem mais, porém será um forte candidato à vitória nessa final.

Enzo Lopes |
Já na categoria 150, Enzo Lopes é o líder com oito pontos de vantagem sobre Fábio dos Santos. Como a categoria é disputada em apenas uma bateria Enzo pode se dar ao luxo de chegar até na quarta posição para garantir o título da temporada. Seu pior resultado até aqui foi um terceiro na abertura em Carlos Barbosa (RS).
As demais categorias já têm seus campeões. O inoxidável Milton 'Chumbinho' Becker é o campeão da MX3, Gustavo Pessoa da 180cc e Arthur Todeschini da 65cc.
Confira a classificação do campeonato após sete etapas:
1 |
115 |
Carlos Campano Jimenez |
Yam |
Yamaha / Grupo Geração / Monster Energy / Circuit / Pirelli / Yoshimura |
300 |
2 |
407 |
Adam Chatfield |
Hon |
Ipiranga / Honda / Vulcano / Ims Racing / Pirelli / Polivisor |
293 |
3 |
1 |
Antonio Jorge Balbi Junior |
Kaw |
Pro Tork, Kawasaki / 2b Racing, Mobil / Ladro / Martplus Dash / Racetech Laquila |
253 |
4 |
14 |
Leandro Nunes Da Silva |
Hon |
Honda / Mobil / Pirelli / Asw / Aokley / Ngk |
248 |
5 |
21 |
Wellington Garcia Matos |
Hon |
Honda / Mobil / Asw, / Pirelli |
247 |
6 |
992 |
Jean Carlo Ramos |
|
X-motos Do Brasil / Jmr Escola De Motocross |
211 |
7 |
5 |
Marcello Ferreira De Lima |
Kaw |
Emg / Kawasaki / Rinaldi / Vaz / Circuit / Red Dragon |
198 |
8 |
101 |
Humberto Alejandro Martin Garaicoechea |
Hon |
Itamaracá / Honda / One Industries / Pirelli / Flash Power / Utopia |
192 |
9 |
7 |
Joao Paulino Da Silva Junior |
Yam |
Yamaha / Grupo Geração / Monster Energy / Circuit / Rinaldi / Onça Preta |
80 |
10 |
292 |
Douglas Scartazzini Parise |
Kaw |
Total / Kawasaki / Rinaldi / Moinho Casquense / Brasil Racing / Tbt /Moto E Cia |
66 |
1 |
30 |
Hector Freitas Assunçao |
Hon |
Honda / Mobil / Fox / Yoshimura / Pirelli / Mx Personal |
269 |
2 |
2 |
Eduardo Ferreira Lima |
Kaw |
Emg / Kawasaki / Rinaldi / Vaz / Circuit / Red Dragon |
251 |
3 |
83 |
Anderson Pereira Do Amaral |
Kaw |
Kawasaki / Irrigaçao Borborema / Rota Do Mar / Briger Jeans / Wrp / Sport Company,rock / All Sing / Planeta Motos |
240 |
4 |
27 |
Thales Vilardi Felix Da Silva |
Hon |
Honda / Mobil / Pirelli / Fox / Subs / Stam |
206 |
5 |
194 |
Leonardo Lizott |
Hon |
Itamaracá / One Industries / Honda / Mobil / Pirelli / Flash Power/ Mr Pró / Vans/Ogio |
201 |
6 |
544 |
Marçal Muller |
Kaw |
Geramotos / Pro Race / Carbase / Spy |
190 |
7 |
282 |
João Pedro Pinho Ribeiro |
Yam |
Yamaha / Grupo Geração / Monster Energy / Circuit / Yamalub / Prox |
148 |
8 |
104 |
Kaio Cesar De Miranda |
Kaw |
