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Romagnolli propõe unificação de campeonatos nacionais de MX
Publicado em: 19/07/2012

Empresa também planeja uma série de novidades para 2013 nos campeonatos que promove
Redação MotoX.com.br - Foto: Maurício Arruda


O promotor Carlinhos Romagnolli (entre os pilotos Adam Chatfield e Carlos Campano) apresentou uma série de novidades que planeja implantar na temporada 2013

A temporada 2012 da Superliga Brasil de Motocross chegou ao fim neste domingo e, com isso, a Romagnolli Promoções e Eventos, empresa que organiza a competição, já divulgou uma série de novidades para o próximo ano. Algumas delas que podem afetar diretamente os rumos da modalidade no país como a possibilidade de unificação do campeonato com o Brasileiro de Motocross, organizado pela Confederação Brasileira de Motociclismo.

As novidades propostas foram apresentadas e debatidas com os pilotos durante a etapa final da Superliga, no parque Beto Carrero, em Penha (SC). Segundo Carlinhos Romagnolli, presidente da empresa, elas contribuirão para o desenvolvimento do esporte e a valorização dos atletas brasileiros. Esta foi a terceira temporada da Superliga, que conseguiu um crescimento significativo no cenário nacional desde seu início. Com os dois campeonatos nacionais sendo realizados quase simultaneamente até agora, o custo para pilotos e equipes fica bastante alto durante a temporada. A Romagnolli já apresentou a proposta de unificação à CBM e, para convencer a entidade, tem como ponto positivo o know how de ser a promotora da etapa brasileira do Mundial de Motocross. "Temos a melhor estrutura do país para a realização da modalidade, pacote de mídia com transmissões ao vivo, parceria com as principais revistas e sites, uma equipe competente e muita credibilidade com a FIM (Federação Internacional de Motocross). Na última reunião fiz uma proposta oficial à entidade, que receberia pelos direitos valores muito próximos aos que pagamos pelos direitos do Mundial, mas entendemos que o presidente deve se reunir com as Federações para decidir o que eles entendem ser melhor para o esporte no país. Respeitaremos qualquer decisão e temos a certeza de que estamos fazendo nossa parte", explicou Romagnolli.

Além disso, o campeonato da próxima temporada incluirá a disputa por equipes e prêmios em dinheiro para os participantes. "O projeto foi aprovado com a ideia de valorizar mais as marcas de cada time. Cada equipe deverá ter no mínimo dois pilotos para pontuar e quanto mais pilotos representá-la melhor, uma vez que serão destacados os dois melhores resultados. Desta forma, também abrimos a possibilidade das equipes investirem em mais pilotos", justificou. "Para incentivar a formação de novas equipes, faremos como no campeonato Mundial de Motocross. Vamos premiar com um valor em dinheiro os pilotos das equipes em todas as etapas, de acordo com o ranking de 2012. O competidor pode ganhar por etapa de R$ 1.500,00 a R$ 800,00, somente para estar alinhando no gate", completou.

Outra boa notícia para os participantes é a ajuda de custo proposta pela empresa para as etapas geograficamente mais distantes, uma reinvidicação antiga dos pilotos que promete ser atendida. Este ano, duas das seis provas foram disputadas no Nordeste - Salvador e Recife - fato, que ao mesmo tempo que incentiva a maior participação de pilotos da região, dificulta a dos corredores do sul e sudeste. "Será fornecida uma ajuda de custo para as etapas do Nordeste para pagar as despesas de viagem e hospedagem dos pilotos que ficam distantes, que será de, aproximadamente, mil reais. Na próxima temporada vamos também oferecer a maior premiação dos últimos anos. Outra inovação em 2013 será a premiação dos melhores do ano, com a somatória dos pontos da Superliga com os pontos acumulados no Arena Cross. Todas essas novas ações foram pensadas para beneficiar pilotos e equipes. Chegar até a categoria MX Pró e viver dignamente do esporte não pode deixar de ser o sonho dos pilotos mais jovens que vemos por aí. Mas isso não é possível se não tivermos equipes oficiais e satélites interessadas em investir neles", explicou o empresário.

E, por falar em Arena Cross, a competição já está prestes a iniciar a temporada deste ano. A primeira prova está marcada para o dia 4 de agosto, em Curitiba (PR). Este ano, o campeonato seguirá os moldes usados até hoje, mas em 2013 também passará por mudanças. "O Arena Cross deixará de ser somente para convidados, passando a beneficiar os 20 melhores pilotos do ranking de 2012. Terá o mesmo formato da Superliga, com campeonato por equipe, ajuda de custo, prêmios altos e transmissão ao vivo pela Sportv e internet", comentou.

Muito do crescimento obtido pela empresa pode ser atribuído à organização das duas últimas etapas brasileiras do Campeonato Mundial. Desde então, algumas conquistas podem ser celebradas pela Romagnolli, como ter a prova no país indicada para concorrer ao prêmio de melhor etapa da competição, que tem como sede ao longo da temporada várias cidades européias. Além disso, a empresa também conquistou o direito de promover uma etapa do Campeonato Mundial da categoria MX3, no próximo anos, assim como duas etapas do Pan-Americano. "Faremos um grande evento, integrando uma etapa da Superliga, uma válida pelo Campeonato Mundial de MX3 e uma pelo Pan-Americano. A etapa do GP Brasil de 2013, no Beto Carrero World, terá a outra etapa do Pan-Americano."







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