X Fechar
foto

X Fechar
foto


>Notícias > Últimas Notícias

Fim de semana de decisões nos EUA, Europa e Brasil
Publicado em: 06/09/2012

Campeonatos nacionais de Motocross nos Estados Unidos e Brasil seguem pra final
Redação MotoX.com.br - Fotos: Divulgação / Ray Archer / Maurício Arruda

No Mundial Cairoli e Herlings têm boa chances de garantir o título antecipadamente

O feriadão de 7 de setembro dá a tônica no final de semana aqui no Brasil, mas no campo das competições o motocross vive dias decisivos. Em Dourados (MS), temos a final do Campeonato Brasileiro com os principais títulos em aberto. Nos Estados Unidos, a classe 250 promete uma batalha tríplice pelas glórias do campeonato. Já no Mundial de Motocross, a Itália recebe a penúltima etapa com grandes chances dos líderes garantirem a taça por antecipação.

Estados Unidos - Baggett, Tomac e Barcia prometem batalha acirrada na 250cc


Blake Baggett

Se na desfalcada categoria 450 Ryan Dungey conquistou o título do AMA Motocross com certa facilidade, a categoria que seria "coadjuvante" atraiu atenção pelo elevado nível técnico e equilíbrio entre os ponteiros. Foram 22 baterias onde arriscar qualquer vencedor antes da largada não passaria de puro exercício de esoterismo.

Blake Baggett foi o nome forte até pouco mais da metade da temporada. Principalmente pelas várias provas onde seu ritmo explodia na fase final e ele parecia dominar os adversários sem chance de retaliação.

Justin Barcia foi seu principal adversário no campeonato, mas dentro do próprio time Geico Honda outra estrela ascendeu durante a temporada. Eli Tomac, filho do legendário "mountain biker" John Tomac, foi mais forte nas provas finais e assumiu a segunda posição.

A final do campeonato será no circuito Lake Elsinore que faz parte do calendário pela primeira vez na história. Entrou meio que de emergência com a desistência do Pala Raceway.

Baggett chega à final com 14 pontos de vantagem. Poderia ser um grande trunfo caso a situação fosse outra, mas não é. Tomac e Barcia sabem que não têm mais nada a fazer a não ser acelerar tudo pela vitória. Bagget, na posição de homem a ser batido, teria a responsabilidade de usar a estratégia a seu favor para permanecer na liderança. O seu problema são dois garotos que vieram do outro lado do Atlântico...

Baggett poderia abrir mão das vitórias e acertar o ritmo para o terceiro lugar. Perderia no máximo dez pontos em relação ao vencedor e garantiria o título. Mas a dupla da KTM, formada por Ken Roczen e Marvin Musquin, está doida para mostrar serviço e embora não disputem o título diretamente podem influir (e muito!) no resultado final. Outro fator, é que Baggett está praticamente só na Pro Circuit Kawasaki, enquanto os garotos da Geico podem ter que obedecer à alguma ordem de equipe na bateria final caso seja possível levar o título para a Honda. Os jogos de equipe, apesar de um pouco raros no motocross, ainda acontecem.

Mundial de Motocross - Faenza prepara a festa italiana


Tony Cairoli

Antonio Cairoli está prestes a entrar definitivamente para o time das lendas do nosso esporte. A poucos passos de alcançar o sexto título mundial, o italiano ultrapassaria de uma vez só em número de taças os belgas Joel Smets, Georges Jobé, Eric Geboers e Roger De Coster. Caso conquiste o título Cairoli empatará no segundo lugar com o também belga Joel Robert, ficando atrás somente de outro belga (mas será coincidência!) chamado Stefan Everts (10 títulos mundiais).

Com 76 pontos de vantagem sobre (o belga) Clement Desalle, o italiano tem tudo para comemorar em casa. Só precisa manter uma vantagem superior a 50 pontos. Na verdade, se chegar a frente de Desalle na primeira bateria já será o campeão mundial 2012.


Jeffrey Herlings

Na classe MX2 a KTM também está com a mão na taça. Depois de seu desempanho devastador no GP da Holanda Jeffrey Herlings tem 66 pontos de vantagem sobre o inglês Tommy Searle. O piloto da Kawasaki já se contentou com o vice-campeonato, inclusive sua equipe mudou o discurso nos "releases" deixando claro que o objetivo agora é garantir o segundo lugar. Pelas atuais regras de idade do campeonato Searle é obrigado a subir de categoria, pois ultrapassa o limite de 23 anos. O sonho do título mundial na MX2 vai ficando para trás.