Mira-x -kawasaki / Motul - Pirelli-oakley / Red Dragon - Alpinestars / Rock Parts-airoh- Belparts / All Sign -general Motos / Stocovich - Mx Personal |
114 |
9 |
70 |
Pedro Henrique Rosa Bueno |
Hon |
Akrapovic-rudinickmotos.com.br / Racetech-motox-5inco / Eurostar-texx- / Jmr Escola De Motocross |
97 |
10 |
32 |
Rodrigo Lama De Andrade Santos |
Hon |
Rinaldi / Grupo Coringa / Cpf Parafusos / Ebf Capacetes / Trato Graficos / Ims |
91 |
1 |
2 |
Milton Becker |
Kaw |
Pro Tork 2b Kawasaki / Chumbinho Training / Pirelli Mobil Tbt |
142 |
2 |
135 |
Nielsen Paraiso Bueno |
Hon |
Asw Honda / Honda / Wirtz / Brasil Moto Tur. / Smith / Sig Visual. / Pirelli / Monster |
109 |
3 |
25 |
Walter Sergio Tardin |
Hon |
Tardin Lingerie |
106 |
4 |
23 |
Ademir Antonio Todeschini |
Hon |
Expresso Sul Transportes |
104 |
5 |
22 |
Wellington Valadares Ferreira |
Hon |
Ipiranga / Vulcano / Ims Racing / Honda / Bm Motos |
97 |
6 |
9 |
Richard Gabriel Berois |
Kaw |
Ama Racing Oils / Mcr Racing / Brasil Racing / Tbt Racing / Richard Berois Competiçáo / Rinaldi / Durag Moto Peças |
93 |
7 |
69 |
Anisio Roberto Clasen |
Yam |
Movelle- Moveis Planejados |
50 |
8 |
21 |
Willian Aparecido Alves Guimaraes |
Pro |
Pro Tork / Monster Mega Mix / Cti / Hcm Tendas |
47 |
9 |
71 |
Francisco Luiz Velasco R. Filho |
Hon |
Dunas Racing / Pirelli / Asw / Nos Energy Drink |
40 |
10 |
81 |
Mariana Balbi |
Kaw |
Pro Tork, Kawasaki / 2b Racing, Mobil / Pirelli Café Fino Grão / Martplus Dash / Racetech Laquila / Ladro |
38 |
1 |
92 |
Enzo Lazaro Pedo Lopes |
Ktm |
Pirelli / Mobil / Wn R1 / Ktm Usa / One Industries / Circuit |
164 |
2 |
87 |
Fabio Aparecido Dos Santos |
Hon |
Dunas, Honda / Ims,motul / Vaz,pirelli / Orbital,conti Bier / Orbital,box18 / Akrapovic Rudnik Motos |
156 |
3 |
8 |
Jose Brayan Padilha Soares |
Hon |
Kaiani Malhas / Tbt / Schumi Motos / Mr Pro / Moto Shop |
125 |
4 |
199 |
Kioman De Jesus Navarro Munhoz |
Ktm |
Saneago/Eternit/Rinaldi / Tudo Chevrolet /Col.milenium / Tonin Bala /Pódio Projetos Esp / Rede Sysdata /Min. Do Esporte / Asw / Traterra / Tendas Castelo / Rfix Grafico |
123 |
5 |
102 |
Djalma Carvalho De Brito |
Kaw |
Kawasaki / Red Nose / Mobil / Pirelli / Brasil Racing |
107 |
6 |
150 |
Daniel Reichhardt |
Hon |
Hotel Vale Do Jordão / Prefeitura De Campina Do Simão |
64 |
7 |
18 |
Leonardo Seibert Limberger |
Hon |
Zanela Eventos / Works Suspensoes |
61 |
8 |
46 |
Gustavo Alves Santos Borges |
Hon |
Ims / Brasil Medicamentos / America Tendas / Athos / R Fix Graphics / Cleidimar Racing |
49 |
9 |
919 |
Gabriel Della Flora |
|
Sobre Rodas / Rinaldi / Ims / Tbt |
