Evento de três dias no Mato Grosso do Sul definirá campeões da temporada
Redação MotoX.com.br

Dourados (MS) sedia final do Brasileiro de Motocross 2012 |
O Motódromo Rafael Bianchi, o 'Faé', mais conhecido como Douradão, recebe nos dias 7, 8 e 9 de setembro a 8ª e última etapa da temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Motocross. O evento final terá programação mais extensa e será realizado em três dias, pois além das categorias regulares da competição contará com a etapa única das classes MXF (feminino), 230 Nacional, 50cc A e B e MX4 (acima de 40 anos).
Veja também: Como foi cada etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross 2012
Nas principais categorias poucos pilotos seguem na briga pelos títulos. Na MX1, Carlos Campano e Adam Chatfield, separados por sete pontos na classificação, são os principais candidatos a levantar a taça de campeão. Em vantagem, o espanhol só depende de seu resultado na final, enquanto o inglês, caso vença as baterias, ainda precisa torcer para que o oponente termine pelo menos uma delas da terceira posição pra tráz. O atual campeão, Antônio Jorge Balbi, 47 pontos atrás do líder, é o único brasileiro ainda com remotas chances de título.
Na MX2, três pilotos ainda têm chances de levar o título, mas Hector Assunção leva vantagem ao ocupar a atual liderança. A diferença entre o ponteiro e Dudu Lima é de 18 pontos. Enquanto um possui 269, o outro soma 251. Ainda na briga segue Anderson Amaral, com 240. Para ele, com 50 pontos em jogo, ainda há chances de levantar o troféu. Sem possibilidades de título, Thales Vilardi e Leonardo Lizzot seguem em quarto e quinto, respectivamente.
Muito bem no começo do campeonato, Fábio dos Santos viu o concorrente Enzo Lopes crescer nas últimas etapas e arrancar-lhe a liderança da 150cc. Com 164 pontos contra 156 de Fábio, Enzo precisa ter uma prova razoavelmente ruim e ficar abaixo do quarto lugar para tirar as mãos da taça, caso o adversário vença. Com 39 pontos de diferença do líder, José Bryan Soares é o terceiro colocado, seguido por Kioman Navarro e Djalma Brito.
Com a conquista antecipada de Gustavo Pessoa, a briga na 180cc ficou pelo segundo lugar. Yan Machado, na segunda posição, leva vantagem sobre o terceiro Matheus Galves. São 116 pontos contra 97, diferença que não impede a inversão de posições na última etapa. Bem mais atrás, Ayrton Bianchi Júnior é o quarto com 36 e Diogo Morais o quinto com 22 pontos.
Arthur Todeschini também comemorou antes o título da 65cc. Com isso, as chances do vice-campeonato são grandes para Leonardo Cassarotti que soma 137 pontos contra os 122 de Thiago Brenner. Márcio Chagas e Lucas Belém também estão bem próximos um do outro com 89 e 85 pontos, na quarta e quinta posições, respectivamente.
Com a ausência de Nielsen Bueno na etapa anterior, Milton 'Chumbino' Becker não teve problemas para fechar o campeonato na frente com antecedência. Mesmo assim, o público pode esperar uma das corridas mais disputadas da etapa. Nielsen, que nos últimos dias se dedicou a sua participação no Rally dos Sertões e ainda não confirmou presença na final, agora tem que defender a vice-liderança com 109 pontos, apenas três a mais que o terceiro colocado, Walter Tardin. Ainda muito próximo com 104 pontos, aparece na classificação, Ademir Todeschini e Wellington Valadares com 97, todos com chances de alcançar o segundo lugar.
Já nas cinco categorias extras, que contam com bateria única, o vencedor levantará o troféu de campeão brasileiro. As inscrições para as classes podem ser feitas até quarta-feira com desconto. Na sexta, os pilotos podem se inscrever no local, porém, com 50% de acréscimo.