Tanto Cairoli, quanto Herlings só perdem o título se algo catastrófico acontecer.

Brasil - Estrangeiros devem faturar a MX1. Dudu e Hector lutam pela MX2


Carlos Campano

A cidade de Dourados (MS) volta ao calendário após alguns anos de ausência para receber a final do campeonato. Na classe MX1 a briga fica entre o espanhol Carlos Campano e o inglês Adam Chatfield. Jorge Balbi, na terceira posição, é o melhor brasileiro. Ainda tem chances matemáticas, porém bem remotas.

Campano começou a temporada de forma avassaladora, vencendo as quatro baterias das duas primeiras etapas. Depois sofreu com quedas e uma contusão que renderam uma certa inconsistência. Quando voltou a sua melhor forma a concorrência também tinha elevado o sarrafo e seu domínio não foi mais o mesmo. A diferença para Chatfield é de apenas 7 pontos.

A disputa para ser o melhor brasileiro também pode influir na briga do título. Balbi, Leandro Silva e Wellington Garcia estão dentro de um intervalo de apenas 6 pontos. Todos os três já venceram baterias (ou etapas, Leandro ganhou duas) esse ano, portanto a emoção está garantida para esse domingo.


Hector Assunção

Pela classe MX2, Hector Assunção chega na final como favorito, 18 pontos a frente de Eduardo Lima. Na terceira posição, correndo por fora, Anderson Amaral esta a 29 pontos do líder. todos tiveram seus altos e baixos na temporada. Hector venceu quatro baterias e foi cinco vezes terceiro colocado. Como piores resultados ficou duas vezes foras dos dez primeiros: um 11º em Sorriso (MT) e um 12º em Aracaju (SE).

Para Eduardo Lima o complicador de sua temporada foi uma contusão no braço que o tirou da terceira etapa em Foz do Iguaçu (PR). Até então o paulista havia vencido as duas primeiras etapas do campeonato. Dudu venceu três baterias e foi segundo cinco vezes. Tem ainda dois terceiro lugares. Das baterias que alinhou os piores resultados foram um sétimo em Nova Alvorada do Sul (MS) e um nono em Anchieta (ES).

Anderson Amaral já provou ser muito rápido e costuma largar muito bem. Seu problema é a consistência, ou pelo menos foi na primeira metade do campeonato. Depois dessa fase venceu uma bateria (em Anchieta) e chegou duas vezes em segundo. Só ficou fora dos cinco primeiros uma vez com o sexto lugar também em Anchieta.

Quem mais recebeu a quadriculada em primeiro lugar esse ano foi Thales Vilardi, cinco vezes. Contusões dificultaram sua vida esse ano onde não participou de duas etapas. Sessenta e três pontos atrás, suas chances de título já não existem mais, porém será um forte candidato à vitória nessa final.


Enzo Lopes

Já na categoria 150, Enzo Lopes é o líder com oito pontos de vantagem sobre Fábio dos Santos. Como a categoria é disputada em apenas uma bateria Enzo pode se dar ao luxo de chegar até na quarta posição para garantir o título da temporada. Seu pior resultado até aqui foi um terceiro na abertura em Carlos Barbosa (RS).

As demais categorias já têm seus campeões. O inoxidável Milton 'Chumbinho' Becker é o campeão da MX3, Gustavo Pessoa da 180cc e Arthur Todeschini da 65cc.

Confira a classificação do campeonato após sete etapas:

P. # MX1 Mot Patrocínio Pts
1 115 Carlos Campano Jimenez Yam Yamaha / Grupo Geração / Monster Energy / Circuit / Pirelli / Yoshimura 300
2 407 Adam Chatfield Hon Ipiranga / Honda / Vulcano / Ims Racing / Pirelli / Polivisor 293
3 1 Antonio Jorge Balbi Junior Kaw Pro Tork, Kawasaki / 2b Racing, Mobil / Ladro / Martplus Dash / Racetech Laquila 253
4 14 Leandro Nunes Da Silva Hon Honda / Mobil / Pirelli / Asw / Aokley / Ngk 248
5 21 Wellington Garcia Matos Hon Honda / Mobil / Asw, / Pirelli 247
6 992 Jean Carlo Ramos   X-motos Do Brasil / Jmr Escola De Motocross 211
7 5 Marcello Ferreira De Lima Kaw Emg / Kawasaki / Rinaldi / Vaz / Circuit / Red Dragon 198
8 101 Humberto Alejandro Martin Garaicoechea Hon Itamaracá / Honda / One Industries / Pirelli / Flash Power / Utopia 192
9 7 Joao Paulino Da Silva Junior Yam Yamaha / Grupo Geração / Monster Energy / Circuit / Rinaldi / Onça Preta 80
10 292 Douglas Scartazzini Parise Kaw Total / Kawasaki / Rinaldi / Moinho Casquense / Brasil Racing / Tbt /Moto E Cia 66
P. # MX2 Mot Patrocínio Pts
1 30 Hector Freitas Assunçao Hon Honda / Mobil / Fox / Yoshimura / Pirelli / Mx Personal 269
2 2 Eduardo Ferreira Lima Kaw Emg / Kawasaki / Rinaldi / Vaz / Circuit / Red Dragon 251
3 83 Anderson Pereira Do Amaral Kaw Kawasaki / Irrigaçao Borborema / Rota Do Mar / Briger Jeans / Wrp / Sport Company,rock / All Sing / Planeta Motos 240
4 27 Thales Vilardi Felix Da Silva Hon Honda / Mobil / Pirelli / Fox / Subs / Stam 206
5 194 Leonardo Lizott Hon Itamaracá / One Industries / Honda / Mobil / Pirelli / Flash Power/ Mr Pró / Vans/Ogio 201
6 544 Marçal Muller Kaw Geramotos / Pro Race / Carbase / Spy 190
7 282 João Pedro Pinho Ribeiro Yam Yamaha / Grupo Geração / Monster Energy / Circuit / Yamalub / Prox 148
8 104 Kaio Cesar De Miranda Kaw Mira-x -kawasaki / Motul - Pirelli-oakley / Red Dragon - Alpinestars / Rock Parts-airoh- Belparts / All Sign -general Motos / Stocovich - Mx Personal 114
9 70 Pedro Henrique Rosa Bueno Hon Akrapovic-rudinickmotos.com.br / Racetech-motox-5inco / Eurostar-texx- / Jmr Escola De Motocross 97
10 32 Rodrigo Lama De Andrade Santos Hon Rinaldi / Grupo Coringa / Cpf Parafusos / Ebf Capacetes / Trato Graficos / Ims 91
P. # MX3 Mot Patrocínio Pts
1 2 Milton Becker Kaw Pro Tork 2b Kawasaki / Chumbinho Training / Pirelli Mobil Tbt 142
2 135 Nielsen Paraiso Bueno Hon Asw Honda / Honda / Wirtz / Brasil Moto Tur. / Smith / Sig Visual. / Pirelli / Monster 109
3 25 Walter Sergio Tardin Hon Tardin Lingerie 106
4 23 Ademir Antonio Todeschini Hon Expresso Sul Transportes 104
5 22 Wellington Valadares Ferreira Hon Ipiranga / Vulcano / Ims Racing / Honda / Bm Motos 97
6 9 Richard Gabriel Berois Kaw Ama Racing Oils / Mcr Racing / Brasil Racing / Tbt Racing / Richard Berois Competiçáo / Rinaldi / Durag Moto Peças 93
7 69 Anisio Roberto Clasen Yam Movelle- Moveis Planejados 50
8 21 Willian Aparecido Alves Guimaraes Pro Pro Tork / Monster Mega Mix / Cti / Hcm Tendas 47
9 71 Francisco Luiz Velasco R. Filho Hon Dunas Racing / Pirelli / Asw / Nos Energy Drink 40
10 81 Mariana Balbi Kaw Pro Tork, Kawasaki / 2b Racing, Mobil / Pirelli Café Fino Grão / Martplus Dash / Racetech Laquila / Ladro 38
P. # 150 Mot Patrocínio Pts
1 92 Enzo Lazaro Pedo Lopes Ktm Pirelli / Mobil / Wn R1 / Ktm Usa / One Industries / Circuit 164