38 |
10 |
47 |
Marcos Nawell Delgadillo Vazques |
Hon |
Mx Parts / Ct Leandro Silva / Pirelli / Mobil / Ims / Gracar |
31 |
10 |
222 |
Leonardo De Almeida Da Silva |
Kaw |
X Motos Do Brasil / Colombo Leilões / Jmr Escola De Motocross / Motors Jan / Aerocon / Serginho Suspensões |
31 |
1 |
117 |
Gustavo Pessoa De Souza |
Hon |
Honda / Pirelli / Mobil / Itamaraca Rodas E Pneus |
170 |
2 |
298 |
Yan Jose Hilario Machado |
Hon |
Real Moto Peças / Panificadora Real / Rebolixas / Athos Equipamentos Hospitalar / Cleidimar Racing / Rfix Graficos |
116 |
3 |
71 |
Matheus Galves De Souza |
Hon |
X Motos Do Brasil / Dash / Aggimotos Moto Peças / Restaurante Soledade / Academia Wellness / Colegio Objetivo |
97 |
4 |
17 |
Ayrton José Bianchi Junior |
Hon |
Refrigercao Pinguim / Progas / Braesi |
36 |
5 |
601 |
Diego Morais |
Kaw |
Aureo Center Macaé |
22 |
6 |
55 |
Patrik Capila De Souza Reginaldo |
Hon |
Mobil / Zoim Rancig / Renan Louback Motocross / Telhas Fort Simonassi / Grd Granitos / Posto Dantas |
20 |
7 |
141 |
Gusthavo Queiroz Do Canto |
Hon |
|
18 |
8 |
341 |
Carlos Augusto Lisboa |
Hon |
General Motos / Radiex / Trato Graficos |
18 |
9 |
96 |
Joao Pedro Braga Vargas |
Hon |
Gordo Racing / Fesport (prefeitura De Macaé) |
16 |
10 |
191 |
Pedro Patrick Alves De Melo |
Hon |
Interativa Soft / Fa Negócios Imobiliarios / Espaço Do Bordado / Colégio Santissimo Senhor / Rede Farma / Detone Graficos |
16 |
1 |
3 |
Arthur Piva Todeschini |
Ktm |
Pirelli / Expresso Sul / Brasil Racing / Tbt Suspenções / Farover / Wa Transportes |
163 |
2 |
25 |
Leonardo Zequinão Cassarotti |
Ktm |
Ims |
137 |
3 |
24 |
Thiago Henrique Brenner |
Ktm |
Brasil Racing / Contabilidade Progresso / Thor / Dragon |
122 |
4 |
903 |
Marcio Henrique Chagas Da Silva |
Kaw |
Kawasaki / Rinaldi / Asw / Red Dragon / Rock Racing / Dash |
89 |
5 |
444 |
Lucas Cuzuol Belem |
Ktm |
|
85 |
6 |
5 |
Monique Kathlen Soares De Camargo |
Kaw |
Kawasaki/Rinaldi/Mecmotos/Asw/ Maxxienergy/ Praticetends/Rock / Folha Mk/ Dudu Auto Peças/ Mrpró/Camargostelas/Petitmotos / Minor/Bud Racing/Dj Choperia/ / Lansofnet/Rock Parts/Fmesp |
84 |
7 |
101 |
Renato Costa Mattos Paz |
Ktm |
Habibs / Bud / Asw |
78 |
8 |
170 |
Keven Willian Ikeda Ramos |
Ktm |
Mtz10 Racing Team / Grupo Bomsucesso / Mt Moto Peças / Cemaco / Construir / Wellington Valadares |
59 |
9 |
71 |
Gabriel Favero E Silva |
Kaw |
Mx Mud Cleaner / Hcm Tendas / Miami Bike / Tmp Suspenção / Braz Motos/Motor Racing |
45 |
10 |
18 |
Felipe Chagas Moraes |
Ktm |
/ Miri Carrocerias / Campos Preparacoes / Atm Motos |
41 |