Planejamento inclui a participação do mineiro Felipe Zanol na equipe oficial da marca no Rally Dakar.
Dário Júlio busca o quinto título no Enduro da Independência
Redação MotoX.com.br - Fotos: Luiz Pires

A Honda apresentou em São Paulo seu planejamento e ações para provas rali e enduro até o início do próximo ano |
Além do Motocross, que tem recebido grande atenção da Honda, a empresa anunciou nesta sexta-feira alto investimento em outras modalidades off road até o início do próximo ano. Entre as grandes novidades estão o patrocínio ao Rally dos Sertões e ao Enduro da Independência, uma equipe oficial com quatro pilotos no Rally Dakar, o Team HRC, formada pela Honda do Japão e que inclui o brasileiro Felipe Zanol, e a participação no Rally do Marrocos.
Veja também: Honda e ASW apresentam pilotos e estrutura para o Sertões 2012 (com vídeo)

Felipe Zanol representará a equipe oficial da marca no Rally Dakar ao lado do português Helder Rodrigues, do britânico Sam Sunderland e do argentino Javier Pizzolito |
Depois de conquistar o posto de melhor piloto das Américas na última edição do Dakar, Zanol tem planos ainda mais ousados para a prova de 2013. Para isso, terá uma preparação mais do que especial nesses meses que antecedem o evento, incluindo o teste com a moto oficial, modelo CRF-450X. A prova será feita em setembro com um modelo desenvolvido e produzido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Motocicletas da Honda, no Japão. "Meu objetivo é melhorar o resultado deste ano. Com mais experiência e uma equipe maior e melhor, terei condições para que isto aconteça. É preciso ter muita calma e tranquilidade, pois o Dakar é uma corrida muito complicada. Um bom planejamento será fundamental para melhorar a colocação."
Disputar a competição com o equipamento desenvolvido pela sede é visto como uma grande oportunidade para o brasileiro. "A equipe tem um teste em agosto na Califórnia, mas não poderei ir, pois estarei disputando o Rally dos Sertões. Meu primeiro teste será em setembro, no Japão. Essa viagem deve durar uma semana e será importante para eu fazer acertos em conjunto com os mecânicos para o Dakar. Não vejo a hora de ver a moto nova", confessou o mineiro.
Os companheiros de equipe do brasileiro serão o português Helder Rodrigues, o britânico Sam Sunderland e o argentino Javier Pizzolito. Rodrigues competiu com Zanol na época em que ele atuava na Europa. "Conheço o Helder há muito tempo. Corri dois anos com ele em Portugal. Ele é um cara ótimo. Disputei com o Pizzolito um Enduro del Verano (tradicional prova de praia realizada na Argentina), mas tivemos contato no Dakar deste ano. Já o Sunderland ainda não tive a oportunidade de conhecer."

Dário Júlio busca o pentacampeonato na 30ª edição do Enduro da Independência. Ao lado de Zanol eletambém irá competir em mais um Rally dos Sertões |
Outro compromisso que faz parte da preparação é a disputa do Rally do Marrocos, de 14 a 20 de outubro deste ano. o objetivo é realmente sentir o nível de competição do brasileiro diante dos adversários tradicionais. ano. "É uma competição tradicional e terei os primeiros resultados da preparação", explicou Zanol. "É a primeira vez que participo de um projeto como esse. Tudo está sendo novidade. Estou na expectativa para conhecer o equipamento e ver como vou me adaptar", complementou.
O próximo evento patrocinado pela empresa será o Rally dos Sertões, de 18 a 29 de agosto, e logo após, o Enduro da Independência, de 5 a 8 de setembro, e o mineiro Dário Júlio representará a marca nas duas competições. "É muito importante essa participação da Honda no principal evento de enduro de regularidade, que reúne o maior número de pilotos (cerca de 400 participantes são aguardados). Venci quatro vezes com a CRF-230F e neste ano devo correr com a CRF-250X", revelou Dário, que pode chegar ao pentacampeonato na 30ª edição da tradicional prova.
Contribuir com o desenvolvimento do motociclismo nacional é uma das intenções do projeto da Honda. "Faz parte do DNA da Honda apoiar, incentivar e investir em competições com motocicletas. Em nível global, estamos no MotoGP, Mundial de Superbike e voltamos para o Dakar. Aqui no Brasil, patrocinamos campeonatos de motocross, motovelocidade, rali e enduro. Sem contar as equipes oficiais e incentivos a pilotos satélites. Queremos divulgar e fortalecer, cada vez mais, o motociclismo nacional", afirma Alexandre Cury, gerente geral comercial da Moto Honda da Amazônia.