2 87 Fabio Aparecido Dos Santos Hon Dunas, Honda / Ims,motul / Vaz,pirelli / Orbital,conti Bier / Orbital,box18 / Akrapovic Rudnik Motos 156
3 8 Jose Brayan Padilha Soares Hon Kaiani Malhas / Tbt / Schumi Motos / Mr Pro / Moto Shop 125
4 199 Kioman De Jesus Navarro Munhoz Ktm Saneago/Eternit/Rinaldi / Tudo Chevrolet /Col.milenium / Tonin Bala /Pódio Projetos Esp / Rede Sysdata /Min. Do Esporte / Asw / Traterra / Tendas Castelo / Rfix Grafico 123
5 102 Djalma Carvalho De Brito Kaw Kawasaki / Red Nose / Mobil / Pirelli / Brasil Racing 107
6 150 Daniel Reichhardt Hon Hotel Vale Do Jordão / Prefeitura De Campina Do Simão 64
7 18 Leonardo Seibert Limberger Hon Zanela Eventos / Works Suspensoes 61
8 46 Gustavo Alves Santos Borges Hon Ims / Brasil Medicamentos / America Tendas / Athos / R Fix Graphics / Cleidimar Racing 49
9 919 Gabriel Della Flora   Sobre Rodas / Rinaldi / Ims / Tbt 38
10 47 Marcos Nawell Delgadillo Vazques Hon Mx Parts / Ct Leandro Silva / Pirelli / Mobil / Ims / Gracar 31
10 222 Leonardo De Almeida Da Silva Kaw X Motos Do Brasil / Colombo Leilões / Jmr Escola De Motocross / Motors Jan / Aerocon / Serginho Suspensões 31
P. # 180 Mot Patrocínio Pts
1 117 Gustavo Pessoa De Souza Hon Honda / Pirelli / Mobil / Itamaraca Rodas E Pneus 170
2 298 Yan Jose Hilario Machado Hon Real Moto Peças / Panificadora Real / Rebolixas / Athos Equipamentos Hospitalar / Cleidimar Racing / Rfix Graficos 116
3 71 Matheus Galves De Souza Hon X Motos Do Brasil / Dash / Aggimotos Moto Peças / Restaurante Soledade / Academia Wellness / Colegio Objetivo 97
4 17 Ayrton José Bianchi Junior Hon Refrigercao Pinguim / Progas / Braesi 36
5 601 Diego Morais Kaw Aureo Center Macaé 22
6 55 Patrik Capila De Souza Reginaldo Hon Mobil / Zoim Rancig / Renan Louback Motocross / Telhas Fort Simonassi / Grd Granitos / Posto Dantas 20
7 141 Gusthavo Queiroz Do Canto Hon   18
8 341 Carlos Augusto Lisboa Hon General Motos / Radiex / Trato Graficos 18
9 96 Joao Pedro Braga Vargas Hon Gordo Racing / Fesport (prefeitura De Macaé) 16
10 191 Pedro Patrick Alves De Melo Hon Interativa Soft / Fa Negócios Imobiliarios / Espaço Do Bordado / Colégio Santissimo Senhor / Rede Farma / Detone Graficos 16
P. # 65 Mot Patrocínio Pts
1 3 Arthur Piva Todeschini Ktm Pirelli / Expresso Sul / Brasil Racing / Tbt Suspenções / Farover / Wa Transportes 163
2 25 Leonardo Zequinão Cassarotti Ktm Ims 137
3 24 Thiago Henrique Brenner Ktm Brasil Racing / Contabilidade Progresso / Thor / Dragon 122
4 903 Marcio Henrique Chagas Da Silva Kaw Kawasaki / Rinaldi / Asw / Red Dragon / Rock Racing / Dash 89
5 444 Lucas Cuzuol Belem Ktm   85
6 5 Monique Kathlen Soares De Camargo Kaw Kawasaki/Rinaldi/Mecmotos/Asw/ Maxxienergy/ Praticetends/Rock / Folha Mk/ Dudu Auto Peças/ Mrpró/Camargostelas/Petitmotos / Minor/Bud Racing/Dj Choperia/ / Lansofnet/Rock Parts/Fmesp 84
7 101 Renato Costa Mattos Paz Ktm Habibs / Bud / Asw 78
8 170 Keven Willian Ikeda Ramos Ktm Mtz10 Racing Team / Grupo Bomsucesso / Mt Moto Peças / Cemaco / Construir / Wellington Valadares 59
9 71 Gabriel Favero E Silva Kaw Mx Mud Cleaner / Hcm Tendas / Miami Bike / Tmp Suspenção / Braz Motos/Motor Racing 45
10 18 Felipe Chagas Moraes Ktm / Miri Carrocerias / Campos Preparacoes / Atm Motos 41






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet