Circuito começou em Jacareí (SP) e contará com mais duas provas na temporada 2012
Redação MotoX.com.br - Fotos: Makarrão - EEA (Esporte Em Ação) / CBER

Marcelo Simões venceu uma disputa apertada na abertura do campeonato |
A cidade de Jacareí (SP) foi sede neste fim de semana da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de FMX, realizado pela CBER (Confederação Brasileira de Esportes Radicais) em duas classes nesta temporada. Na categoria principal, a vitória ficou com Marcelo Simões após uma disputa bastante equilibrada.

Fred Kyrillos usou toda sua série de manobras, incluindo o backflip, para terminar com a segunda posição |
Depois de concluir em segundo a fase classificatória, Simões travou uma boa batalha na apresentação final com Fred Kyrillos e Jeff Campaci. Simões conquistou a primeira posição com apenas dois pontos de vantagem sobre Kyrillos. Campacci foi o terceiro, com 2,5 a menos que o vencedor mostrando que a decisão não foi fácil para os juízes. Enquanto o campeão fez uma prova mais tradicional, os adversários abusaram do backflip e levaram o público à loucura. Pedro Nougalli foi o quarto, Cláudio Rocha o quinto e Wagner Santos o sexto colocado.
"Eu estou muito feliz. Não tenho nem palavras para dizer o que eu sinto. E para completar a felicidade, semana que vem minha filha está nascendo, então não poderia ser melhor" comemorou o campeão Marcelo Simões. "E eu estava meio parado, sozinho lá em Marília, sem treinar muito. Há duas semanas comecei a treinar mais forte. Mesmo sem manobras novas, eu vim para cá muito preparado para realizar a minha sequência que é sempre de manobras boas. Acertei uma volta perfeita e vou embora para casa com um sorriso muito grande no rosto", completou.
"Eu achei este campeonato muito bom, principalmente pelo nível que foi apresentado pelos pilotos. O Fred e o Jeff vieram com ótimas sequências de Backflip, e o Simões e o Pedrinho, mesmo que não flipem, fizeram várias manobras diferentes. A utilização do Super Kicker (rampa que lança os atletas mais alto) também foi um diferencial e acho que o mais legal foi juntar o pessoal em uma pista tão boa", comentou Gian Bergamini, um dos juízes da competição ao lado de Nando Daud e Paô Bergamini.
Na recém-criada categoria de Acesso, Cainã Silva foi o destaque. Depois de uma disputa bastante apertada com Rodrigão Oliveira, o piloto catarinense conseguiu uma virada e alcançou a maior pontuação de acordo com o critério dos juízes. O terceiro lugar ficou com outro catarinense, Leandro 'Cabeça'.

Cainã da Silva venceu a categoria de Acesso, criada para incentivar os pilotos amadores |
"Meu coração está à milhão. Eu não esperava um resultado tão bom, pois durante os treinos meu desempenho estava abaixo do esperado. De qualquer forma, treinei bastante para acertar minha linha de apresentação, e valeu muito à pena. Vou levar o troféu lá para Santo Amaro, representando muito bem Santa Catarina", comemorou o jovem piloto.
Resultados
Categoria Principal
1 - Marcelo Simões "Simão" - 90,80 pontos
2 - Fred Kyrillos - 88,80 pontos
3 - Jeff Campacci - 88,30 pontos
4 - Pedrinho Nougalli - 70,16 pontos
5 - Claudinho Rocha - 56,60 pontos
6 - Wagner Santos - 20,50 pontos
Categoria de Acesso
1 - Cainã da Silva - 33,50 pontos
2 - Rodrigo de Oliveira "Rodrigão" - 33,30 pontos
3 - Leandro Marcelino "Cabeça" - 33,30 pontos
4 - Raphael Arnellas - 24,30 pontos
5 - Daniel Simões - 21,10 pontos
6 - Gust Borges - 17,50 pontos
7 - Luis Augusto "Gut" - 5,80 pontos