Circuito em Sorriso (MT) passa pelos últimos ajustes para a quinta etapa da temporada
Redação MotoX.com.br - Foto: Fabiana Santos

Pista de areia será palco da quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross |
O motódromo Vale do Teles Pires, em Sorriso (MT), passa pelos últimos ajustes para receber a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross. A cidade matogrossense volta ao circuito nacional após três temporadas de ausência, em uma semana difícil para todos os envolvidos com a modalidade. O motociclismo brasileiro acaba de perder um de seus maiores campeões, o catarinense João Paulino Silva, o
Marronzinho, que sofreu um acidente fatal durante um treino na manhã de ontem.
Leia também: Confira os resultados de cada etapa do Brasileiro de Motocross
A notícia abalou fãs e pilotos que já se preparavam para mais uma rodada do circuito. Para o líder da MX1, Carlos Campano, a situação é ainda mais dramática. O espanhol, da mesma equipe de Marronzinho, treinava com o companheiro quando ocorreu o trágico acidente. Além das dificuldades naturais da modalidade os pilotos precisarão enfrentar o momento psicologicamente desfavorável.
Campano está na frente na classificação com quatro pontos a mais que o inglês Adam Chatfield. Com desvantagem de 22 pontos Leandro Silva ocupa a terceira colocação no campeonato, seguido por Wellington Garcia e Jorge Balbi. Para os brasileiros a disputa terá um peso extra, já que será decisiva para a definição dos atletas que representarão o país na edição 2012 do Motocross das Nações (
clique aqui para saber mais detalhes).
Na classe MX2, Hector Assunção lidera com ampla vantagem, 170 pontos contra 128 de Dudu Lima, que já está recuperado da lesão que o incomodou nas provas mais recentes, e 122 do terceiro colocado Anderson Amaral. A quarta colocação é de Leonardo Lizott (111) e a quinta de Marçal Muller (106). Milton 'Chumbinho' Becker, primeiro na MX3, ainda não está recuperado da lesão na mão esquerda sofrida na etapa passada, mas garantiu que tentará competir no Mato Grosso. Os principais concorrentes do catarinense são Richard Berois, Nielsen Bueno e Willian Guimarães. Entre os adolescentes Fábio dos Santos é o primeiro na categoria 150cc, Gustavo Pessoa está na frente na 180cc e Arthur Todeschini na 65cc.
Além das provas regulares, esta etapa contará com uma bateria exclusiva para os mato-grossenses. Batizada de Honda Mato Grosso, a corrida extra será realizada com pilotos locais e motocicletas CRF 230F.
A arenosa pista de Sorriso passou por ajustes, inclusive na estrutura do túnel localizado no miolo do circuito que foi reformulada. Antigamente de madeira, agora ela foi substituída por outra de concreto. "O túnel é uma marca da pista e sem dúvida, sendo mais moderno vai agradar mais", afirma o presidente da Federação de Motociclismo do Estado de Mato Grosso (FMMT), Nelson Campos. O calor da região e a areia da pista prometem uma prova desgastante, exigindo muito do preparo físico dos competidores.
As provas da quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross estão programadas para começar no sábado (30), a partir das 15h, com disputa da categoria MX3, seguida pela 65cc, 230cc e Honda Mato Grosso. No domingo, a abertura oficial ocorre às 11h, em seguida acontecem as provas da MX2, MX1, Júnior, segunda bateria da MX2 e segunda bateria da MX1.