Terceira vitória deixou o piloto mais próximo do pentacampeonato
 Jean Azevedo Foto: Donizetti Castilho |
O piloto Jean Azevedo (Petrobras/Lubrax) continua sobrando no Brasileiro de Rally Cross Country. Neste domingo, em Jaguariúna (SP), ele garantiu a vitória na quinta etapa, o Baja das Montanhas, mesmo com problemas no freio traseiro nas duas últimas especiais do dia. Ele só não foi o mais rápido no Prólogo de sábado (ficou em segundo) e completou a etapa com o tempo 1h55min10seg, 2min42seg de vantagem para o segundo colocado, Eduardo Yasuda, que fez 1h57min52seg. Dimas Mattos (ASW/DrogaSP) ficou em terceiro, com o tempo de 1h59min47seg. Com a vitória, a terceira na temporada, Jean chegou a 100 pontos no ranking e está bem próximo do pentacampeonato da categoria Super Production, a principal da modalidade.
Entre os quadriciclos, Robert Nahas (Campbell Soap/Bike Box), o mais veloz do prólogo, levou a melhor totalizando 2h01min29seg, quinto na geral. Carlo Collet (Byscayne) ficou em segundo, com 2h03min17seg, e Luís Henderson (Campbell Soap/Bike Box) em terceiro, 2h12min03seg.
A prova foi disputada nas trilhas dentro dos canaviais da região, com um percurso que mesclou trechos com muitos obstáculos e rápidos. Jean, que venceu uma etapa do Rally Paris-Dakar em 2005, não deu chance aos adversários, vencendo as três especiais do domingo. O vencedor do Baja das Montanhas animou-se com o resultado e diz que vai para cima nas próximas etapas. "A prova foi muito boa. Tive problemas no freio durante a segunda especial, mas ainda assim consegui um resultado muito positivo e isso com certeza é excelente, vou brigar ainda mais nas próximas disputas", declarou satisfeito Jean.
Na categoria quadriciclos, Robert Nahas também fez bonito. Depois de vencer o Prólogo no geral, ele terminou a etapa em quinto lugar entre todos os participantes. Ele considerou que a quinta etapa foi bem planejada, apesar de ter tido dificuldades nas curvas. "A disputa foi ótima, estava com um circuito bem demarcado e bacana. Tinha muitas curvas de baixa travadas e descompensadas, com isso os quadris sofreram um pouco mais. Errei uma passagem e acabei entrando no canavial", explicou o piloto Nahas.
Os dez primeiros tempos do Baja das Montanhas: 1º Jean Azevedo (Super Production), 1h59min10seg; 2º Eduardo Yasuda (Production), 1h57min52seg; 3º Dimas Mattos (SP), 1h59min47seg; 4º Fabrício Biachini (P), 2h01min25seg; 5º Robert Nahas (Q), 2min01seg29; 6º Carlo Collet (Q), 2min03seg17; 7º Flávio Iguana Carvalho (P), 2h03min45seg; 8º Ludovic Boinard (SP), 2h04min05seg; 9º Rodolpho Matheis (Marathon)), 2h05min15seg; 10º Manuel Malassisse Neto (M), 2h05min19seg.
A próxima etapa da Copa Baja Brasil 2005 será nos dias 12 e 13 de novembro, em São Pedro (SP), também com peso 1 no ranking nacional. O evento tem organização e promoção da Adventure Eventos, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo, Confederação Brasileira de Motociclismo e Associação Paulista de Rally e Enduro. O patrocínio é de Goodyear, Volkswagen Caminhões e Acerbis, com apoio da Corsa, KTM, FOX ASW, Microcity, TAM Viagens e Kainágua. O Baja Montanhas também conta com o apoio da Prefeitura de Jaguariúna e Red Eventos.
MBraga